Curso de Técnicas de Arquivo e Gestão Documental - Online

Solicite informação sem compromisso FormaçãOnline

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso de Técnicas de Arquivo e Gestão Documental - Online

  • Conteúdo
    Curso Online de Técnicas de Arquivo e Gestão Documental.

    CARGA HORÁRIA: 32 horas

    Categorias: Formação Contínua, Gestão e Administração

    Resumo:

    Ao pensarmos em arquivos, pensamos na produção, arrumação e conservação de documentos. Eles são transversais a qualquer área de negócio e a sua salvaguarda garante e protege as instituições. Fundamental para o sucesso dos processos de negócio.

    Aprende a construir, gerir, manter e diagnosticar arquivos físicos e digitais.

    Uma boa Gestão Documental é uma das necessidades mais transversais a todas as Organizações e uma das chaves para as tornar eficientes e competitivas.

    A designada Sociedade de Informação veio aumentar as exigências na Gestão da Informação. A gestão do conhecimento está na ordem do dia e os arquivos, quando devidamente organizados são essenciais para a gestão do fluxo de informação e ajudam à tomada de decisão.

    Se este trabalho for otimizado, diminuem-se custos e, sobretudo, e aumenta-se a eficiência e rigor do fluxo de informação de uma organização.

    Por isso, em termos da gestão das organizações, a gestão documental deve estar no topo das preocupações.

    Apreendendo os princípios e estratégias fundamentais de gestão documental, aliada às novas tecnologias, adquire os conhecimentos necessários para ter um arquivo organizado e eficiente.

    A formação online em Técnicas de Arquivo e Gestão Documental é fundamental para profissionais que atuam em áreas que envolvem a gestão de informações e documentos, como bibliotecas, arquivos, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos, empresas de consultoria, entre outros.

    Objetivos:

    Gerais:

    Facilitar o acesso e gestão da informação nas instituições, através da compreensão e aplicação de princípios gerais de gestão documental e arquivo.

    Específicos:

    Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:

    – Enunciar os principais conceitos relacionados com a organização e as técnicas de arquivo;
    – Distinguir os diferentes tipos de arquivo;
    – Apreender as técnicas de organização documental, de acordo com os princípios apreendidos;
    – Compreender os documentos legislativos relacionados com os arquivos e gestão documental;
    – Adquirir competências para elaborar planos de classificação, de acordo com as necessidades da sua instituição;
    – Efetuar uma abordagem e um tratamento integrado dos arquivos, desde a criação até ao destino final dos documentos.


    Programa:

    1. Gestão documental

    1.1 História da Gestão Documental
    1.2 Caracterização de um arquivo
    1.3 Características do documento de arquivo
    1.4 Unidades arquivísticas
    1.5 Unidades de instalação

    2. Os arquivos – Sistemas de Informação
    2.1 Os Arquivos nas Instituições: Arquivar é uma necessidade
    2.2 Em torno dos conceitos: O ciclo de vida dos documentos e suas etapas (Records Lifecycle)
    2.3 Tipos de arquivo:

    2.3.1 Arquivos correntes ou administrativos,
    2.3.2 Arquivo intermédio
    2.3.3 Arquivo Histórico ou Definitivo
    2.4 As normas de Gestão Documental: a norma ISO 15489

    3. A organização

    3.1 A Ordenação Arquivística
    3.2 A ordenação: Tipos de Ordenação
    3.3 A classificação: princípios e tipos de planos de classificação

    4. A avaliação de documentação administrativa

    4.1 Desafio e responsabilidade
    4.2 Critérios (Legislação)
    4.3 Etapas (seleção e tabela de temporalidade de documentação administrativa)
    4.4 Ética nas Organizações

    5. Implementação de um sistema de gestão documental

    5.1 A nova Cultura Digital
    5.2 Organização dos documentos em ambiente digital (metadados)
    5.3 Aplicação de Sistemas Informáticos – Gestão Integrada
    5.4 Controlo do fluxo da Informação
    5.5 Proteção de dados


    Destinatários:

    Esta formação é indicada para quem pretende iniciar, adquirir e/ou atualizar competências técnicas de organização, classificação e conservação de documentos, e ficar especializado no desempenho de atividades relacionadas com a organização, armazenamento e recuperação de documentos, contribuindo para a eficiência e qualidade dos processos administrativos de uma organização.

    A formação online em Técnicas de Arquivo e Gestão Documental é fundamental para profissionais que atuam em áreas que envolvem a gestão de informações e documentos, como bibliotecas, arquivos, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos, empresas de consultoria, entre outros.

    Permite trabalhar em empresas, públicas e privadas, instituições, assessoria de relações públicas nos setores de turismo, comércio, indústria, serviços e em organizações internacionais.

    Saídas Profissionais:
    • Secretário(a) Administrativo(a);
    • Gestor(a) documental;
    • Organizador(a) de arquivos;
    • Profissional de arquivos e bibliotecas;
    • Arquivista em múltiplas áreas;
    • Apoio administrativo na área jurídica.

    Avaliação:

    No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar a formação e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para a formação.
    A avaliação final depende da avaliação obtida nos testes

    A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será disponibilizado na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.


    Como Funciona:


    Disponibilidade:

    A formação é ministrada 100% online, estando disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. O regime E-Learning da nossa academia da FormaçãOnline apresenta muitas vantagens e flexibilidade e não sacrificamos a qualidade em nenhuma das vertentes. No decorrer de toda a formação terá o acompanhamento do e-formador de forma assíncrona

    Formador:

    Todas as nossas formações contam com o apoio permanente de e-formadores qualificados. Sempre que necessitar, ao longo da formação, poderá entrar em contacto com o e-formador através da academia para colocar as suas dúvidas.

    Metodologia:

    As nossas formações estão  disponíveis online 24 horas por dia e 7 dias por semana, num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning. A gestão dos momentos de estudo é totalmente feita pelo e-aluno pois poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas de terminar a formação até ao último dia definido. Poderá estudar quando quiser e onde quiser, já que só necessita de ter um computador com acesso à internet para poder realizar a sua formação. Desta forma, é mais fácil conciliar a aprendizagem com as exigências da sua profissão, da sua família e da sua casa. A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento no decorrer da formação. No decorrer da formação irá contar com material multimédia interativo para efetuar o estudo. Esta formação encontra-se estruturada por unidades e  terá elementos de validação do conhecimento, que têm como objetivo a atribuição de uma nota final na formação. Esta estrutura tem a  finalidade de apresentar uma linha contínua de aprendizagem, com uma determinada duração, que é feita ao ritmo do e-aluno. O material auxiliar é uma rica biblioteca que está em contínua evolução, sendo assim, poderá conter artigos, vídeos, áudio, links, livros, com a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir que permitem uma ligação permanente à formação.

    Certificação:

    A FormaçãOnline® é uma entidade formadora certificada, visto que, nos foram reconhecidos pela DGERT  os recursos e capacidades técnicas e organizativas necessárias para desenvolver os processos associados à execução de formação nas áreas em que desenvolvemos a nossa oferta formativa. Tendo, desta forma, sido validada a nossa atuação especializada, as competências técnicas dos formadores e a adequação dos nossos objetivos e conteúdos de formação. A conclusão da formação com aproveitamento implica a obtenção de um certificado de formação profissional, com o reconhecimento da FormaçãOnline.

    Pré-Requisitos:

    Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

    Recursos Tecnológicos:

    Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador, com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox, Safari, Microsoft Edge ou Internet Explorer. Não necessita de instalar programas no seu computador para poder aceder à formação. Para aceder à plataforma basta ter o e-mail e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição.

Outro curso relacionado com gestão administrativa, administrativos

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |