Pós-Graduação em Leituras sobre o Corpo [FEFD]

Solicite informação sem compromisso Universidade Lusófona

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Pós-Graduação em Leituras sobre o Corpo [FEFD] - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    O objetivo deste curso é proporcionar uma oferta formativa que integre diferentes tipos de abordagens. Ao contrário do que é habitual, esta proposta não está centrada na especificidade de uma determinada área disciplinar. A sua ambição extravasa as habituais e limitadas fronteiras em que assenta a formação.



    Neste sentido, o curso dirige-se a diferentes públicos e visa proporcionar:



    - Analisar o corpo segundo uma perspetiva multidisciplinar.



    - Discutir o corpo a partir do universo cultural da sua existência.



    - Compreender o corpo a partir dos seus discursos constitutivos.



    - Incentivar a curiosidade intelectual e o sentido crítico nas diferentes temáticas do curso.
  • Dirigido a
    - Público em geral



    - Professores, Professores de educação física, treinadores., Instrutores de fitness, nutricionistas, enfermeiros, atores.
  • Conteúdo
    O corpo cruza todos os domínios da nossa existência envolvido em um tempo histórico. Como disse Merlelau-Ponty (1999, p.268), "o problema do mundo, e, para começar, o do corpo próprio, consiste no facto de que tudo reside nele." Falar do corpo implica analisar tudo o que toca na sua existência.
    O corpo não é um dado imutável. Em cada época, cada cultura lhe atribui um significado, o constrói e reconstrói, o forma e o deforma. As normas e os valores da dinâmica cultural de cada sociedade configuram uma maneira de ser corpo. Neste sentido, estudar o corpo implica uma leitura plural que vai da higiene à poesia, da fisiologia à política, do profano ao divino. Estudar o corpo é estar perante uma teia complexa. Na sua história, encontramos as marcas da arte, da política, da religião, da economia, da educação, enfim, de tudo o que faz parte da cultura. Isto implica a necessidade de visualizarmos o corpo segundo uma nova cartografia conceitual. Não se compreende que não tenha merecido uma atenção equivalente do ponto de vista da investigação e formação. Com este curso pretendemos colmatar a lacuna formativa que se tem verificado.

Outro curso relacionado com psicologia - aplicada

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |