Home > Centros em Portugal > AFTEM - Escola de Tecnologia Mecânica

Informação

A AFTEM é uma instituição criada em 29 de Novembro de 1988 que tem como associados fundadores o INETI – Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, a AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal e a ANEMM – Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Electromecânicas.

Trata-se da primeira Escola Tecnológica em funcionamento no nosso País, tendo nascido com o objectivo essencial de promover a formação tecnológica de quadros intermédios para a indústria em geral e para o sector metalúrgico e metalomecânico em particular.

A AFTEM funciona actualmente em dois pólos, um situado no Grande Porto (em Ermesinde) e outro em Lisboa.

São associados aderentes da AFTEM as seguintes empresas do sector metalúrgico e metalomecânico: ADIRA – A Dias Ramos, Lda.; METALONGO – Metalúrgica de Valongo, Lda.; SILAMPOS - Sociedade de Louça Metálica Campos, Lda. e a VULCANO Termo-Domésticos, S. A..

Os principais objectivos da AFTEM são os seguintes:

1. Valorizar os recursos humanos das empresas industriais do sector metalúrgico e metalomecânico, dotando-os de qualificação adequada e de um perfil adaptado às novas exigências do desenvolvimento industrial,
nomeadamente as devidas às novas tecnologias e à evolução tecnológica, tendo em vista:

- Colmatar as carências existentes nas empresas, sobretudo ao nível de quadros intermédios e de técnicos especializados, o que tem constituído um dos principais constrangimentos para a modernização do sector metalúrgico e metalomecânico.
- Aperfeiçoar e reciclar quadros empresariais, sobretudo em domínios tecnológicos específicos.
- Oferecer formação em diferentes especialidades técnicas e tecnológicas, de acordo com as necessidades manifestadas pelo tecido empresarial, através de uma diversificação e flexibilização da programação curricular.
- Promover a inserção social dos formandos, nomeadamente o emprego, em particular nas empresas onde estagiam, como técnicos altamente qualificados.

2. Diversificar a oferta de formação pós-secundária para:

- Constituir uma alternativa real para os estudantes do ensino superior, politécnico ou universitário que, durante o seu percurso de formação, venham a ter interesse em encurtar o período dos seus estudos.
- Constituir uma rede que leve a oferta pós-secundária para a proximidade dos destinatários, respondendo a necessidades específicas de formação qualificada em comunidades industriais, locais e regionais, na área da metalurgia e da metalomecânica.
- Oferecer formação inicial de banda larga de grande qualidade, que forneça as bases para o continuo desenvolvimento individual, aumentando a predisposição para a aprendizagem independente ao longo de toda a vida. Esta formação está acreditada por instituições de ensino superior para eventual prosseguimento de estudos.

 

Cursos da instituição

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |   X