Home > Centros em Portugal > ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas

Informação

Castelo Branco é a primeira cidade do interior do país, e a segunda de toda a região centro, com a maior taxa de crescimento na última década.

Na actividade económica tal crescimento, traduzia-se, segundo dados divulgados recentemente na Comunicação Social, no primeiro lugar de todas as cidades do interior relativamente ao poder de compra, com um crescimento exponencial das actividades industriais e de serviços, justificando assim o seu histórico papel de Capital da Beira Interior.

O Instituto Politécnico de Castelo Branco, instituição de Ensino Superior Público da região, tem participado em tal crescimento, contribuindo activamente para o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida, que progride velozmente.

Com seis Escolas Superiores em funcionamento, 23 cursos, cerca de 4.500 alunos, mais de 300 docentes, instalações de ensino e investigação de elevado nível, residências de estudantes, instalações desportivas da melhor qualidade e com ligações cada vez mais eficazes ao tecido produtivo e à comunidade, o Politécnico de Castelo Branco mostra-se hoje uma instituição moderna mas sólida com elevados padrões de qualidade.

A Escola Superior de Artes Aplicadas foi criada pelo Decreto Lei nº 264/99 de 14 de Julho, tendo iniciado o seu funcionamento no ano escolar de 1999/2000, com os cursos de Artes da Imagem e de Música, nas variantes de violino, viola d�arco, violoncelo e contrabaixo.

A ESART está estruturada em duas áreas de formação, designadamente Música e Artes do Espectáculo e Comunicação e Artes Visuais, conforme o estudo entregue em devido tempo ao Ministério da Educação e que serviu de base à criação da Escola.

Com quatro licenciaturas bi-etápicas em funcionamento, designadamente: Artes da Imagem desdobrada em Design Gráfico e Design de Multimédia e Audiovisuais (3+1), Design de Moda e Têxtil (3+1), Design de Interiores e Equipamento (3+1) e Música, nas variantes de Instrumento e Formação Musical (3+1) a ESART é hoje uma instituição de ensino bem alicerçada na rede do Ensino Superior Artístico, que tem merecido o reconhecimento unânime de várias individualidades e Intituições.

O seu objectivo é o de preparar artistas e técnicos nas áreas da Música e Artes do Espectáculo por um lado, nas Artes da Imagem e Design de Moda e Têxtil e Design de Interiores e Equipamento por outro, numa perspectiva de integração artística e técnica numa mesma escola, potenciando a criatividade e os recursos. Tal perspectiva permite a existência de cursos, cujo perfil abrange simultaneamente um espectro largo de competências artísticas e uma preparação orientada no sentido de um perfil muito dirigido às necessidades e às funções artísticas e técnicas exigidas pelo mundo actual e futuro.

Se, por um lado, estas duas grandes áreas pressupõem uma grande transversalidade, permitindo uma maior racionalização dos recursos e a possibilidade de os alunos poderem reformular os seus percursos académicos, elas correspondem sobretudo aos novos desafios do mundo actual e terão, por certo, um impacto indelével ao nível do desenvolvimento do país e das regiões.

Pretende-se uma escola inovadora, capaz de responder, em cada momento e em tempo oportuno, às necessidades do mercado de trabalho.

Cursos da instituição

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |