Home > Pós-graduação > Psicologia do Desenvolvimento > Porto - Cidade > Pós-Graduação em Comunicação Aumentativa e Alternativa da infância à idade adulta - 2ª edição PORTO - Porto - Cidade - Porto

Pós-Graduação em Comunicação Aumentativa e Alternativa da infância à idade adulta - 2ª edição PORTO

Solicite informação sem compromisso Instituto CRIAP

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Comunicação Aumentativa e Alternativa da infância à idade adulta - 2ª edição PORTO - Presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Objectivos
    OBJETIVOS GERAIS:

    - Exploração dos diversos sistemas de comunicação aumentativa e alternativa.

    - Enquadrar os Terapeutas da Fala nas novas perspetivas de avaliação, diagnóstico e intervenção em comunicação aumentativa e em comunicação alternativa.

    - Dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos de avaliação e intervenção com comunicação aumentativa e alternativa na criança e no adulto.





    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

    - Avaliar as competências comunicativas da criança, jovem ou adulto;

    - Identificação do problema principal e desenvolvimento de padrões comunicativos;

    - Habilitação da criança / jovem / adulto;

    - Habilitação dos contextos.
  • Dirigido a
    Estudantes Universitários do último ano de Terapêutica da Fala. Profissionais na área da Terapia da Fala.
  • Conteúdo

    1º Módulo: Comunicação Aumentativa e Alternativa: conceitos teóricos   

    •     Breve abordagem à interação e desenvolvimento da linguagem na criança normal
    •     Alterações a nível do processo interativo na criança com problemas de comunicação
    •     Objetivos ao introduzir SAAC
    •     O sistema Bliss
    •     O sistema PIC
    •     Observação de casos práticos em vídeo e discussão dos mesmos
    •     Exploração de casos práticos -trabalho de grupo
    •     O sistema S.P.C.
    •     Vantagens/desvantagens dos vários sistemas de comunicação.
    •     Observação de casos práticos em vídeo
    •     Exploração de casos práticos - trabalho de grupo

    2º Módulo: A Comunicação Aumentativa e Alternativa na Criança: Avaliação  

    •    Princípios da avaliação; equipa: papel e responsabilidades de cada um dos elementos da equipa
    •    Avaliação centrada na criança / jovem (capacidades e competências). Funções, formas e conteúdos da comunicação
    •    Avaliação dos contextos: atividades, interlocutores, padrão de interação comunicativa
    •    População candidata ao uso de SAAC - grupos funcionais

    3º Módulo: A Comunicação Aumentativa e Alternativa na Criança: Intervenção

    •    Objetivo da intervenção com recurso a CAA
    •    Habilitação da criança / jovem; habilitação dos contextos
    •    Criança e interlocutores: padrão de interação comunicativa
    •    Estruturação do meio. Atividades e materiais
    •    Seleção de vocabulário, organização e ampliação
    •    Estratégias de ensino
    •    Treino

    4º Módulo: O Programa de Linguagem no Vocabulário MAKATON

    Workshop 1 e 4
       a) A Comunicação Humana
       b) O Programa de Linguagem do Vocabulário MAKATON
       c) A Língua Gestual e o Programa MAKATON
       d) Ensino de Gestos

    Workshop 6
       a) MAKATON – Abordagem Multimodal
       b) Os Símbolos MAKATON e sua utilização
       c) Sessões Práticas
       d) Apresentação de Trabalhos pelos Participantes

    Workshop 5A/B
       a) Programa MAKATON e Técnicas de Ensino-Revisão
       b) Ensino de Gestos
       c) Alfabeto Gestual e o Programa MAKATON
       d) Apresentação de trabalhos pelos participantes

    5º Módulo: Sensibilização à intervenção com o Picture Exchange Communication System: PECS / Sistema de Comunicação por Troca de Imagens 

    •    Avaliação das expectativas e conhecimentos prévios dos formandos
    •    Introdução teórica do programa de treino de comunicação PECS.
          a. Enquadramento histórico
          b. A quem se destina e quando iniciar
          c. Observação do vídeo de divulgação da Pyramid.com (em inglês) sobre o PECS
    •    Apresentação teórico-prática do protocolo de treino
          a. Inventário dos reforços (avaliação dos objetos de reforço)
          b. As 6 Etapas:
             1.“Como” comunicar (Troca Física)
             2.Distância e persistência (Aumento da espontaneidade)
             3.Discriminação de imagens
             4.Estruturação da frase
             5.Responder a “o que queres?”
             6.Comentários (Resposta e comentários espontâneos)
             7.Atributos (Introdução de conceitos adicionais)
    •    O PECS, o ABA, e a Metodologia Teacch
    •    Conclusões das últimas investigações com base no PECS
    •    Treino das várias etapas através de exercícios práticos, a partir de “cenários – tipo” em Terapia da Fala

    6º Módulo: A Comunicação Aumentativa e Alternativa no Adulto: Avaliação

    •    Perturbações da Comunicação: Perturbações da Fala versus Perturbações da Linguagem
    •    Avaliação: Quem? Como? O quê? Onde?
    •    Modelo de Participação (Beukelman & Mirenda):
    •    Identificação de padrões de participação e de necessidades comunicativas
    •    Avaliação das capacidades específicas
    •    Avaliação das Barreiras existentes
    •    Exploração de um caso prático – trabalho de grupo

    7º Módulo: A Comunicação Aumentativa e Alternativa no Adulto: Intervenção

    •    Intervenção CAA com pessoas com deficiências físicas adquiridas
    •    Intervenção CAA com pessoas com afasia (aguda e crónica)
    •    Intervenção CAA com pessoas com doenças neurodegenerativas
    •    Envolvimento/treino dos interlocutores de comunicação
    •    Exploração de um caso prático – trabalho de grupo

    8º Módulo: A tecnologia como ferramenta de apoio na Comunicação Aumentativa e Alternativa

    •      Tecnologias de Apoio a Necessidades Complexas de Comunicação
    •      Tecnologias de apoio
          a. Interfaces de Acesso
          b. Brinquedos Adaptados
          c. Digitalizadores de Fala (voz digitalizada / voz sintetizada)
          d. Métodos de Selecção
          e. Selecção directa e Selecção por varrimento
          f. Tabuleiros e Suportes de comunicação: Tabelas
    Estáticas/Dinâmicas
    •     Software educativo
          a. Níveis de software
          b. Diferentes formas de acesso
    •     Escrita Criativa com Símbolos


Outro curso relacionado com Psicologia do Desenvolvimento

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |