Descrição da Formação
Neste curso avançado, pretendemos apresentar programas e estratégias de promoção da atenção e do funcionamento executivo em crianças e adolescentes. Estas estratégias podem ser úteis na intervenção com crianças e adolescentes com Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção, e também com crianças com défices específicos nestas funções neurocognitivas. Este curso tem uma componente prática muito significativa, e engloba análise, discussão, resolução e apresentação de casos clínicos.
Acreditação da OPP18,5 créditos nas áreas gerais de Psicologia Psicologia Clínica e da Saúde e de Psicologia da Educação.
A creditação atribuída pela OPP será de utilização exclusiva dos formandos psicólogos, membros efetivos ou psicólogos júnior.
Promoção da atenção em crianças e adolescentes
- Promoção da atenção em crianças e adolescentes
- Modelos neurocognitivos da atenção
- Seleção e construção de exercícios para treino da atenção
- Apps e programas de treino da atenção
- Promoção da atenção com base em mindfulness;
Promoção do funcionamento executivo em crianças e adolescentes
- Promoção do funcionamento executivo em crianças e adolescentes
- Aconselhamento parental e familiar
- Controlo inibitório
- Iniciativa e flexibilidade
- Memória de trabalho
- Planeamento e organização
- Auto-regulação;
Discussão e apresentação de casos clínicos
- Discussão e apresentação de casos clínicos
- Análise de caso clínico
- Identificação das principais dificuldades e défices
- Seleção de estratégias para promoção da atenção e funcionamento executivo
- Apresentação ao grupo e discussão;