Home > Pós-graduação > Gerontologia > Guarda - Guarda > Pós-graduação em Gerontologia Social - Guarda - Guarda - Guarda

Pós-graduação em Gerontologia Social

Solicite informação sem compromisso ESEG/IPG - Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-graduação em Gerontologia Social - Presencial - Guarda - Guarda - Guarda

  • Objectivos
    Pretende-se integrar numa arquitectura multidisciplinar de saberes técnico-científicos, a saber: - A análise dos processos biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento; - A percepção das causas, características, tendências e implicações do envelhecimento demográfico no quadro das sociedades contemporâneas; - O percurso das idades, modos de vida e formas de envelhecimento; - As políticas e programas direccionados para as pessoas idosas; - A metodologia e as técnicas de intervenção em gerontologia social
  • Dirigido a
    - Titulares de uma licenciatura na área das ciências sociais e humanas, especialmente em serviço social, psicologia, sociologia, recursos humanos, ou outros licenciados que desempenhem funções nas áreas do interesse social; - Poderão, ainda, ser admitidos candidatos por análise curricular.
  • Titulação
    Pos-graduacao em Gerontologia Social
  • Conteúdo

     Uma das principais transformações sociais ocorridas nas últimas décadas do século passado traduz-se no designado fenómeno do envelhecimento demográfico. O prolongamento da esperança de vida associado aos progressos das ciências médicas, à melhoria geral das condições de vida e à maior cobertura e eficácia dos sistemas de cuidados, traduziu-se, a par da quebra de nascimentos, quer no aumento do peso relativo da população idosa no conjunto da população mundial e europeia, quer no aumento dos grupos de pessoas idosas de idades mais avançadas.

    A par dos ganhos da qualidade de vida das pessoas idosas e muito idosas, uma outra dimensão do fenómeno do envelhecimento populacional é o da dependência, o qual afecta um número relevante e crescente da população, bem como as transformações na estrutura familiar e nas redes de suporte social baseadas no parentesco, na amizade e na vizinhança. Todos estes factores têm conduzido, de forma crescente, à necessidade da oferta de um diversificado e amplo sistema de serviços sociais para as pessoas idosas.

    A procura do saber sobre as interdependências entre o envelhecimento humano e social, designadamente ao nível do impacto dos fenómenos do envelhecimento nas estruturas familiares, na economia, na protecção social, no direito, nas representações sociais sobre a vida, nas práticas culturais, na relação com o tempo, deu lugar à construção de uma área transdisciplinar do conhecimento que tem sido designada de gerontologia social, e cuja importância para a qualificação das políticas e intervenções sociais na velhice vem sendo crescentemente reconhecida.

     

    Unidade curricular
    Sociedade contemporânea e problemática do envelhecimento  
    Biologia e aspectos psicossociais do envelhecimento  
    Questões éticas, protecção e intervenção com pessoas idosas  
    A problemática do fim da vida e da morte  
    Políticas sociais do envelhecimento  
    Investigação em gerontologia social

Outro curso relacionado com Gerontologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |