Curso de Formação em Hiperatividade

Solicite informação

Curso de Formação em Hiperatividade

  • Conteúdo

    Inscrições Abertas

    Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal

    Em qualquer parte em formato e-Learning

    1. DESTINATÁRIOS

    - Professores;

    - Formadores;

    - Educadores e Auxiliares da Infância;

    - Psicólogos;

    - Sociólogos;

    - Assistentes Sociais;

    - Terapeutas;

    - Todos os potenciais interessados na temática.

    2. OBJETIVO GERAL

    No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de compreender a perturbação em causa e, adquirir ferramentas teórico-práticas para a sua avaliação e intervenção efetiva.

    3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    - Conhecer a perspetiva histórica da Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA);

    - Compreender a etiologia da PHDA ;

    - Identificar os diferentes Critérios de Diagnóstico da PHDA;

    - Conhecer a realidade portuguesa da PHDA tendo em conta os estudos portugueses mais divulgados;

    - Identificar as diferentes co-morbilidades associadas à PHDA;

    - Realizar um correto diagnóstico clínico da PHDA;

    - Identificar as diferentes áreas de intervenção na PHDA, respetivas vantagens e desvantagens;

    - Planear possíveis intervenções de educação sobre a PHDA, ao nível da comunidade escolar e família do portador da PHDA.

    4. SAÍDAS PROFISSIONAIS

    - Licenciados Pré-Bolonha e/ou Mestres em Psicologia: Prática Clínica de Psicologia Clínica e Escolar, em Clínicas, Hospitais e Serviços de Psicologia e Orientação Escolar.

    - Apoio educativo no âmbito das necessidades educativas especiais, no caso de outros profissionais que realizam intervenção neste âmbito.

    5. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1: Caraterização da perturbação hiperativa por défice de atenção (6 horas)

    • A perturbação hiperativa por défice de atenção(PHDA)
    • Definição
    • Enquadramento Histórico da Perturbação
    • Etiologia da PHDA
    • Os Fatores Genéticos/Hereditários
    • Os Fatores Neurobiológicos
    • Os Fatores Ambientais e Psicossociais/Familiares
    • Os Critérios de Diagnóstico para PHDA
    • Os Subtipos
    • Prevalência da PHDA

    Módulo 2: Realidade Portuguesa e co-morbilidade associada à PHDA (4 horas)

    • Realidade Portuguesa da PHDA
    • Perceção da PHDA – estudos portugueses
    • Co-morbilidade associada à PHDA
    • Problemas Psiquiátricos
    • Problemas do Desenvolvimento

    Módulo 3: Diagnóstico, áreas de intervenção, orientações comportamentais no contexto escolar e prognóstico (15 horas)

    • PHDA -Diagnóstico
    • PHDA -Áreas de Intervenção
    • Intervenção ao nível Escolar
    • Intervenção ao nível Familiar
    • Intervenção ao nível Farmacológico
    • Intervenção ao nível Psicomotor
    • Outras intervenções
    • Orientações comportamentais no contexto escolar
    • Prognóstico da PHDA
    • Síntese da problemática PHDA

    6. CERTIFICADO

    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Solicite informação

Outro curso relacionado com ciências sociais