CET em Ilustração Gráfica

Solicite informação sem compromisso ESAG | Escola Superior Artística de Guimarães

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre CET em Ilustração Gráfica - Presencial - Guimarães - Braga

  • Objectivos
    Perfil Profissional



    O técnico de Ilustração Gráfica concebe, supervisiona, executa, de forma autónoma e precisa, electronicamente e/ou manual, objectos gráficos bi ou tridimensionais procedendo igualmente ao acompanhamento e supervisão das respectivas fases de produção.
  • Dirigido a
    Condições de candidatura:



    • Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente.

    • Alunos que tendo obtido aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tendo estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente não o tenham concluído desde que tenham obtido aprovação às disciplinas de Língua Portuguesa, Informática (devendo os mesmos estar sujeitos a um plano de formação profissional);

    • Titulares de uma qualificação profissional do nível 3;

    • Titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;

    • Podem igualmente candidatar-se à inscrição num CET num estabelecimento de ensino superior os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, aquele reconheça capacidades e competências que os qualifiquem para o ingresso no CET em causa.
  • Titulação
    Diploma de Especialização Tecnológica
  • Conteúdo
    O que é um CET?
    O Curso de Especialização Tecnológica (CET) é uma formação pós-secundária não superior que visa conferir qualificação profissional do nível 5, de acordo com a Portaria nº 782/2009, de 23 de Julho.
    Este tipo de qualificação profissional é obtido através da conjugação de uma formação secundária, geral ou profissional, com uma formação técnica pós-secundária, e caracteriza-se por:
    • Ser uma formação técnica de alto nível;
    • Resultar numa qualificação que inclui conhecimentos e capacidades de nível superior;
    • Não exigir, em geral, o domínio dos fundamentos científicos das diferentes áreas em causa;
    • Adquirir capacidades e conhecimentos que permitam, através deles assumir, de forma geralmente autónoma ou de forma independente, responsabilidades de concepção e ou de direcção e ou de gestão.

    O que se obtém no final de um CET?

    À conclusão de um CET com aprovação em todas as unidades de formação é atribuído um Diploma de Especialização Tecnológica (DET) que dá acesso a um CAP - Certificado de Aptidão Profissional de nível 5, emitido no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Profissional, nas condições fixadas pelo Decreto Regulamentar n.º 68/94, de 26 de Novembro. Este CAP é uma certificação profissional válida em toda a União Europeia.

    Referencial de competências:

    - Gerir tecnicamente a produção de objectos gráficos bi e tridimensionais utilizando meios digitais e analógicos;
    - Processar imagens e textos através de processos digitais;
    - Tratar textos e imagens de acordo com a sua forma e conteúdo, utilizando programas informáticos específicos;
    - Analisar esboços concebidos por criadores na área da imagem e formula as estratégias necessárias à sua execução nos diversos meios de produção serial.
    - Compor páginas, utilizando programas informáticos de paginação;
    - Efectuar o registo da composição gráfica em película e em chapa, com vista à sua posterior impressão, utilizando meios digitais;
    - Controlar a execução da calibração dos equipamentos de forma a obter a qualidade pretendida na reprodução dos trabalhos gráficos;
    - Proceder ao tratamento de textos e de imagens e compor a arquitectura das páginas para publicação online;
    - Efectuar a verificação da qualidade de impressão e dar sugestões sobre o apuramento das cores;
    - Gerir a produção técnica de produtos gráficos nos diversos registos da ilustração (factual, didáctico/narrativa e publicitária).

Outro curso relacionado com desenho gráfico

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |