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Pós-Graduação em Orientação Educativa ─ Indisciplina e Violência em Contexto Escolar: Prevenção e Resposta

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Comentários sobre Pós-Graduação em Orientação Educativa ─ Indisciplina e Violência em Contexto Escolar: Prevenção e Resposta - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Objetivos

    * Proporcionar uma formação geral em Ciências da Educação pertinente ao foco da formação, disponibilizadora de categorias de análise da escola, dos grupos e dos indivíduos no seu processo de desenvolvimento em contexto;
    * Proporcionar uma formação na Componente de Especialidade indutora da valorização efectiva de ambientes sociais positivos, caracterizados por uma cultura e práticas de participação e inclusão, facilitadores do desenvolvimento psicossocial e cívico dos estudantes e da adopção de condutas sociais positivas;
    * Proporcionar uma formação na Componente de Especialidade que prepare para a resposta educativa precoce à indisciplina e às condutas violentas;
    * Proporcionar uma formação na Componente de Especialidade indutora da adopção pelos formandos de um modelo sistémico de intervenção educativa, que atente não apenas na acção directa junto do e com o aluno, mas também nas e com as unidades sociais com relevo para a sua vida escolar ─ sala de aula (pares; turma; conselho de turma), escola, família, comunidade;
    * Proporcionar uma formação na Componente de Especialidade indutora da adopção de estratégias de intervenção de natureza metódica, sistemática, em suma, planeada;
    * Proporcionar uma formação na Componente de Especialidade indutora da adopção complementar de estratégias de intervenção nas aprendizagens e na relação, com base no pressuposto que as más aprendizagens tendem a gerar más condutas;
    * Proporcionar uma formação na Componente de Especialidade indutora da adopção de estratégias de diagnóstico e intervenção assentes em evidências e que capacitem para a detecção precoce de situações de risco e de necessidades educativas especiais;
    * Proporcionar uma formação na Componente de Projecto que facilite a transferência adequada das metodologias de investigação para acções direccionadas quer à compreensão dos contextos de intervenção, quer ao consequente desenho de intervenções educativas, quer à avaliação das mesmas;
    * Proporcionar na Componente Orientada para o Projecto um contexto de apoio crítico e colaborativo ao desenvolvimento de uma acção ou de um estudo na área de especialização, úteis quer para a intervenção educativa directa do formando, quer para a coordenação e sua assessoria a outros professores;
    * Proporcionar o desenvolvimento ou aquisição de um repertório diversificado de estratégias de intervenção e assessoria direccionadas ao foco da formação.


    Avaliação

    Cabe a cada Unidade Curricular definir a avaliação respectiva, que será expressa numa escala de 0 a 20.
    Certificação

    O diploma de especialização é conferido aos que, através da aprovação em todas as unidades curriculares, tenham obtido o número de créditos fixado.

    Horário

    Duas ou três vezes por semana, 3ª e 5ª feiras (das 18 horas às 22 horas) e, ou sábados (das 9 horas às 13 horas).
    Regime de Frequência

    Curso presencial com obrigatoriedade de presença em 2/3 da respectiva duração.
    Ligação do Curso às Atividades de Investigação

    Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
  • Dirigido a
    Destina-se a professores, quer àqueles cuja actividade decorre prioritariamente junto das crianças e jovens, quer àqueles que desenvolvem actividades de assessoria e coordenação de equipas educativas, cumulativamente ou em regime de exclusividade (direcção de turma, coordenação pedagógica, professores de educação especial, direcção de estabelecimento, entre outras). Destina-se igualmente a outros técnicos envolvidos no processo educativo, com especial relevo para os psicólogos que exercem a sua actividade em contexto escolar e técnicos da administração escolar central e local.
  • Conteúdo

    O foco desta formação incide no desenvolvimento de competências eficazes de diagnóstico e de acção educativa, quer no domínio da promoção da conduta psicossocial positiva, quer da resposta à conduta disruptiva na escola e na aula. 

    A relevância desta formação decorre, por um lado, do incontornável valor formativo da escola, da sua contribuição para a formação e desenvolvimento pessoal, social e cívico dos estudantes e, por via disso, para a necessidade de um maior investimento na formação dos professores e outros técnicos para a resposta educativa a esse papel que a escola inquestionavelmente detém.

    A relevância desta formação decorre, por outro lado, do agravamento da vida social em muitas escolas, que apresentam um registo de incidências disruptivas progressivamente mais frequentes, mais graves e mais difundidas na população escolar. Dinâmicas escolares com estas características traduzem o impacto na escola das difíceis condições de vida material e, ou emocional de largos estratos sociais na sociedade contemporânea, agravadas pelo culto da violência em diversas expressões da actual cultura do entretenimento. Porém, a escola, pelo modo como se organiza e funciona, pode constituir-se como factor de agravamento da situação, ou antes como um ambiente de qualidade promotor de condutas positivas e da correcção das condutas pessoal e socialmente desajustadas. Para que a escola, através dos professores, directores de turma e outros técnicos, nomeadamente os psicólogos, possa desempenhar este último papel, a aposta na formação apresenta-se da maior necessidade: uma formação focada na aquisição de competências de compreensão e acção educativa potenciadoras do desenvolvimento psicossocial e cívico dos estudantes, bem como da prevenção e resposta eficaz aos problemas de comportamento.

    Entretanto, a estrutura e composição curricular do curso assentam na valorização de algumas opções em que se aposta, de que se destacam as seguintes:

    1. a aposta na articulação entre a promoção educativa do desenvolvimento psicossocial e cívico dos estudantes e a prevenção de condutas sociais positivas;
    2. a aposta na prevenção, sem desvalorização da importância da resposta educativa às situações de disrupção;
    3. a aposta no valor do modelo sistémico de intervenção, potenciador de compreensões mais ricas das situações e de estratégias mais poderosas de intervenção e colaboração;
    4. a aposta na intervenção educativa planeada, por contraste com a intervenção avulsa e errática;
    5. a valorização da detecção e intervenção precoces dos problemas, particularmente em situações de maior risco;
    6. o entendimento que maus resultados nas aprendizagem tendem a gerar más condutas e a consequente valorização da intervenção educativa complementar nas aprendizagens e na relação;
    7. a aposta numa formação geral em Ciências da Educação pertinente ao foco da formação;
    8. a aposta no desenvolvimento de competências de pesquisa direccionadas à compreensão e intervenção na escola;
    9. a  aposta numa capacitação profissional assente no domínio de estratégias educativas diversificadas na prevenção e na resposta.

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