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Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Inclusiva - Online

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Método: Online
Tipo: Cursos
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Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Inclusiva - Online

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Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Inclusiva - Online Comentários sobre Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Inclusiva - Online
Conteúdo:
Inscrições AbertasEntidade Formadora Certificada Pela DGERT1.Cognos Formação e Desenvolvimento PessoalEm qualquer parte em formato e-Learning2. DESTINATÁRIOS Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação, Técnicos de acção Educativa, Assistentes Sociais, Animadores Sócio – Culturais e outros profissionais que atuem na área de educacional ou pretendam vir a investir nesta área.3. OBJETIVOS Esta Formação Avançada Pós-Universitária surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho.O que mudou no âmbito das necessidades educativas especiais e educação especial?  Futuramente iremos abandonar as designações de ensino especial e necessidades educativas especiais?•Como será constituída a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva? •Como se processa a identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão? •Quais serão as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão? •Quais serão os recursos específicos e níveis de intervenção na educação inclusiva?Nesta Formação Avançada Pós-Universitária terá a resposta a todas estas questões e a outras temáticas inseridas no âmbito da Educação Inclusiva.A pertinência da Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Inclusiva é transversal aos professores, psicólogos, membros do conselho pedagógico, diretores, pais e outros intervenientes no âmbito escolar, pois proporciona formação atualizada sobre a operacionalização em sala de aula dos princípios da educação inclusiva (todas as crianças e alunos com acesso e participação, de modo pleno e efetivo, aos mesmos contextos educativos), bem como do processo de implementação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.A mudança rumo à inclusão implica repensar a escola em todas as suas dimensões!4. PLANO CURRICULARMódulo 1: Educação Inclusiva (Enquadramento Legal)Módulo 2: Objetivos da Educação InclusivaMódulo 3: Público-alvo da Educação Inclusiva e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade ObrigatóriaMódulo 4: Constituição e Competências da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação InclusivaMódulo 5: Processo de Identificação de Medidas de Suporte à Aprendizagem e InclusãoMódulo 6: Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão, Recursos Específicos e Níveis de IntervençãoMódulo 7: Pais ou Encarregados de Educação - Direitos e DeveresMódulo 8: Participação das Famílias e Comunidade, na Educação InclusivaMódulo 9: Projeto5. SAÍDAS PROFISSIONAIS - Exercer docência na área da educação inclusiva (anteriormente designada por NEE / Educação Especial) em entidades de ensino particulares.- Concursos em Autarquias com projetos educativos no âmbito da Educação Inclusiva / Educação Especial.- Ministrar formação profissional ao nível de cursos EFA (educação e formação de adultos), de níveis B3 (9 º ano) e NS-Nível secundário (12º ano), desde que possua além da sua licenciatura o CAP (certificado de aptidão profissional). São exemplos destes cursos com unidades de formação de curta duração (UFCD) 25 horas a 50 horas na área da educação especial/educação inclusiva, os cursos de Auxiliar de Ação Educativa e Técnico de Ação Educativa, entre outros.- Prestar apoio pedagógico na área da Educação Inclusiva.Exemplos de UFCD que poderá ministrar:- Crianças com Necessidades Específicas de Educação- Formas de Intervenção Precoce em Crianças com Necessidades Específicas de Educação- Intervenção Pedagógica em Crianças com Necessidades Específicas de Educação- Atividades Pedagógicas com Crianças com Necessidades Específicas de Educação- Educação Inclusiva e Necessidades Educativas EspeciaisNOTA: Para concorrer ao concurso nacional de professores, aos grupos 910 / 920 (Educação Especial) deverá realizar uma Pós-Graduação acreditada pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Universidade do Minho).6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADOA formação avançada pós-universitária é uma formação profissional que não atribui grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Atribui sim, um Certificado de Formação Profissional Avançada Pós-Universitária, de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.A realização deste tipo de formação não está reservada a instituições de ensino superior.O Certificado de Formação Profissional de Formação Avançada Pós-Universitária é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere: 1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.
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