MBA Gestão e Coordenação Pedagógica da Formação - Online

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  • Conteúdo

    Inscrições Abertas

    1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal

    Em qualquer parte em formato e-Learning

    2. DESTINATÁRIOS 

    Habilitações mínimas: Licenciatura.

    Diretores e técnicos de formação, consultores, coordenadores, formadores e gestores de recursos humanos que pretendam adquirir competências na área da gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos e, outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação, titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, ou superior.

    3. OBJETIVO GERAL 

    Pretende-se que no final da MBA, os formandos tenham adquirido competências base que lhes permitam ficar habilitados a exercer a função de Gestor de Formação ou de Coordenador Pedagógico, numa entidade formativa, estando aptos para a gestão de todas as fases do processo formativo, garantindo a qualidade dos produtos formativos desenvolvidos.

    4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    • Compreender os princípios de gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos;

    • Conhecer o contexto normativo em que se insere a formação profissional;

    • Planear, conceber, executar, gerir e avaliar programas e ações formativas, tendo como base o estudo de diagnóstico e levantamento de necessidades formativas;

    • Conhecer o processo de certificação de entidades formativas;

    • Conhecer as plataformas técnológicas de gestão e organização da formação;

    • Compreender as diferentes tipologias de formação à distância e respetivos ambientes virtuais de aprendizagem;• Reconhecer a importância das auditorias e implementação de melhorias contínuas no sistema de gestão da formação.

    5. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1: Enquadramento legal da formação (10 horas)

    • Legislação de Enquadramento da Formação Profissional
    • Conceito de Formação Profissional
    • Introdução ao Sistema de Formação Profissional
    • Sistema Nacional de Qualificações

    Módulo 2: Gestor de formação e coordenador pedagógico (10 horas)
    • Recursos Humanos na formação
    • Funções fundamentais na equipa
    • Gestor de Formação e suas funções
      • Requisitos contratuais do Gestor de Formação
      • Requisitos para o exercício/admissão da função de Gestor de Formação
    • Coordenador Pedagógico e suas funções
      • Requisitos contratuais do Coordenador de Formação
      • Requisitos para o exercício/admissão da função de Coordenador Pedagógico
    • Formador e suas funções
    • Acumulação de funções


    Módulo 3: Planeamento e gestão da formação (40 horas)
    • Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos alvo
    • Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução da formação)
    • Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas
    • Técnicas de utilização de equipamentos de formação
    • Técnicas de avaliação dos formandos
    • Metodologias e técnicas adequadas para a avaliação da qualidade e eficácia da formação.


    Módulo 4: Certificação de entidades formadoras (40 horas)
    • Transição da acreditação para a certificação
    • Vantagens inerentes à certificação pela DGERT
    • Requisitos prévios de qualidade
    • Principais obrigações de uma entidade certificada
    • Características do processo de certificação
      • Inicial
      • Manutenção
      • Alargamento
    • Organização do processo de certificação à DGERT

    Módulo 5: Plataformas tecnológicas de gestão e organização da formação (15 horas)
    • Plataformas de apoio à gestão da formação
      • Moodle
      • SIGO
      • Passaporte Qualifica
      • SIIFSE
    Módulo 6: E-learning e ambientes virtuais de aprendizagem (15 horas)

    • Formação à Distância
      • Definição
      • Papel da Tecnologia
      • Características
      • Vantagens e Desvantagens
    • Modalidades de Formação à Distância
      • E-learning
      • B-learning
    • Ambientes de apoio à Aprendizagem o Plataformas de Apoio à Aprendizagem
      • Comunicação Online
      • Papel do Formador


    Módulo 7: Auditorias e melhorias contínuas da formação (20 horas)
    • Auditorias: Conceitos e Terminologia
    • Recursos Humanos
    • Princípios de uma Auditoria Eficaz
    • Tipos de Auditorias
    • Âmbito das Auditorias de formação
    • Critérios de Auditorias
    • Fontes de Informação
    • Métodos de Auditoria
    • Técnicas de auditoria
    • O Programa da Auditoria
    • Objetivos da Auditoria
    • Processo de Auditoria
    • Atividades de Auditoria
    • Melhoria do Processo de Formação
    • Norma NP 4512:2012


    Módulo 8: Projeto final (50 horas)
    • Elaboração de um projeto no âmbito da Gestão e Coordenação Pedagógica da Formação, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do MBA

    6. CERTIFICADO
    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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