Conteúdo
Este curso é ministrado em espanhol.
Apresentação
O Programa de Mestrado em Gestão e Direcção de Recursos Humanos é destinado a pessoas com interesse em desenvolvimento profissional em gestão de pessoas nas empresas a partir do conhecimento da empresa como um todo.
Os profissionais da área que se especializarem nesta área estarão amadurecendo seus conhecimentos empresariais a partir da perspectiva da alta direcção das empresas. Esse enfoque empresarial é o que distingue e destaca nosso Master em Gestão e Direcção dos Recursos Humanos na Empresa frente a outros.
Na verdade, qualquer acção do Departamento de Recursos Humanos (análise de postos de trabalho, recrutamento, selecção, planejamento de carreira, etc.) deve levar em conta as características e funções que cada departamento desempenha na Empresa para prestar uma boa gestão do Capital Humano que integra cada departamento.
• Unidades curriculares
MÓDULO I: Estratégia e Direcção de Empresas
• A empresa frente às mudanças do ambiente:
o A empresa como sistema social aberto.
o Forças que afectam e influenciam a adaptação da empresa ao meio ambiente.
o Características do ambiente que afectem a empresa.
o Impacto da qualidade nas mudanças empresariais.
o O entorno como um factor de competitividade.
o A estratégia como um processo de avanço e desenvolvimento.
o A adequação entre estratégia e estrutura.
o As pessoas como um factor de competitividade: a luta pelo talento.
• RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA:
o A humanização do trabalho.
o A responsabilidade higiotécnica da empresa.
o Os novos conceitos de responsabilidade da empresa.
o Os códigos de governança corporativa.
o A Carta Social Europeia O balanço social. Auditorias do Trabalho.
• CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL. A GESTÃO DA MUDANÇA:
o A Cultura da Organização. Conceito de cultura corporativa. Os principais componentes.
o O alinhamento da cultura corporativa com os objectivos da empresa.
o A gestão de mudança nas empresas para se adaptar ao ambiente. A reacção das empresas. Estágios do processo de mudança.
Módulo II: O Papel do RH
• A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA:
o A evolução histórica da gestão de RH.
o Características da gestão actual
o As funções e áreas de gestão de RH:
o Recrutamento e selecção de pessoal.
o O processo de recepção e Mentoring.
o Gestão de pessoas.
o Desenvolvimento de RH (Avaliação do Potencial, Gestão de Desempenho, Promoção Interna, Remuneração Variável, Sistemas de Informação e Comunicação, Motivação ...).
o A externalização no RH: outsourcing. O empregado como cliente.
• COMPORTAMENTO HUMANO NA ORGANIZAÇÃO:
o O condicionamento do modelo cultural no comportamento das pessoas.
o Teoria da aprendizagem.
o A transição do conceito de Inteligência Geral para o conceito de Inteligência Emocional.
o As dimensões da I.E.
Teoria dos papéis de comportamento.
o Desenvolvimento de habilidades interpessoais e gerenciais através da IE.
o Uma nova abordagem: "Finanças Comportamentais", por D. Kahneman.
• A PLANIFICAÇÃO ESTRATÉGICA E INTEGRAL DE RECURSOS HUMANOS:
o O que é preciso e como conseguir. O diagnóstico da situação actual dos R.H. Organização e dimensionamento de planilhas. Definição de estruturas organizativas. Desenho organizacional.
o A identificação das competências estratégicas com base na cultura e missão da empresa.
o O planejamento das necessidades de pessoal. Análise e Descrição de postos de trabalho. Avaliação de postos de trabalho.
o Configuração do perfil de competência.
o O novo perfil do chefe de RH como agente e catalisador de mudança.
o Planejamento de Marketing interno da gestão de RH como um lugar de serviços. Perspectivas de futuro dos RH
o Relações de trabalho e absenteísmo de trabalho.
Módulo III: Gestão Integral de RH
• SELEÇÃO DE PESSOAL E A FUNÇÃO DE RH:
o Condicionantes. Plano de empresa, planejamento estratégico, cultura, valores e a função de seleção.
o Objetivos da seleção: seleção interna e externa.
o Planificação do processo. Modelos e técnicas.
o Fluxograma do processo de seleção.
o Descrição do posto de trabalho. Definição do perfil de competências.
o A seleção de competências.
o A entrevista pessoal. A entrevista do Incidente Crítico (BEI). A tomada de decisão.
Técnicas de avaliação.
• TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RH:
o A Gestão do Conhecimento. O Capital Intelectual. Modelos de medição.
o A Gestão de Talentos. Processos de Coaching e Mentoring.
o O Desenho do Plano de Formação. Apreensão de necessidades de formação. Programação e entrega. Técnicas de Formação de Formadores. Plano de Financiamento. A avaliação da formação.
o A Gestão por Competências como modelo de Gestão Integral de RH. Competências para a consecução dos objetivos estratégicos.
o Ações e funções para se desenvolver. Como implementar um Sistema de Gestão por Competências. Enfoque metodológico.
o Aplicação práctica: o Assessment Center e a Entrevista de Incidentes Críticos(BEI).
o Modalidades de desenvolvimento estratégico: Avaliação de Potencial, Gestão de Desempenho, Estudos de Clima Social, Promoção Interna, Sistemas de Motivação, Informação e Comunicação Interna.
•AS POLÍTICAS DE REMUNERAÇÃO, COMPENSAÇÃO E BENEFÍCIOS:
o A remuneração na empresa. Esferas de influência. Objectivos da política de remuneração. Fatores determinantes.
o Remuneração variável. Elementos do desenho do modelo de remuneração variável. Processo de comunicação.
o A avaliação de desempenho. O DPO. Outros sistemas de avaliação.
o Tipos de benefícios extra salariais.
o Desenho de estruturas salariais. As tendências atuais: remuneração segundo a demanda em tempos de crise.
o Interpretação de convenções colectivas.
Módulo IV: HABILIDADES DE GESTÃO PARA OS RH
• DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS E DE ADMINISTRAÇÃO:
o Liderança e gestão de pessoas. A Comunicação interpessoal.
o As necessidades e motivações das pessoas. Motivação e satisfação no trabalho.
o Desenvolvimento de competências emocionais. O autoconhecimento e autocontrole.
o A direcção e desenvolvimento de colaboradores. Motivação da equipe. Trabalho em equipe.
o Gestão de tempo e direcção de reuniões. Gestão de conflitos.
• APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL:
o A Técnica de Grupo Nominal como um método de trabalho de grupo para a tomada de decisões e a renovação de equipes.
o Desenvolvimento de competências pessoais, sociais e directivas através de exercícios práticos: o “indoor e outdoor training”.
• Duração: 480 horas e mais o projecto final de Master com uma duração de aproximadamente outras 120 horas de trabalho.