Curso de MBA Gestão e Coordenação Pedagógica da Formação - Online

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  • Conteúdo

    Inscrições Abertas

    Entidade Formadora Certificada Pela DGERT

    1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal

    Em qualquer parte em formato e-Learning

    2. DESTINATÁRIOS 

    Diretores e técnicos de formação, consultores, coordenadores, formadores e gestores de recursos humanos que pretendam adquirir competências na área da gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos;  Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação.

    3. OBJETIVO GERAL 

    Pretende-se que no final da MBA, os formandos tenham adquirido competências base que lhes permitam ficar habilitados a exercer a função de Gestor de Formação ou de Coordenador Pedagógico, numa entidade formativa, estando aptos para a gestão de todas as fases do processo formativo, garantindo a qualidade dos produtos formativos desenvolvidos.

    4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    • Compreender os princípios de gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos;

    • Conhecer o contexto normativo em que se insere a formação profissional;

    • Planear, conceber, executar, gerir e avaliar programas e ações formativas, tendo como base o estudo de diagnóstico e levantamento de necessidades formativas;

    • Conhecer o processo de certificação de entidades formativas;

    • Conhecer as plataformas técnológicas de gestão e organização da formação;

    • Compreender as diferentes tipologias de formação à distância e respetivos ambientes virtuais de aprendizagem;• Reconhecer a importância das auditorias e implementação de melhorias contínuas no sistema de gestão da formação.

    5. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1: Enquadramento legal da formação (10 horas)
    1. Siglas e Abreviaturas
    2. Políticas Europeias e Nacionais de Educação e Formação
    3. O Sistema e o Catálogo Nacional de Qualificações
    4. Principais Ofertas Formativas Disponíveis
    5. Conceitos e Fundamentos da Formação Profissional
    6. Legislação de Enquadramento da Formação Profissional
    7. Tipos de Formação Profissional: Inicial e Contínua
    8. Modalidades de Formação Profissional
    9. Modalidades de Intervenção Formativa
    10. Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências


    Módulo 2: Gestor de formação e coordenador pedagógico (10 horas)
    1. Recursos Humanos na formação
    2. Funções fundamentais na equipa3. Gestor de Formação e suas funções
    3.1. Requisitos contratuais do Gestor de Formação
    3.2. Requisitos para o exercício/admissão da função de Gestor de Formação
    4.Coordenador Pedagógico e suas funções
    4.1. Requisitos contratuais do Coordenador de Formação
    4.2. Requisitos para o exercício/admissão da função de Coordenador Pedagógico
    5. Formador e suas funções
    6. Acumulação de funções

    Módulo 3: Planeamento e gestão da formação (40 horas)
    1. Introdução
    2. O desenvolvimento do processo de formação
    2.1. Diagnóstico de Necessidades de Formação
    2.1.1. Metodologias e Técnicas de Diagnóstico de Necessidades de Formação
    2.1.1.1. Definir problemas, identificar causas, propor soluções
    2.1.1.2. Metodologia de Planeamento de Projetos por Objetivos
    2.1.1.3. Estudo das necessidades pela análise do desempenho
    2.1.1.4. Método misto
    2.1.2. Metodologias e Técnicas de recolha de informação para Diagnóstico de Necessidades de Formação
    2.1.2.1. Observação de campo
    2.1.2.2. Questionários
    2.1.2.3. Entrevistas individuais
    2.1.2.4. Entrevistas em grupo
    2.1.2.5. Documentos de controlo interno
    2.1.2.6. Documentos estratégicos2.2. Planificação da Atividade Formativa
    2.2.1. Objetivos, metas e indicadores de acompanhamento2.3. Conceção de desenvolvimento da atividade formativa
    2.3.1. Programa de Formação
    2.3.2. Recursos Técnico-Pedagógicos
    2.3.2.1. Conceção ou adaptação de suportes de apoio à aprendizagem
    2.3.2.2. Estruturação de recursos pedagógicos de apoio aos formadores
    2.3.3. Promoção e Divulgação da Formação
    2.4. Processo de Recrutamento e Seleção de Formadores e Formandos
    2.5. Instalações e Equipamentos
    2.6. Dossier Técnico-Pedagógico
    2.7. Acompanhamento da Formação
    2.7.1. Avaliação da Formação
    2.7.1.1. Transferência: formas de a promover2.7.1.2. Avaliação do Impacte da Formação
    2.7.1.3. Técnicas de Avaliação de Formandos

    Módulo 4: Certificação de entidades formadoras (40 horas)
    1. Introdução
    2. Transição da acreditação para a certificação
    2.1. O sistema de acreditação das entidades formadoras
    2.2. O sistema de certificação: princípio de mudança
    2.3. Principais conceitos
    2.4. Entidade certificadora3. O Guia do Sistema de Certificação de Entidades Formadoras
    3.1 Importância do guia do sistema de certificação
    3.2. Requisitos de certificação
    3.2.1. Requisitos prévios
    3.2.2. Requisitos do referencial de qualidade3.3. Etapas
    3.4. A plataforma de suporte ao sistema de certificação4. Questões jurídicas na certificação de entidades formadoras
    4.1. Legislação base do sistema de certificação
    4.2. A proteção de dados pessoais
    4.3. As obrigações legais no tratamento de reclamações
    4.4. As necessidades legais de formação profissional5. A escolha das áreas a certificar6. Recursos Humanos7. Regulamentação e requisitos funcionais dos espaços formativos e de atendimento ao público8. Audiência prévia

    Módulo 5: Plataformas tecnológicas de gestão e organização da formação (15 horas)

    Plataformas de apoio à gestão da formação
    1. Moodle
    2. SIGO
    3. Passaporte Qualifica
    4. SIIFSE

    Módulo 6: E-learning e ambientes virtuais de aprendizagem (15 horas)

    1. Introdução
    2. Formação à Distância
    2.1. Definição
    2.2. Papel da Tecnologia
    2.3. Características
    2.4. Vantagens e Desvantagens
    3. Modalidades de Formação à Distância
    3.1. E-learning
    3.2. B-learning4. Ambientes de apoio à Aprendizagem
    4.1. Plataformas de Apoio à Aprendizagem
    4.2. Comunicação Online
    4.3. Papel do Formador

    Módulo 7: Auditorias e melhorias contínuas da formação (20 horas)
    1. Introdução: Sistemas de Gestão da Qualidade na Formação Parte I
    2. Auditorias: Conceitos e Terminologia
    3. Recursos Humanos
    4. Princípios de uma Auditoria Eficaz
    5. Tipos de Auditorias
    6. Âmbito das Auditorias de formação
    7. Critérios de Auditorias
    8. Fontes de Informação
    9. Métodos de Auditoria
    10. Técnicas de auditoria
    11. O Programa da Auditoria
    12. Objetivos da Auditoria
    13. Processo de Auditoria
    14. Atividades de Auditoria15. Melhoria do Processo de FormaçãoParte II1. Norma NP 4512:2012

    Módulo 8: Projeto final (50 horas)

    7. CERTIFICADO

    O Certificado de Formação Profissional de MBA é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

    O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

    O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei n.º 27/2021, de 16 de abril, que refere:

    1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

    f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

    A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

    O curso de MBA não atribui grau académico de mestre nem de doutor.

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