INSCRIÇÕES ABERTAS
Entidade Formadora Certificada pela DGERT
1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
Em qualquer parte em formato e-Learning
2. DESTINATÁRIOS
Formação destinada a pessoas que queiram desenvolver competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar.
3. OBJETIVO GERAL
Técnico/a de Ação Educativa é o/a profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação.
a) Colaborar e/ou executar a planificação das atividades pedagógicas e lúdicas nos diversos contextos em que atua, tendo em conta as necessidades educativas e a idade das crianças ao seu cuidado.
b) Cuidar de crianças em creches, jardins de infância e estabelecimentos similares.
c) Cuidar de crianças em Atividades de Tempo Livres (ATL).
d) Cuidar de crianças com necessidades específicas de educação, colaborando na programação, no desenvolvimento e no acompanhamento das suas atividades quotidianas e de tempos livres.
e) Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos brinquedos e outros materiais utilizados.
f) Informar os encarregados de educação e/ou o/a Educador/a de Infância sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança.
4. SAÍDAS PROFISSIONAIS
Exercer funções de Técnico(a) de Ação Educativa em Creches, Jardins de Infância, ATL\'s, Colégios, Centros Comunitários, serviços de apoio domiciliário.
5. PLANO CURRICULAR
Módulo 1: Psicologia do desenvolvimento infantil dos 0 aos 12 anos (25 horas)
- Psicologia do desenvolvimento
- Conceito
- Objeto
- Etapas do desenvolvimento humano
- Gravidez / nascimento / suas condicionantes
- Desenvolvimento intra-uterino
- Desenvolvimento pós-natal
- Desenvolvimento, crescimento e maturação
- Fases do desenvolvimento da criança
- Fases, idades e perfis do desenvolvimento dos 0 aos 12 anos
Módulo 2: Modelos psicológicos (15 horas)
- Modelos psicológicos
- Teoria psicanalítica (Freud)
- Teoria da maturação (Gesell)
- Teoria do ciclo vital (Erikson)
- Teoria cognitiva (Piaget, Brunner)
- Teoria cognitiva-social (Vygotsky)
Módulo 3: História da educação- o papel do técnico de ação educativa (10 horas)
- Evolução histórica da educação em Portugal
- A educação pré-escolar
- O ensino básico
- Funções do Técnico de Ação Educativa
Módulo 4: Comunicação e Relação Eficaz com Crianças: A relação afetiva e pedagógica (20 horas)
- Processo de comunicação
- Conceito
- Elementos do processo de comunicação
- Feedback/Empatia
- Barreiras à comunicação
- Comportamentos comunicacionais
- Atitudes ineficazes
- Comunicação assertiva
- Relacionamento interpessoal
- Complexidade e riqueza da personalidade
- Dinâmica do relacionamento humano
- Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal
- Tensões do relacionamento humano
- Comunicação e relação pedagógica
- Regras como elemento estruturante da comunicação e relação pedagógica
- Rotinas como elemento estruturante na organização espácio temporal
- Relacionamento e educação na infância
- Relação da criança com outras crianças
- Relação da criança com adultos
- Impacto das relações entre adultos na criança
- Importância do envolvimento parental
- Abordagem sistémica da família
- Modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner)
- Participação da família no projeto educativo e na instituição educativa
Módulo 5: A nutrição infantil (15 horas)
- Noções de alimentos, seus constituintes e funções
- A alimentação nos primeiros dois anos de vida
- Tipos de aleitamento
- Cuidados na preparação, administração e esterilização dos biberons
- Introdução da alimentação diversificada
- A alimentação da criança dos 3 aos 5 anos
- A roda dos alimentos e a sua importância na alimentação
- Ementas saudáveis
- Distúrbios alimentares - obesidade e má nutrição
- Alimentação infantil em idade escolar
- Hábitos alimentares na escola
- Como alimentar uma criança que está doente
- Conceitos básicos de noções de higiene alimentar na manipulação dos alimentos
- Adequado acondicionamento e manuseamento dos alimentos
- Manutenção dos alimentos à temperatura adequada
Módulo 6: Primeiros socorros- tipos de acidentes e formas de atuação (10 horas)
- Prevenção de Acidentes na Infância
- Acidentes dos 0 aos 2 anos idade: Tipo de acidentes e sua prevenção
- A criança do Pré-escolar: Tipo de acidentes
- A criança em idade escolar: Tipo de acidentes e sua prevenção
- Princípios Fundamentais em Primeiros Socorros
- Princípios Gerais do Socorrismo
- Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM)
- Paragem cardiorrespiratória
- Suporte Básico de Vida
- Algoritmo de Suporte Básico de Vida Pediátrico
- Obstrução da Via Aérea na Idade Pediátrica
- Situações de emergência médica infantil
- Feridas
- Hemorragias/Epistaxis
- Queimaduras
- Mordidelas e Picadas
- Afogamento
- Lesões Músculo-Esqueléticas: Entorses e fraturas
- Traumatismos
- Doenças Súbitas na Criança: Desmaio/Perda de consciência
- Crise hipoglicémica em Criança Diabética
- Golpe de Calor e Golpe de frio
- Crise Asmática em Criança com Asma
Módulo 7: Necessidades educativas especiais e dificuldades de aprendizagem (25 horas)
- Necessidades específicas de educação – evolução e modelos
- Evolução histórica do conceito de necessidades específicas de educação
- Caracterização das necessidades educativas da educação
- Crianças com imaturidade de desenvolvimento
- Crianças hiperativas
- Dificuldades de aprendizagem
- Crianças com deficiência
- Motora
- Mental
- Visual
- Auditiva
- Crianças com doenças crónicas
- Papel da família
- Papel da equipa educativa
- Deficiência e agressividade
Módulo 8: Expressão plástica e musical (10 horas)
- Expressão plástica
- Fundamentos da expressão plástica
- Técnicas de expressão plástica
- Organização dos espaços
- Considerações finais sobre a expressão plástica
- Expressão musical
- Fundamentos da expressão musical
- Atividades de canto e movimento
- Atividades rítmicas
- Instrumentos musicais
- Considerações finais sobre a expressão musical
Módulo 9: Expressão dramática, corporal e verbal (10 horas)
- Expressão dramática
- Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança
- Expressão dramática - Jogo simbólico
- Expressão dramática - Jogo dramático / Teatro
- Expressão corporal
- Expressão vocal e verbal
Módulo 10: Planeamento de atividades pedagógicas e de tempo livre (12 horas)
- Observação e conhecimento das crianças
- Planear, agir, avaliar, comunicar e articular
- Brincar – atividades livres
- Atividades pedagógicas – orientadas
Módulo 11: Espaços, materiais e equipamentos – creches e jardins de infância (8 horas)
- Funções do técnico de ação educativa
- Verificação dos stocks de materiais não pedagógicos
- Elaboração e preparação de materiais necessários a atividades pedagógicas
- Preparação dos espaços e equipamentos para as refeições, sesta e atividades pedagógicas
- Refeições e sestas
- Atividades pedagógicas
- Acompanhamento de refeições
- Participação nas sestas e na higiene
- Sesta/ repouso
- Higiene
Módulo 12: Higiene, saúde e segurança da criança (8 horas)
- Saúde e higiene pessoal
- Higiene oral
- Alterações cutâneas
- Despiste de alterações visuais
- Dietas alimentares
- Alimentação nos primeiros dois anos de vida
- Alimentação dos 3 aos 5 anos de vida
- Alimentação no período escolar
- Higiene, manutenção e preparação de equipamentos espaços e materiais
- Conceitos fundamentais
- Cuidados básicos de saúde
- Principais doenças da infância
- Vacinação
- Ministrar medicamentos
- Acompanhamento aos serviços de saúde e Informação à família dos acidentados
Módulo 13: Técnicas de procura de emprego (8 horas)
- Estratégias de procura de emprego
- Pesquisa de informação para procura de emprego
- Medidas ativas de emprego e formação
- Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
- Rede de contactos
- Curriculum vitae
- Funções do CV
- Regras da elaboração do CV
- Tipos de CV
- Anúncios de emprego
- Candidatura espontânea
- Entrevista de emprego
- Tipos de entrevista
- Fases da entrevista
- Aspetos a abordar
5. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.