Mestrado em Criminologia

Solicite informação sem compromisso UFP - Universidade Fernando Pessoa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Mestrado em Criminologia - Presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Conteúdo
    Grau / Duração / ECTS2º Ciclo (Mestrado) / 4 semestres / 120 ECTS
    Com o curso de mestrado em criminologia pretende-se que o estudante seja capaz de compreender e resolver problemas específicos num contexto alargado e multidisciplinar. A integração dos conhecimentos adquiridos ao longo deste curso deverá capacitar o estudante para lidar com questões complexas no âmbito da criminalidade. Adicionalmente, o estudante deverá também ser capaz de reflectir sobre as implicações éticas e sociais da aplicação do conhecimento da Criminologia ao contexto real e de investigação.
    Espera-se que os conhecimentos adquiridos permitam ao estudante desenvolver-se autonomamente nos diferentes campos da Criminologia, em particular em fenómenos da criminalidade mais actuais e em crescimento.
    Este ciclo de estudos tem assim como objetivos:– dotar o aluno dos instrumentos necessários para criar aplicações originais no contexto da Criminologia. Numa atualidade marcada pela necessidade da aplicação da Criminologia ao contexto da análise do fenómeno criminal, torna-se pertinente a especialização de profissionais em fenómenos criminais específicos e complexos (e.g. cibercriminalidade) permitindo uma resposta de prevenção e controlo eficaz destes novos crimes;– fornecer uma compreensão do fenómeno criminal que não perca o carácter bio-psico-social do mesmo e que permita uma análise macro (o fenómeno) e micro (o indivíduo);– responder à necessidade de analisar criticamente a criminalidade e as possíveis soluções em termos de políticas criminais futuras que contestem de forma eficaz os índices de criminalidade;– proporcionar aos alunos competências para desenvolver investigações rigorosas no âmbito da criminologia que permitam o avanço do conhecimento científico nesta área.
    A formação adquirida permitirá ao estudante, por um lado, reforçar as saídas profissionais normalmente associadas à criminologia, habilitando-o, nomeadamente, a exercer funções em órgãos de polícia criminal, no sistema prisional, nos serviços de reinserção social, em centros de protecção de crianças e jovens, em centros educativos de menores delinquentes e em centros de acolhimento e de proteção a vítimas. Por outro lado, capacitará o estudante para a elaboração e participação em projetos de intervenção junto da comunidade para a identificação e resposta a fatores criminógenos.

Outro curso relacionado com criminologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |