Curso de Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Inclusiva - Online

Solicite informação sem compromisso Cognos-Formação e Desenvolvimento Pessoal

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso de Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Inclusiva - Online

  • Conteúdo

    Inscrições Abertas

    Entidade Formadora Certificada Pela DGERT

    1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal

    Em qualquer parte em formato e-Learning

    2. DESTINATÁRIOS 

    Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação, Técnicos de acção Educativa, Assistentes Sociais, Animadores Sócio – Culturais e outros profissionais que atuem na área de educacional ou pretendam vir a investir nesta área.

    3. OBJETIVOS 

    Esta Formação Avançada Pós-Universitária surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho.

    O que mudou no âmbito das necessidades educativas especiais e educação especial?  

    Futuramente iremos abandonar as designações de ensino especial e necessidades educativas especiais?

    •Como será constituída a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva?

    •Como se processa a identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão?

    •Quais serão as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão?

    •Quais serão os recursos específicos e níveis de intervenção na educação inclusiva?

    Nesta Formação Avançada Pós-Universitária terá a resposta a todas estas questões e a outras temáticas inseridas no âmbito da Educação Inclusiva.

    A pertinência da Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Inclusiva é transversal aos professores, psicólogos, membros do conselho pedagógico, diretores, pais e outros intervenientes no âmbito escolar, pois proporciona formação atualizada sobre a operacionalização em sala de aula dos princípios da educação inclusiva (todas as crianças e alunos com acesso e participação, de modo pleno e efetivo, aos mesmos contextos educativos), bem como do processo de implementação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

    A mudança rumo à inclusão implica repensar a escola em todas as suas dimensões!

    4. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1: Educação Inclusiva (Enquadramento Legal) (20 horas)

    • Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal
    • Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação
    • Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho

    Módulo 2: Objetivos da Educação Inclusiva (32 horas)

    • Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores
    • Educação inclusiva vs Educação especial
    • Noção de deficiência: Da segregação à inclusão
    • Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial
    • Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença

    Módulo 3: Público-alvo da Educação Inclusiva e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (32 horas)

    • Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento
    • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores
    • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências
    • Práticas pedagógicas e didáticas

    Módulo 4: Constituição e Competências da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (8 horas)

    • Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
    • Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis
    • Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva

    Módulo 5: Processo de Identificação de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão (20 horas)

    • Abordagem multinível e Desenho universal para a aprendizagem
    • Medidas de gestão curricular a desenvolver com vista ao sucesso educativo de cada aluno:
      • acomodações curriculares
      • adaptações curriculares não significativas
      • adaptações curriculares significativas
    • Abordagem Multinível em Educação – princípios subjacentes, características distintas
    • Níveis de Intervenção do Modelo Multinível
      • medidas universais
      • medidas seletivas
      • medidas adicionais
    • Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) – princípios
    • O Processo de Identificação de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão

    Módulo 6: Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão, Recursos Específicos e Níveis de Intervenção (62 horas)

    • Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios
    • Medidas Universais
    • Medidas Seletivas
    • Medidas Adicionais
    • Sistema integrado e multinível de medidas de suporte
    • O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018
    • Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos
    • Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir
    • Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar
    • Plano de Saúde Individual
    • Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar
    • Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão
    • Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos
    • Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência
    • Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC)
    • Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)

    Módulo 7: Pais ou Encarregados de Educação - Direitos e Deveres (10 horas)

    • A Declaração de Salamanca
    • Estatuto dos Pais – o que diz a legislação D.L. Nº54/2018 (Artigo 4.º)
    • Direitos e Deveres dos Pais ou Encarregados de Educação
    • Escola e cultura de envolvimento dos Pais ou Encarregados de Educação

    Módulo 8: Participação das Famílias e Comunidade, na Educação Inclusiva (6 horas)

    • A comunidade interveniente
    • Família e comunidade na educação inclusiva
    • Sugestões para os Pais

    Módulo 9: Projeto final (70 horas)

    • Elaboração de um projeto final no âmbito da educação inclusiva, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares da Formação Avançada Pós-Universitária.

    5. SAÍDAS PROFISSIONAIS

    - Exercer docência na área da educação inclusiva (anteriormente designada por NEE / Educação Especial) em entidades de ensino particulares.

    - Concursos em Autarquias com projetos educativos no âmbito da Educação Inclusiva / Educação Especial.

    - Ministrar formação profissional ao nível de cursos EFA (educação e formação de adultos), de níveis B3 (9 º ano) e NS-Nível secundário (12º ano), desde que possua além da sua licenciatura o CAP (certificado de aptidão profissional). São exemplos destes cursos com unidades de formação de curta duração (UFCD) 25 horas a 50 horas na área da educação especial/educação inclusiva, os cursos de Auxiliar de Ação Educativa e Técnico de Ação Educativa, entre outros.

    - Prestar apoio pedagógico na área da Educação Inclusiva.

    Exemplos de UFCD que poderá ministrar:

    - Crianças com Necessidades Específicas de Educação

    - Formas de Intervenção Precoce em Crianças com Necessidades Específicas de Educação

    - Intervenção Pedagógica em Crianças com Necessidades Específicas de Educação

    - Atividades Pedagógicas com Crianças com Necessidades Específicas de Educação

    - Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais

    NOTA: Para concorrer ao concurso nacional de professores, aos grupos 910 / 920 (Educação Especial) deverá realizar uma Pós-Graduação acreditada pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Universidade do Minho).

    7. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

Outro curso relacionado com educação especial

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |