Objectivos
As tesourarias tanto das entidades financeiras como das empresas em geral se sofisticaram gradualmente ao longo desta última década. Por isso, a gestão do risco de divisa e do risco de tipo de interesse, essenciais na gestão tesoureira, foi enriquecida pela aparição de múltiplos instrumentos financeiros tanto de especulação como de cobertura. Por outra parte, a concentração nas tesourarias de grandes volumes de liquidez, unida à possibilidade de alavancagem financeira que os instrumentos derivados oferecem hoje em dia, exigem um controle cada vez mais rigoroso e eficiente das posições adotadas nos diferentes mercados. Nesse sentido, o "Programa Avançado de Especialização em Tesouraria" pretende explicar pela vez primeira a operativa diária de uma tesouraria, explicando e detalhando as inter-relações e as possíveis arbitragens entre as diferentes mesas: Contado, Interbancário, Depósitos, Divisas, Derivados, Swaps, etc... Por outro lado será estudado também o funcionamento de uma mesa de Renda Variável, dando ênfase especialmente às estratégias de arbitragem e o valor relativo.
Conteúdo
METODOLOGIA DE MESTRE ESPECIALIZADA EM DINHEIRO
Durante todo o programa será desenvolvido através de diversas simulações que reproduzem o desempenho de uma Câmara de Tesouro. Para este fim, os alunos formam grupos diferentes, cada um assumir a responsabilidade por uma mesa (dinheiro, tempo, produtos, etc ...), tudo com o objetivo do assistente para completar o programa ter uma visão global funcionamento de um Tesouro.
ACORDOS DE MESTRE ESPECIALIZADA DA FAZENDA
Opções & Futuros / Instituto IEB estabeleceu regras de estágios em entidades diferentes, com a possibilidade de combiná-los com o desenvolvimento dos programas.
• Duração: 138 horas
• Grau obtido: É obrigatória a frequência de um mínimo de 80% do teórico e prático, exceto por justa causa e verificada pela Coordenação do Programa para a obtenção do diploma correspondente.
Datas • / Horário:
Datas: março 2011
Valor- 3.500 euros
• Local de entrega: Madrid