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Curso: Os Pontos Chave da Formação e Monitorização

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  • Conteúdo

    A crescente necessidade de implementação de formação de modo contínuo nas organizações, de um acompanhamento mais individualizado a cada um dos colaboradores, detectando as suas necessidades específicas e procurando colmatar as suas lacunas formativas, coloca um ênfase na actividade formativa que desenvolvem e na verificação da eficácia dessa actividade. O desenvolvimento de formação deve, por esta razão, ser encarado como um investimento e uma actividade estratégica das organizações, e não apenas como uma obrigação ou uma "ocupação" para os colaboradores.

    Assim, tal como os restantes investimentos desenvolvidos pelas empresas, e como todas as decisões estratégicas que são tomadas e implementadas, tem que ser feito o seu planeamento, a informação dos intervenientes sobre o processo que compõe esta medida estratégica e a implementação deste investimento, e feito o respectivo acompanhamento ao longo de toda a implementação e no final do processo.

    Conteúdo Programático

    Reconhecer os desafios atuais das organizações e o papel da formação

    • Compreender as exigências da envolvente organizacional.
    • Conhecer os requisitos regulamentares aplicáveis à formação profissional.
    • Compreender a missão da GRH e o papel da formação.
    • Alinhar as políticas da formação com a estratégia da organização.
    • Identificar e analisar as necessidades de formação e traduzi-las em objetivos pedagógicos
    • Compreender as diferentes lógicas de análise de necessidades.
    • Escolher os métodos e os instrumentos de recolha de necessidades.
    • Definir finalidades e objetivos para a formação.
    • Tomar decisões relativas a:

    modalidades de formação;

    formas de organização;

    formação interna ou externa;

    pedagogia;

    avaliação.

    Elaborar o plano de formação

    • Organizar a informação.
    • Orçamentar o plano de formação.
    • Obter financiamento para a execução do plano de formação.

    Proporcionar a formação e acompanhar a realização do plano

    • Identificar a oferta e selecionar a melhor opção.
    • Organizar as ações.
    • Monitorizar a formação.

    Avaliar os resultados da formação

    • Conhecer os os diversos níveis de avaliação.
    • Implementar os diferentes níveis de avaliação:

    critérios de implementação;

    aplicação dos instrumentos.

    • Sistematizar e comunicar os resultados à gestão de topo, às chefias e aos participantes.

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