Diploma de Formação Avançada em Caracterização de Reservatórios Petrolíferos - Lisboa - Cidade - Lisboa - I22256

Home>EFA - CEF>Engenharia>Lisboa - Cidade>Diploma de Formação Avançada em Caracterização de Reservatórios Petrolíferos - Lisboa - Cidade - Lisboa
 
Diploma de Formação Avançada em Caracterização de Reservatórios Petrolíferos
Links Patrocinados
Loading...

Solicite informação sem compromisso
IST - Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

Diploma de Formação Avançada em Caracterização de Reservatórios Petrolíferos - Lisboa - Cidade - Lisboa

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Teléfono Fixo ou Celular [Prefijo+ nº]
 
 
 
 
Distrito
País
Movil
Comentários / Perguntas
* Campos obrigatórios

Desejo receber gratuitamente informação no meu email ou telefone.

Em breve um responsável de IST - Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, entrará em contacto contigo para mais informações.
Seleccionar esta opção significa que aceita as regras de uso de Educaedu Business S.L. e da nossa privacidade de dados
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Compartilhar esta página sobre EFA - CEF de Engenharia:
Diploma de Formação Avançada em Caracterização de Reservatórios Petrolíferos - Lisboa - Cidade - Lisboa Comentários sobre Diploma de Formação Avançada em Caracterização de Reservatórios Petrolíferos - Lisboa - Cidade - Lisboa
Objectivos:
O DFA em Caracterização de Reservatórios Petrolíferos é um curso cujos principais objectivos são a formação nas modernas tecnologias de prospecção, dos conceitos avançados de modelização de reservatórios, e a integração dos dados dinâmicos de produção para a caracterização e gestão dos reservatórios. O DFA em Caracterização de Reservatórios Petrolíferos forma um técnico que pretende fazer a ponte entre três áreas chave dos petróleos: a Geologia, a prospecção Geofísica e a Engenharia de Reservatórios (gestão de reservas). Concretamente, integra o modelo conceptual geológico e as imagens provenientes da sísmica (3D, 4D) num modelo numérico coerente com as escalas daquelas duas janelas da realidade. Estes modelos, que traduzem não só o conhecimento das características internas do reservatório (porosidades, permeabilidades, sistemas de fracturas e falhas, contacto óleo/água) mas a incerteza a elas associada, incorporam também o histórico da produção e alimentam todo o sistema de previsão e gestão de reservas.
Dirigido a:
O DFA em Caracterização de Reservatórios Petrolíferos destina-se a alunos ou profissionais que detenham uma licenciatura (pré-Bolonha) e que necessitam de adquirir uma formação actualizada sobre as modernas abordagens e tecnologias relacionadas com a Caracterização de Reservatórios.
Diploma:
Diploma de Formação Avançada em Caracterização de Reservatórios Petrolíferos
Conteúdo:

Este curso foi organizado em 2 módulos/semestres: Fundamentos da Caracterização de Reservatórios Petrolíferos e Modelação Avançada de Reservatórios Petrolíferos num total de 60 créditos ECTS distribuídos por 10 unidades curriculares.

No primeiro semestre são tratados os fundamentos da Engenharia de Petróleos nos quais é focada a articulação do conjunto multidisciplinar da caracterização de reservatórios, os conceitos básicos da modelização geológica, a introdução às técnicas de prospecção sísmica, a análise quantitativa do conjunto multivariado de toda a informação e a introdução aos modelos estocásticos (Geoestatísticos) de um reservatório.
- Introdução à Engª de Petróleos - Introdução à Geoestatística - Interpretação e Avaliação Sísmica - Análise Multivariada de Dados - Geologia de Sistemas Petrolíferos

No segundo semestre são abordados os complementos de prospecção com as diagrafias de poços e as noções avançadas de integração da sísmica nos modelos numéricos; com a simulação de fluidos nos reservatórios são dados os conceitos para avaliação do histórico de produção e a utilização do modelo estático (estocástico) para a previsão/gestão de reservas; a articulação e integração da informação sísmica e dos dados dinâmicos de produção num modelo do reservatório, através de modelização inversa probabilista é o objecto da segunda disciplina de geoestatística. No segundo semestre o aluno elabora um projecto/estudo de caso real de um reservatório.

- Interpretação de Logs de Poços - Geoestatística Avançada - Integração Sísmica - Simulação Dinâmica de Reservatórios Petrolíferos - Projecto de Caracterização de Reservatórios

Outro curso relacionado com EFA - CEF de Engenharia: