Home > Centros em Portugal > Centros em Vila Real > Centros em Mondim De Basto > EPAFB - Escola Profissional de Fernil

Informação

Breve Historial

A Escola Secundária de Fermil de Basto foi criada em 1972 como Escola Técnica (Secção da Escola Técnica da Régua) com os Cursos Gerais de Agricultura, Formação Feminina, Mecânica e Electricidade, o que correspondia às necessidades da Região de Basto e às solicitações dos jovens de então.

Contudo, apenas o Curso Geral de Agricultura e de Formação Feminina funcionaram, pois a falta de oficinas e de equipamento impediram a existência dos restantes.

As alterações sucessivas no sistema de ensino, levaram à extinção dos Cursos Gerais, surgindo os Cursos Unificados com a área de Trabalhos Oficinais que incluía, entre outras, a Horto - floricultura e Criação de Animais (7º e 8º anos) ,o 9º ano com a área vocacional de Agro- Pecuária e Produção Alimentar e os Cursos Complementares com a formação Vocacional de Produção Agro Pecuária ( com as disciplinas de Produção Vegetal, Solos e Climas e Zootecnia) do 10º e 11º anos Via Ensino.

Posteriormente (1977), foi criada nesta Escola, a via profissionalizante-12º ano- Técnico de Agricultura- Agro Pecuária que dava acesso directo às Escolas Superiores Agrárias.

Em 1984, foram criados nesta Escola os Cursos Técnico Profissionais de Agro-pecuária (em regime de experiência pedagógica) e em 1985 os Técnico-Profissionais Florestais (escola pioneira na criação deste curso).

Com a reforma do ensino, novamente se verificam profundas transformações na dinâmica da escola, com a criação em 1992 da Escola Profissional Agrícola de Fermil de Basto que, para servir a Região de Basto, surge com dois cursos de âmbito local - Técnico de Gestão Agrícola e Técnico Florestal. No ano lectivo seguinte 92/93, candidatou-se a dois novos cursos - Profissional de Técnico de Gestão Ambiental e Paisagístico e Técnico Agro- Florestal- pretendendo deste modo dar realização às perspectivas da zona, amplamente divulgadas num encontro de autarquias realizado em Celorico de Basto em 1992.

Em 1995 com a Portaria n.º 324/95 de 18 de Abril, D.R. n.º 91 de 18/4/95, a Escola Secundária de Fermil de Basto é convertida em Escola Profissional Agrícola de Fermil de Basto de natureza pública.

Despacho n.º1587/2005 de 24 de Janeiro
A Escola Profissional Agrícola de Fermil de Basto, tem diversificado a sua oferta de formação com o funcionamento dos cursos técnico de Turismo Ambiental e Rural e técnico de Gestão de Pequenas e Médias Empresas e Cooperativas e aspira alargar a sua actividade a outras áraes de qualificação, num futuro próximo.
Assim, o estabelecimento de ensino pretende adequar a sua designação de forma a ser facilmente identificável pelo que é justa a proposta da Escola Profissional Agrícola de Fermil de Basto, após obtida a concordância da Câmara Municipal de Celorico de Basto, no sentido de alterar a sua denominação para Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto.
A Escola Profissional Agrícola de Fermil de Basto, passa a denominar-se ESCOLA PROFISSIONAL DE FERMIL, CELORICO DE BASTO.

Mestrado e Cursos do Centro

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |   X