Home > Centros em Portugal > ESAG | Escola Superior Artística de Guimarães

Informação

A Escola Superior Artística do Porto-Guimarães (ESAP Guimarães), instituição de ensino superior politécnico, tem uma nova designação: Escola Superior Artística de Guimarães (ESAG).

A sua entidade instituidora, a CESAP – Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto, obteve do Ministério da Educação e Ciência o reconhecimento de interesse público, publicado pelo Decreto-Lei n.º 227/2015, de 9 de Outubro.

Conclui-se assim um processo de autonomização iniciado em 2006 no âmbito do Processo de Bolonha, com a adaptação dos cursos de bacharelato (Desenho, Manualidade Artística e Pintura) aos actuais cursos de licenciatura (Artes/BD/Ilustração, Artes/Desenho e Artes/Grafismo Multimédia) e com a criação, logo em seguida, dos cursos de Mestrado em Ilustração, Mestrado em Animação Digital e Mestrado em Desenho – Área de especialização em Prática Artística e Área de especialização em Desenho Científico e Arqueológico.

Com actividade em Guimarães desde 1983, então com a designação de Cooperativa de Ensino Superior Artístico Árvore e oferecendo apenas o Curso Superior de Desenho, conferente do grau de bacharel, a ESAP Guimarães, ainda como extensão da Escola Superior Artística do Porto, foi diversificando a sua oferta formativa através dos cursos de bacharelato em Pintura e em Manualidade Artística em 1996. Aprofundando a sua autonomia científica e pedagógica, iniciada com a criação dos cursos de licenciatura e de mestrado já referidos, passou também a oferecer em 2008/2009 dois Cursos de Especialização Tecnológica – Ilustração Gráfica e Desenvolvimento de Produtos Multimédia - até à extinção desta tipologia de formação no ensino superior e à sua substituição pelos cursos técnicos superiores profissionais (CTESP). Completando a sua oferta formativa, a ESAP Guimarães registou em 2015 o CTESP em Desenvolvimento Web com o intuito de responder às necessidades do mercado na área do design para a Web e para aplicações móveis.

A nova designação – ESAG/Escola Superior Artística de Guimarães – em nada vem alterar o que temos vindo a procurar construir: um ensino exigente e personalizado com forte vocação profissionalizante em áreas de formação diferenciadoras. Mas reforça simbolicamente a ligação da escola à cidade, à região e às suas comunidades que pretendemos continuar a servir com renovado empenho.


Esta Escola, inserida no subsistema do Ensino Superior Politécnico, tem desenvolvido uma actividade de formação superior na área das Artes. O Desenho constituiu-se como traço identitário da Escola e como área fundadora e transversal de toda a formação artística que, desde 1983, na então Cooperativa de Ensino Superior Artístico Árvore, foi proposta nos cursos aqui ministrados. Atenta à evolução e transformações culturais e conceptuais deste tão amplo universo das Artes, foram sendo dados passos significativos na concretização do seu Projecto Científico e Cultural que elegeu como áreas de formação a desenvolver o Desenho, as Novas Tecnologias do Design e da Comunicação e o Património. Importante estratégia de gradual consolidação desse projecto foram os Cursos de Pós-Graduação propostos nos últimos anos que constituíram uma possibilidade de aproximação aos territórios atrás enunciados. A possibilidade colocada ao ensino superior nacional de poder garantir uma qualificação dos portugueses no espaço europeu afigurou-se uma oportunidade para a Escola concretizar novas propostas de formação superior artística segundo os princípios definidos pelo Processo de Bolonha. Os novos ciclos de estudos de Licenciatura e Mestrado oferecem uma formação artística alicerçada numa visão contemporânea da Arte que pressupõe uma cada vez maior profissionalização dos diplomados nestas áreas.

A Escola Superior Artística do Porto (Guimarães) tem como entidade tutelar a Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto (CESAP), entidade de utilidade pública sem fins lucrativos, constituída em Maio de 1982 e legalizada por escritura publicada no Diário da República n.º 202, III série de 1 de Setembro de 1982, e possui autorização de funcionamento desde 1990, concedida através da portaria n.º 891/ 90 de 24 de Setembro. A Escola iniciou, no entanto, a sua actividade no ano lectivo de 1983-84, sob a designação de Cooperativa de Ensino Superior Artístico Árvore I, CRL, nas instalações da Associação Cultural e Recreativa Convívio na sequência de um protocolo estabelecido então entre os dirigentes da Cooperativa e a Direcção da referida Associação.

A partir do ano lectivo de 1984-85, a Escola transferiu-se para as actuais instalações, situadas na Rua Francisco Agra 92, na periferia do Centro Histórico da Cidade, ocupando, com a respectiva autorização oficial, um antigo edifício com uma arquitectura originalmente concebida para funcionar como espaço escolar.

Histórico de cursos de ESAG | Escola Superior Artística de Guimarães:

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |