Home > Pós-graduação > Psicologia - Aplicada > Lisboa - Cidade > Pós-Graduação em Inserção Social e Profissional em Contextos de Crise - Lisboa - Cidade - Lisboa

Pós-Graduação em Inserção Social e Profissional em Contextos de Crise

Solicite informação sem compromisso ISPA - Instituto Universitário Ciências Psicológicas Sociais e da Vida

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Inserção Social e Profissional em Contextos de Crise - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Conteúdo
    Pós-Graduação em Inserção Social e Profissional em Contextos de Crise


    Apresentação do Curso


    Num contexto e tempo em que a crise económica e social faz sentir os seus extensos e pesados efeitos nas pessoas, grupos e comunidades, as estruturas e serviços de inserção social e profissional enfrentam uma situação paradoxal:


    Enquanto os recursos, nomeadamente humanos e económicos, sofrem elevadas reduções, a gravidade, extensão e número de pessoas em crise de inserção social/profissional começam a atingir valores preocupantes, podendo vir a ameaçar, segundo algumas perspetivas, a coesão social.


    Como, nestas circunstâncias, orientar e desenvolver os necessários processos de inserção social e profissional num mercado de trabalho em forte regressão?


    É, ainda, credível perspetivar objetivos, meios e estratégias para a (re)inserção social e profissional?


    É nossa convicção social e científica que há espaço, recursos e vontades de saber e saberes-fazer para ousar inovar nas, necessariamente complexas, respostas à procura de (re)inserção social e profissional das pessoas em situação/processo de vulnerabilidade social/profissional.

     
    Há obstáculos a identificar, há novas parcerias e alianças a estabelecer/aprofundar, há novos modelos a (re)inventar, há novas práticas a (re)criar e desenvolver.


    A presente Pós Graduação, a realizar em colaboração com o Centro de Estudos e Investigação em Intervenção Social da Universidade de Estrasburgo, procura, neste quadro, constituir-se como um tempo e um espaço de aprofundamento de diálogos, de confronto de ideias, saberes, projetos e práticas para a “Inserção Social e Profissional em Contextos de Crise”.

     
    No âmbito do protocolo entre o ISPA e a Universidade de Estrasburgo, alguns estudantes da Pós-Graduação poderão ser convidados a realizar, com estadia subsidiada, um Curso Intensivo de uma semana, em Estrasburgo, que envolverá Conferências e Visitas de Estudo a Instituições e Serviços de Reabilitação e Inserção Social.

     
    Este Curso será co-coordenado pelos Professores Patrick Colin (Universidade de Estrasburgo) e Arménio Sequeira (ISPA).


    Objectivos do Curso


        Atualizar/aprofundar capacidades e competências de saber e saberes-fazer em inserção social e profissional em contextos de crise;
        Desenvolver, sustentados no gosto e práticas do diálogo informado, do debate de perspetivas, projetos e práticas profissionais, a capacidade de análise e estudo dos contextos e fatores dos processos/situações de inserção/exclusão;
        Construir, em contexto multiprofissional, reflexões/projetos específicos de intervenção em inserção social e/ou profissional junto de pessoas em situação/processo de vulnerabilidade.

Outro curso relacionado com Psicologia - Aplicada

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |