Curso de Psicologia Oncológica: Aconselhamento Centrado no Doente e na Família para Profissionais de Saúde

Solicite informação sem compromisso ISPA - Instituto Universitário Ciências Psicológicas Sociais e da Vida

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso de Psicologia Oncológica: Aconselhamento Centrado no Doente e na Família para Profissionais de Saúde - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Conteúdo
    Curso de Psicologia Oncológica: Aconselhamento Centrado no Doente e na Família para Profissionais de Saúde


    Apresentação do Curso

    É uma realidade a necessidade de um atendimento centrado no doente oncológico e na sua família, dando relevo aos aspectos psicossociais, em todas as fases da doença (diagnostico, tratamentos, sobrevivência, recidiva e paliativos).

     
    Para tal, há a necessidade de oferecer uma formação destinada a todos os profissionais de saúde (psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas) de formar a proporcionar um treino inclusivo e interdisciplinar. Pretende-se abordar todos os aspectos emocionais, físicos, sociais e espirituais dos doentes e familiares, para que cada um dos profissionais de saúde possa desenvolver competências psicossociais, comunicacionais e de gestão de emoções.


    A criação deste Curso de Pós Graduação pretende colmatar a necessidade de formação especializada nesta área, de forma a possibilitar a aquisição de um conjunto de conhecimentos nos domínios da avaliação e intervenção psicossocial a todos os profissionais de saúde.


    Objectivos do Curso

    O curso de Pós Graduação em Psicologia Oncológica visa promover o conhecimento e competências práticas na intervenção com o doente e família. Esta constitui-se uma área de conhecimento e intervenção de relevância central para a saúde, tendo em conta, não só a incidência do cancro, como as suas consequências para a qualidade de vida dos doentes.

     

    Como objectivos pretende-se adquirir conhecimentos teórico-praticos ao nível:

        Aspectos básicos em oncologia: adesão a rastreios, epidemiología, etiología, factores de risco, tratamentos.
        Qualidade de vida e aspectos psicossociais do paciente oncológico: avaliação, intervenção e integração de dados empíricos.
        Aspectos específicos em oncologia: psicopatologia; sexualidade, infertilidade, imagem corporal, crescimento pessoal, espiritualidade, dor, risco familiar, ética, comunicação.
        Treino de técnicas específicas de intervenção: técnicas de aconselhamento em saúde, técnicas cognitivo-comportamentais, suporte-expressivo
        Intervenção individual, em grupo, casal, família e paliativos
        Investigação aplicada aos aspectos psicossociais

     

    Como o modelo formativo inclui sessões temáticas e discussão de casos, para além dos trabalhos apresentados pelos Estudantes, permite que as aulas sejam mais ativas, bem como um melhor conhecimento das competências necessárias para realizar uma intervenção centrada na pessoa.

Outro curso relacionado com psicologia - aplicada

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |