Curso de Técnico de Acção Educativa

Solicite informação

Curso de Técnico de Acção Educativa

  • Objectivos Adquirir competências e atitudes teórico-práticas para o exercício da profissão como técnico de acção educativa;



    Planificar, programar e implementar projectos de acção educativa em creches, jardins de infância, ATL`s, colégios… ;

    Planificar, desenvolver e acompanhar actividades pedagógicas relacionando-as com o quotidiano da criança;



    Enunciar os procedimentos relativos à prevenção de doenças;



    Reconhecer as técnicas de primeiros socorros em caso de acidente.
  • Dirigido a Formação destinada a pessoas que queiram desenvolver competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar ou que pretendam iniciar actividade própria na área da educação infantil.
  • Titulação Certificado de Formação Profissional em Técnico de Acção Educativa, mediante aproveitamento
  • Conteúdo

    INSCRIÇÕES ABERTAS

    1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal

    Em qualquer parte em formato e-Learning

    2. DESTINATÁRIOS

    Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar.

    3. OBJETIVO GERAL

    No final do curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar de crianças até aos 12 anos durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades, cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas.

    4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    - Colaborar e/ou executar a planificação das atividades pedagógicas e lúdicas nos diversos contextos em que atua, tendo em conta as necessidades educativas e a idade das crianças ao seu cuidado;

    - Cuidar de crianças em creches, jardins de infância e estabelecimentos similares;

    - Cuidar de crianças em Atividades de Tempo Livres (ATL);

    - Cuidar de crianças com necessidades específicas de educação, colaborando na programação, no desenvolvimento e no acompanhamento das suas atividades quotidianas e de tempos livres;

    - Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos brinquedos e outros materiais utilizados;

    - Informar os encarregados de educação e/ou o/a Educador/a de Infância sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança.

    5. SAÍDAS PROFISSIONAIS

    O/a Técnico/a de Ação Educativa é o/a profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças, até aos 12 anos, durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação.

    6. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1: Psicologia do desenvolvimento infantil dos 0 aos 12 anos (25 horas)

    • Psicologia do desenvolvimento
    • Conceito
    • Objeto
    • Etapas do desenvolvimento humano
    • Gravidez / nascimento / suas condicionantes
    • Desenvolvimento intra-uterino
    • Desenvolvimento pós-natal
    • Desenvolvimento, crescimento e maturação
    • Fases do desenvolvimento da criança
    • Fases, idades e perfis do desenvolvimento dos 0 aos 12 anos

    Módulo 2: Modelos psicológicos (15 horas)

    • Modelos psicológicos
    • Teoria psicanalítica (Freud)
    • Teoria da maturação (Gesell)
    • Teoria do ciclo vital (Erikson)
    • Teoria cognitiva (Piaget, Brunner)
    • Teoria cognitiva-social (Vygotsky)

    Módulo 3: História da educação- o papel do técnico de ação educativa (10 horas)

    • Evolução histórica da educação em Portugal
    • A educação pré-escolar
    • O ensino básico
    • Funções do Técnico de Ação Educativa

    Módulo 4: Comunicação e Relação Eficaz com Crianças: A relação afetiva e pedagógica (20 horas)

    • Processo de comunicação
    • Conceito
    • Elementos do processo de comunicação
    • Feedback/Empatia
    • Barreiras à comunicação
    • Comportamentos comunicacionais
    • Atitudes ineficazes
    • Comunicação assertiva
    • Relacionamento interpessoal
    • Complexidade e riqueza da personalidade
    • Dinâmica do relacionamento humano
    • Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal
    • Tensões do relacionamento humano
    • Comunicação e relação pedagógica
    • Regras como elemento estruturante da comunicação e relação pedagógica
    • Rotinas como elemento estruturante na organização espácio temporal
    • Relacionamento e educação na infância
    • Relação da criança com outras crianças
    • Relação da criança com adultos
    • Impacto das relações entre adultos na criança
    • Importância do envolvimento parental
    • Abordagem sistémica da família
    • Modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner)
    • Participação da família no projeto educativo e na instituição educativa

    Módulo 5: A nutrição infantil (15 horas)

    • Noções de alimentos, seus constituintes e funções
    • A alimentação nos primeiros dois anos de vida
    • Tipos de aleitamento
    • Cuidados na preparação, administração e esterilização dos biberons
    • Introdução da alimentação diversificada
    • A alimentação da criança dos 3 aos 5 anos
    • A roda dos alimentos e a sua importância na alimentação
    • Ementas saudáveis
    • Distúrbios alimentares - obesidade e má nutrição
    • Alimentação infantil em idade escolar
    • Hábitos alimentares na escola
    • Como alimentar uma criança que está doente
    • Conceitos básicos de noções de higiene alimentar na manipulação dos alimentos
    • Adequado acondicionamento e manuseamento dos alimentos
    • Manutenção dos alimentos à temperatura adequada

    Módulo 6: Primeiros socorros- tipos de acidentes e formas de atuação (10 horas)


    • Prevenção de Acidentes na Infância
    • Acidentes dos 0 aos 2 anos idade: Tipo de acidentes e sua prevenção
    • A criança do Pré-escolar: Tipo de acidentes
    • A criança em idade escolar: Tipo de acidentes e sua prevenção
    • Princípios Fundamentais em Primeiros Socorros
    • Princípios Gerais do Socorrismo
    • Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM)
    • Paragem cardiorrespiratória
    • Suporte Básico de Vida
    • Algoritmo de Suporte Básico de Vida Pediátrico
    • Obstrução da Via Aérea na Idade Pediátrica
    • Situações de emergência médica infantil
    • Feridas
    • Hemorragias/Epistaxis
    • Queimaduras
    • Mordidelas e Picadas
    • Afogamento
    • Lesões Músculo-Esqueléticas: Entorses e fraturas
    • Traumatismos
    • Doenças Súbitas na Criança: Desmaio/Perda de consciência
    • Crise hipoglicémica em Criança Diabética
    • Golpe de Calor e Golpe de frio
    • Crise Asmática em Criança com Asma

    Módulo 7: Necessidades educativas especiais e dificuldades de aprendizagem (25 horas)

    • Necessidades específicas de educação – evolução e modelos
    • Evolução histórica do conceito de necessidades específicas de educação
    • Caracterização das necessidades educativas da educação
    • Crianças com imaturidade de desenvolvimento
    • Crianças hiperativas
    • Dificuldades de aprendizagem
    • Crianças com deficiência
    • Motora
    • Mental
    • Visual
    • Auditiva
    • Crianças com doenças crónicas
    • Papel da família
    • Papel da equipa educativa
    • Deficiência e agressividade

    Módulo 8: Expressão plástica e musical (10 horas)

    • Expressão plástica
    • Fundamentos da expressão plástica
    • Técnicas de expressão plástica
    • Organização dos espaços
    • Considerações finais sobre a expressão plástica
    • Expressão musical
    • Fundamentos da expressão musical
    • Atividades de canto e movimento
    • Atividades rítmicas
    • Instrumentos musicais
    • Considerações finais sobre a expressão musical

    Módulo 9: Expressão dramática, corporal e verbal (10 horas)

    • Expressão dramática
    • Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança
    • Expressão dramática - Jogo simbólico
    • Expressão dramática - Jogo dramático / Teatro
    • Expressão corporal
    • Expressão vocal e verbal

    Módulo 10: Planeamento de atividades pedagógicas e de tempo livre (12 horas)

    • Observação e conhecimento das crianças
    • Planear, agir, avaliar, comunicar e articular
    • Brincar – atividades livres
    • Atividades pedagógicas – orientadas

    Módulo 11: Espaços, materiais e equipamentos – creches e jardins de infância (8 horas)

    • Funções do técnico de ação educativa
    • Verificação dos stocks de materiais não pedagógicos
    • Elaboração e preparação de materiais necessários a atividades pedagógicas
    • Preparação dos espaços e equipamentos para as refeições, sesta e atividades pedagógicas
    • Refeições e sestas
    • Atividades pedagógicas
    • Acompanhamento de refeições
    • Participação nas sestas e na higiene
    • Sesta/ repouso
    • Higiene

    Módulo 12: Higiene, saúde e segurança da criança (8 horas)

    • Saúde e higiene pessoal
    • Higiene oral
    • Alterações cutâneas
    • Despiste de alterações visuais
    • Dietas alimentares
    • Alimentação nos primeiros dois anos de vida
    • Alimentação dos 3 aos 5 anos de vida
    • Alimentação no período escolar
    • Higiene, manutenção e preparação de equipamentos espaços e materiais
    • Conceitos fundamentais
    • Cuidados básicos de saúde
    • Principais doenças da infância
    • Vacinação
    • Ministrar medicamentos
    • Acompanhamento aos serviços de saúde e Informação à família dos acidentados

    Módulo 13: Técnicas de procura de emprego (8 horas)

    • Estratégias de procura de emprego
    • Pesquisa de informação para procura de emprego
    • Medidas ativas de emprego e formação
    • Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
    • Rede de contactos
    • Curriculum vitae
    • Funções do CV
    • Regras da elaboração do CV
    • Tipos de CV
    • Anúncios de emprego
    • Candidatura espontânea
    • Entrevista de emprego
    • Tipos de entrevista
    • Fases da entrevista
    • Aspetos a abordar

    5. CERTIFICADO

    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.


Solicite informação

Outro curso relacionado com educação infantil