Home>Licenciatura>Psicologia - Forense>Lisboa - Cidade>Licenciatura em Psicologia Criminal - Lisboa - Cidade - Lisboa
 

Licenciatura em Psicologia Criminal

Loading...

Solicite informação sem compromisso
Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, Crl

Licenciatura em Psicologia Criminal - Lisboa - Cidade - Lisboa

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Teléfono Fixo ou Celular [Prefijo+ nº]
 
 
 
 
Distrito
País
Movil
Comentários / Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável de Egas Moniz, Cooperativa de Ensino Superior, Crl, entrará em contacto contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Licenciatura em Psicologia Criminal - Lisboa - Cidade - Lisboa Comentários sobre Licenciatura em Psicologia Criminal - Lisboa - Cidade - Lisboa
Objectivos:
O Curso de Psicologia Criminal tem um futuro extremamente promissor no Século XXI, com perspectivas de excelentes saídas profissionais, dadas as enormes transformações sociais que diariamente se observam e que incluem o incremento da violência, dos delitos e dos actos criminosos. As perspectivas psicológicas do comportamento criminal começaram a ser estudadas no início do século XX, mas só depois de 1960, com o desenvolvimento progressivo do treino interdisciplinar e especializado, se tornou evidente que a ciência e a aplicação inteligente da psicologia a problemas legais não podem ser ignorados pela sociedade, pela lei e pelos juristas. A Psicologia Criminal está já bem estabelecida e teve uma enorme e rápida expansão nas duas últimas décadas, particularmente na Europa e na Austrália, e o crescimento do número de psicólogos criminais faz parte dos desenvolvimentos mais proeminentes na aplicação da psicologia à lei. A própria evolução da sociedade portuguesa e as perturbações sociais a que diariamente assistimos justificam, claramente, pelas suas enormes potencialidades, um curso de Psicologia Criminal em Portugal. O Instituto Superior de Ciências da Saúde - Sul criou-o, com o objectivo de responder às necessidades formativas nesta área e assegurar uma formação rigorosa e abrangente dos temas específicos do curso. Nele serão transmitidos os principais conceitos e teorias psicológicas e neuropsicológicas sobre o acto criminoso, a criminalidade e o criminoso, bem como a metodologia actual para a descodificação do discurso em criminologia, as representações psico-sociais da justiça e dos operadores judiciários, e alguns aspectos formais do controlo da justiça penal. O aluno conhecerá adequadamente a psicologia criminal e os enfoques que deram à delinquência diversos autores dentro das ciências auxiliares do Direito Penal, reconhecerá as causas do atraso mental e tudo o que o relaciona com o Direito, bem como os transtornos mentais não orgânicos e as causas de produção dos mesmos, as relações entre a Psicologia e o Direito Penal, as questões metodológicas e técnicas sobre a investigação psico-social na área legal, a relação entre os transtornos psíquicos, os aspectos da prevenção e tratamento das condutas delituosas, e os efeitos psicológicos do encarceramento. O programa curricular do curso prevê cadeiras teóricas, teórico-práticas e práticas, em que serão expostas as teorias explicativas da criminalidade.
Diploma:
LICENCIATURA EM PSICOLOGIA CRIMINAL
Conteúdo:
1º Semestre
Genética e Biologia
Estatística Aplicada à Psicologia I
História e Epistemologia da Psicologia
Processos Psicológicos I
Psicologia Social
Metodologias de Investigação

2º Semestre
Neurociências
Estatística Aplicada à Psicologia II
Processos Psicológicos II
Antropo-sociologia da Criminalidade
Psicologia Criminal
Criminologia

3º Semestre
Psicologia do Desenvolvimento I
Psicopatologia e Saúde Mental I
Psicofisiologia do Comportamento Desviante
Teorias da Personalidade
Ciências Forenses
Psicologia Forense I

4º Semestre
Psicologia do Desenvolvimento II
Psicopatologia e Saúde Mental II
Avaliação Psicológica I
Aconselhamento e Psicoterapias
Ética e Deontologia Profissional
Psicologia Forense II

5º Semestre
Psicologia de Género e do Comportamento Criminal
Avaliação Psicológica II
Avaliação Psicológica Forense I
Transgressão e Delinquência Juvenil
Psicologia do Testemunho

Psicologia Legal

6º Semestre
Investigação Criminal
Avaliação Psicológica III
Avaliação Psicológica Forense II
Intervenção na Exclusão Social e em Situações de Risco
Vitimologia
Direito Penal Aplicado
Outro curso relacionado com Licenciatura de Psicologia - Forense: