Master em Gestão e Direcção dos Recursos Humanos na Empresa - Online

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  • Objectivos
    Assumir e aplicar uma vissão integral do funcionamento das organizações e o importante papel dos recursos humanos. Conhecer os métodos de estruturação, organização e planificação dos Recursos Humanos de uma organização desde uma perspectiva estratégica e direção e das especificações e motivações para a tomada de decisões e a implementação mediante a maximização das capacidades que permitem definir a planificação do desenvolvimento de pessoal de maneira coerênte com os objetivos globais da organização. Proveer ao participante dos conhecimentos, técnicas e habilidades pessoas e diretivas necessárias para liderar processos de troca organizacionais e culturais.
  • Conteúdo
    Este curso é ministrado em espanhol.

    Apresentação

    O Programa de Mestrado em Gestão e Direcção de Recursos Humanos é destinado a pessoas com interesse em desenvolvimento profissional em gestão de pessoas nas empresas a partir do conhecimento da empresa como um todo.

    Os profissionais da área que se especializarem nesta área estarão amadurecendo seus conhecimentos empresariais a partir da perspectiva da alta direcção das empresas. Esse enfoque empresarial é o que distingue e destaca nosso Master em Gestão e Direcção dos Recursos Humanos na Empresa frente a outros.

    Na verdade, qualquer acção do Departamento de Recursos Humanos (análise de postos de trabalho, recrutamento, selecção, planejamento de carreira, etc.) deve levar em conta as características e funções que cada departamento desempenha na Empresa para prestar uma boa gestão do Capital Humano que integra cada departamento.

    Unidades curriculares

    MÓDULO I: Estratégia e Direcção de Empresas
    • A empresa frente às mudanças do ambiente:
    o A empresa como sistema social aberto.
    o Forças que afectam e influenciam a adaptação da empresa ao meio ambiente.
    o Características do ambiente que afectem a empresa.
    o Impacto da qualidade nas mudanças empresariais.
    o O entorno como um factor de competitividade.
    o A estratégia como um processo de avanço e desenvolvimento.
    o A adequação entre estratégia e estrutura.
    o As pessoas como um factor de competitividade: a luta pelo talento.

    • RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA:
    o A humanização do trabalho.
    o A responsabilidade higiotécnica da empresa.
    o Os novos conceitos de responsabilidade da empresa.
    o Os códigos de governança corporativa.
    o A Carta Social Europeia O balanço social. Auditorias do Trabalho.

    • CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL. A GESTÃO DA MUDANÇA:
    o A Cultura da Organização. Conceito de cultura corporativa. Os principais componentes.
    o O alinhamento da cultura corporativa com os objectivos da empresa.
    o A gestão de mudança nas empresas para se adaptar ao ambiente. A reacção das empresas. Estágios do processo de mudança.

    Módulo II: O Papel do RH
    • A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA:
    o A evolução histórica da gestão de RH.
    o Características da gestão actual
    o As funções e áreas de gestão de RH:
    o Recrutamento e selecção de pessoal.
    o O processo de recepção e Mentoring.
    o Gestão de pessoas.
    o Desenvolvimento de RH (Avaliação do Potencial, Gestão de Desempenho, Promoção Interna, Remuneração Variável, Sistemas de Informação e Comunicação, Motivação ...).
    o A externalização no RH: outsourcing. O empregado como cliente.

    • COMPORTAMENTO HUMANO NA ORGANIZAÇÃO:
    o O condicionamento do modelo cultural no comportamento das pessoas.
    o Teoria da aprendizagem.
    o A transição do conceito de Inteligência Geral para o conceito de Inteligência Emocional.
    o As dimensões da I.E.
    Teoria dos papéis de comportamento.
    o Desenvolvimento de habilidades interpessoais e gerenciais através da IE.
    o Uma nova abordagem: "Finanças Comportamentais", por D. Kahneman.

    • A PLANIFICAÇÃO ESTRATÉGICA E INTEGRAL DE RECURSOS HUMANOS:
    o O que é preciso e como conseguir. O diagnóstico da situação actual dos R.H. Organização e dimensionamento de planilhas. Definição de estruturas organizativas. Desenho organizacional.
    o A identificação das competências estratégicas com base na cultura e missão da empresa.
    o O planejamento das necessidades de pessoal. Análise e Descrição de postos de trabalho. Avaliação de postos de trabalho.
    o Configuração do perfil de competência.
    o O novo perfil do chefe de RH como agente e catalisador de mudança.
    o Planejamento de Marketing interno da gestão de RH como um lugar de serviços. Perspectivas de futuro dos RH
    o Relações de trabalho e absenteísmo de trabalho.

    Módulo III: Gestão Integral de RH
    • SELEÇÃO DE PESSOAL E A FUNÇÃO DE RH:
    o Condicionantes. Plano de empresa, planejamento estratégico, cultura, valores e a função de seleção.
    o Objetivos da seleção: seleção interna e externa.
    o Planificação do processo. Modelos e técnicas.
    o Fluxograma do processo de seleção.
    o Descrição do posto de trabalho. Definição do perfil de competências.
    o A seleção de competências.
    o A entrevista pessoal. A entrevista do Incidente Crítico (BEI). A tomada de decisão.
    Técnicas de avaliação. 

    • TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RH:
    o A Gestão do Conhecimento. O Capital Intelectual. Modelos de medição.
    o A Gestão de Talentos. Processos de Coaching e Mentoring.
    o O Desenho do Plano de Formação. Apreensão de necessidades de formação. Programação e entrega. Técnicas de Formação de Formadores. Plano de Financiamento. A avaliação da formação.
    o A Gestão por Competências como modelo de Gestão Integral de RH. Competências para a consecução dos objetivos estratégicos.
    o Ações e funções para se desenvolver. Como implementar um Sistema de Gestão por Competências. Enfoque metodológico.
    o Aplicação práctica: o Assessment Center e a Entrevista de Incidentes Críticos(BEI).
    o Modalidades de desenvolvimento estratégico: Avaliação de Potencial, Gestão de Desempenho, Estudos de Clima Social, Promoção Interna, Sistemas de Motivação, Informação e Comunicação Interna.
     
    •AS POLÍTICAS DE REMUNERAÇÃO, COMPENSAÇÃO E BENEFÍCIOS:
    o A remuneração na empresa. Esferas de influência. Objectivos da política de remuneração. Fatores determinantes.
    o Remuneração variável. Elementos do desenho do modelo de remuneração variável. Processo de comunicação.
    o A avaliação de desempenho. O DPO. Outros sistemas de avaliação.
    o Tipos de benefícios extra salariais.
    o Desenho de estruturas salariais. As tendências atuais: remuneração segundo a demanda em tempos de crise.
    o Interpretação de convenções colectivas.

    Módulo IV: HABILIDADES DE GESTÃO PARA OS RH
    • DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS E DE ADMINISTRAÇÃO:
    o Liderança e gestão de pessoas. A Comunicação interpessoal.
    o As necessidades e motivações das pessoas. Motivação e satisfação no trabalho.
    o Desenvolvimento de competências emocionais. O autoconhecimento e autocontrole.
    o A direcção e desenvolvimento de colaboradores. Motivação da equipe. Trabalho em equipe.
    o Gestão de tempo e direcção de reuniões. Gestão de conflitos.

    • APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL:
    o A Técnica de Grupo Nominal como um método de trabalho de grupo para a tomada de decisões e a renovação de equipes.
    o Desenvolvimento de competências pessoais, sociais e directivas através de exercícios práticos: o “indoor e outdoor training”.

    Duração: 480 horas e mais o projecto final de Master com uma duração de aproximadamente outras 120 horas de trabalho.

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