Curso de Hebraico Bíblico – Nível C - Online

Solicite informação sem compromisso Israel Institute of Biblical Studies

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso de Hebraico Bíblico – Nível C - Online

  • Conteúdo
    Hebraico Bíblico – Nível C.

    Melhore o nível dos seus estudos bíblicos melhorando suas habilidades de Hebraico Bíblico. Estude textos milenares no seu idioma original e aprenda a interpretá-los sozinho.

    Descrição do curso:

    Este curso tem ênfase na melhoria da leitura e no uso de dicionários e livros de referência gramatical para avançar em seus estudos de Hebraico Bíblico.

    Resumo do programa:

    1. A missão de Samuel

        Bem-vindos ao Curso C! Nesta primeira unidade, leremos versículos do primeiro livro de Samuel, capítulo 16, que narra a história sobre o primeiro encontro de Samuel com David, quando ele era ainda um jovem na casa de seu pai. Usaremos estes versículos para fazer uma revisão das matérias mais importantes dos cursos A e B, principalmente do sistema verbal. Também aprenderemos como se ungia um rei nos tempos bíblicos.
       
    2. Escolher um rei

        Nesta unidade, vamos continuar nossa leitura em 1 Samuel 16, a história de David sendo ungido como rei. Encontraremos mais material dos cursos A e B, tais como o sistema numérico hebraico e a ה interrogativa. Também vamos ver como o escritor bíblico escolhe suas palavras com muito cuidado, a fim de conectar essa história com a narrativa envolvente sobre o rei Saul.
       
    3. Saul conhece a David

        Nesta unidade terminaremos a leitura de 1 Samuel 16 e conheceremos as circunstâncias nas quais Saul se encontra com David pela primeira vez. Aprenderemos advérbios novos e continuaremos a revisão das conjugações dos diferentes binyanim. Conheceremos o significado dos nomes “Saul” e “Jessé”.
       
    4. Verbos פ''נ

        Nesta unidade iniciaremos nossa discussão sobre os “verbos fracos” em hebraico e aprenderemos os nomes dos diferentes grupos de verbos. Apresentamos o primeiro grupo de verbos fracos que é o פ''נ (Pe-Nun), no qual a letra נ é a 1ª letra da raiz. Veremos como aparece o verbo no texto bíblico nas conjugações do verbo no binyán Qal.
       
    5. Verbos פ''נ, continuação

        Agora que já aprendemos como se conjugam verbos פ''נ (Pe-Nun) em binyán Qal, estudaremos sua forma em outros binyanim. Você pode adivinhar em quais binyanim se assimila o נ quando este é a 1ª letra da raiz? Como sempre, leremos versículos bíblicos como exemplos das formas novas.
       
    6. Golias, o filisteu.

        Agora iniciaremos a leitura da famosa história de David e Golias. Quem eram os filisteus? Onde ocorreu esta batalha? Por que queria Golias lutar contra um dos israelitas? Enquanto respondemos a estas perguntas, também faremos uma revisão de algumas formas verbais, especialmente do grupo פ''נ, e encontraremos com um novo grupo de verbos que nos parecerá conhecido.
       
    7. Uso do Dicionário

        Nesta unidade, aprenderemos como usar os diferentes dicionários hebraicos para que você possa buscar qualquer palavra que não conheça. Primeiro faremos uma revisão de temas conhecidos, como a estrutura das palavras hebraicas (raiz e padrão). Depois veremos como estes conhecimentos nos ajudarão a localizar palavras no dicionário. Além disso, lhe daremos informação geral sobre vários dicionários.
       
    8. Verbos Pe-Gutural

        Nesta unidade estudaremos os verbos Pe-Gutural, verbos em que a primeira letra da raiz é uma gutural. Como as guturais afetarão a forma do verbo? Onde elas não terão efeito nenhum? Estas são algumas das perguntas que discutiremos. Aprenderemos também que a letra א causa uma alteração única, observada especialmente no grupo de verbos פ''א.
       
    9. Verbos Lamed-Gutural

        Nesta unidade conversaremos sobre os verbos nos quais a 3ª letra da raiz é uma gutural. Assim como aprendemos no grupo de verbos Pe-Gutural, aqui também veremos que a forma do verbo que possui um א gutural tem um comportamento especial. Em quais situações o א é mudo? E quando é mudo, como afeta a forma do verbo nos diferentes binyanim?
       
    10. David e Golias

        Nesta unidade continuaremos lendo a história de David e Golias em 1 Samuel 17. Começamos quando a narrativa se concentra em Jessé e seu filho David em Beit- Lehem (Belém). Enquanto lemos faremos uma revisão do material que estudamos nas aulas anteriores e comentaremos o contexto cultural e geográfico da história.
       
    11. Verbos ל''י

        Nesta unidade aprenderemos a forma dos verbos nos quais a 3ª letra da raiz é י. Em quais conjugações aparece o י? Ele funciona como uma consoante regular ou como uma vogal? Em quais conjugações não aparece o י e como sua ausência afeta a forma do verbo? Na presente unidade responderemos a essas perguntas nas formas do binyán Qal.
       
    12. Verbos ל''י, continuação

        Nesta unidade continuaremos a discussão dos verbos ל''י, completando a informação sobre este grupo de verbos fracos no binyán Qal. Descobriremos a forma especial desses verbos em Vayiqtol. No final da aula conversaremos sobre as formas da raiz ל''י nos outros binyanim.
       
    13. David e Golias, continuação

        Nesta unidade leremos o ponto culminante da história de David e Golias – o resultado do encontro - a vitória de David. Durante a leitura continuaremos a revisão das formas verbais aprendidas nas unidades passadas, e estudaremos como se conjuga a raiz לק''ח .
       
    14. Verbos פ''י

        Nesta unidade veremos o que acontece no binyán Qal com os verbos que possuem o י como 1ª letra da raiz. Em quais conjugações estas raízes funcionam como verbos fortes? Em quais funcionam de outra forma? Há diferentes tipos de verbos פ''י? Enquanto respondemos a estas perguntas leremos exemplos no texto bíblico.
       
    15. Verbos פ''י, continuação

        Vimos a forma dos verbos פ''י em binyán Qal, e agora estudaremos este grupo de verbos nos demais binyanim. Quais são os três binyanim nos quais estes verbos se conjugam como verbos fortes? Há algo de especial nessas três conjugações? Leremos exemplos do texto bíblico para aprender o que acontece com a letra י nestas conjugações.
       
    16. David e Saul

        Nesta unidade retornaremos à história de David e Saul e descobriremos como ficaram as suas relações depois que David venceu a Golias. Leremos como reagiu a família de Saul e recordaremos outra historia bíblica similar. Durante a leitura faremos uma revisão de alguns dos verbos fracos que estudamos e veremos como se conjuga uma raiz especial.
       
    17. Acentos e acusações

        Nós continuaremos estudando as formas verbais fracas enquanto concluímos a leitura da história da fuga de David. (1 Samuel 19). Além disso, veremos o sistema bíblico de acentos, chamado TEAMIM, que aparecem junto das vogais nas edições impressas do texto. Qual é a função dos teamim, e como podem ajudar aos leitores?
       
    18. Verbos עו''י

        Nesta unidade aprenderemos um novo grupo de verbos do Binyán Qal, cuja 2ª letra da raiz é ו ou י. Responderemos a perguntas como: Em que se parecem estes dois grupos de verbos, e em quais conjugações se diferenciam? Por que os verbos com essas letras não se conjugam como os verbos fortes?
       
    19. Verbos עו''י, continuação

        Nesta unidade continuaremos o estudo dos verbos עו"י, e veremos como se conjugam no binyán Qal. Estudaremos a relação das formas Vayiqtol e infinitivo com a forma Yiqtol. Também aprenderemos a importância da acentuação dos verbos para reconhecer a conjugação e leremos versículos de Gênesis.
       
    20. David e Jonatas

        Em 01 Samuel 20, lemos a história de Jonatas, outro filho de Saul que, ao contrário de seu pai, apoia a David. Enquanto lemos, faremos uma revisão de algumas formas dos verbos fracos que estudamos durante o curso. Examinaremos detalhes sobre a מה interrogativa. No final retornaremos ao tema dos teamim para ver como afetam as formas de algumas palavras.
       
    21. O modo volitivo

        No curso B aprendemos que o hebraico usa a forma do imperativo quando o orador deseja expressar sua vontade a uma pessoa com a qual está falando. Porém, o que acontece quando o orador quer expressar sua vontade sobre uma 3ª pessoa ou inclusive sobre si próprio? Existem, em hebraico, formas únicas para cada uma destas situações, e as aprenderemos nesta unidade.
       
    22. David em Gat

        Nesta unidade retornaremos à história de David e veremos o que aconteceu depois da fuga de Saul. Quais novos desafios apareceram? Enquanto lemos veremos certos verbos עו''י e faremos uma revisão de algumas formas no binyán Qal antes de continuar o estudo dos demais binyanim. Descobriremos também uma forma especial do binyán Hitpael.
       
    עו''י23.  – Outros binyanim

        O que acontece com os verbos עו''י dos binyanim (Piel, Pual e Hitpael), nos quais, a segunda letra da raiz se duplica? O que acontece com os verbos cuja raiz esta precedida por um ה (Hifil, Hufal)? E qual é a forma única destes verbos? Estas são as perguntas que responderemos nesta unidade, e encontraremos exemplos em versículos bíblicos conhecidos.
       
    24. עו''י – Nifal e Hifil

        Nesta unidade continuamos com o estudo do grupo de verbos עו''י em Hifil. Veremos também como se conjuga ao binyán Nifal com verbos cuja 2ª letra de raiz é ו ou י. Agora que já estudamos todas as formas do verbo fraco, veremos como diferenciar entre as distintas formas, enquanto lemos versículos bíblicos.
       
    25. Verbos ע"ע

        Nesta unidade continuamos com o estudo do grupo de verbos עו''י em Hifil. Veremos também como se conjuga ao binyán Nifal com verbos cuja 2ª letra de raiz é ו ou י. Agora que já estudamos todas as formas do verbo fraco, veremos como diferenciar entre as distintas formas, enquanto lemos versículos bíblicos.
       
    26. Qatal vs. Vayiqtol

        Nesta unidade continuamos com o estudo do grupo de verbos עו''י em Hifil. Veremos também como se conjuga ao binyán Nifal com verbos cuja 2ª letra de raiz é ו ou י. Agora que já estudamos todas as formas do verbo fraco, veremos como diferenciar entre as distintas formas, enquanto lemos versículos bíblicos.
       
    27. A decisão de David

        Nesta unidade continuamos com o estudo do grupo de verbos עו''י em Hifil. Veremos também como se conjuga ao binyán Nifal com verbos cuja 2ª letra de raiz é ו ou י. Agora que já estudamos todas as formas do verbo fraco, veremos como diferenciar entre as distintas formas, enquanto lemos versículos bíblicos.
       
    28. Veqatal e imperativos

        Nesta unidade continuamos com o estudo do grupo de verbos עו''י em Hifil. Veremos também como se conjuga ao binyán Nifal com verbos cuja 2ª letra de raiz é ו ou י. Agora que já estudamos todas as formas do verbo fraco, veremos como diferenciar entre as distintas formas, enquanto lemos versículos bíblicos.
       
    29. Padrões fracos nos substantivos

        Nesta unidade continuamos com o estudo do grupo de verbos עו''י em Hifil. Veremos também como se conjuga ao binyán Nifal com verbos cuja 2ª letra de raiz é ו ou י. Agora que já estudamos todas as formas do verbo fraco, veremos como diferenciar entre as distintas formas, enquanto lemos versículos bíblicos.
       
    30. O caminho percorrido

        Nesta última unidade reuniremos todas as ferramentas que havemos adquirido neste curso – os conhecimentos das raízes fracas e a habilidade de procurá-las nos dicionários hebraicos – e as usaremos para traduzir alguns versículos de um salmo de David. O estudo deste Salmo dirigirá nossa atenção a um estilo literário diferente no texto bíblico.

    Este curso é inteiramente reconhecido pela Universidade Hebaica.

    • Obtenha crédito acadêmico completo para este curso da Universidade Hebraica de Jerusalém
    • Válido em qualquer instituição acadêmica que reconheça crédito da Universidade Hebraica de Jerusalém
    • Receba um certificado oficial do Instituto de Estudos Bíblicos de Israel ao completar este curso
    Nossa história.

    Por séculos a Bíblia Hebraica tem sido uma fonte de inspiração para pessoas no mundo inteiro e continua sendo o livro mais distribuído até os dias de hoje. Faz parte do nosso mundo moderno e influenciou nas bases da cultura ocidental atual. O Instituto Israel de Estudos Bíblicos tem como objetivo transformar a Bíblia em acessível para pessoas no mundo inteiro através de cursos de estudo bíblicos e idiomas onde os alunos podem conectar-se com professores na Terra Santa para aprender os idiomas originais do Antigo e do Novo Testamento e poder interpretar os textos sagrados sozinho, além de descobrir a terra milenar onde aconteceram as histórias da Bíblia. 

Outro curso relacionado com hebraico

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |