INSCRIÇÕES ABERTAS
1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
Em qualquer parte em formato e-Learning
2. DESTINATÁRIOS
Habilitações mínimas: 9º ano. Titulares do grau de 9º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar.
3. OBJETIVO GERAL
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar de crianças até aos 6 anos durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades, cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Vigiar e acompanhar uma ou mais crianças;
- Acompanhar, vigiar e apoiar crianças em atividades de tempos livres;
- Apoiar a educadora na planificação e execução de atividades lúdicas ou pedagógicas, bem como no desenvolvimento de comportamentos que fomentem a autonomia da criança em contexto institucional e em saídas;
- Auxiliar nas tarefas de vigilância de crianças em creches e estabelecimentos similares;
- Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades de crianças com necessidades específicas de educação.
5. SAÍDAS PROFISSIONAIS
O Auxiliar de Ação Educativa é o profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças, até aos 6 anos, durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação. O Auxiliar de Ação Educativa poderá exercer funções de auxiliar de educação infantil em creches, jardins de infância, ATL\'s, colégios, centros comunitários, serviços de apoio domiciliário.
6. PLANO CURRICULAR
Módulo 1: Psicologia do Desenvolvimento Infantil dos 0 aos 6 anos (18 horas)
- Psicologia do desenvolvimento
- Conceito de desenvolvimento
- Fases do desenvolvimento
Módulo 2: Comunicação e Relação eficaz com crianças: a relação afetiva e pedagógica (20 horas)
- Comunicação e relação eficaz com crianças
- Os diferentes estilos de comunicação
- Barreiras à comunicação
- A relação afetiva e pedagógica
- Escuta ativa
- Comunicação positiva
- Fases do processo de comunicação não-violenta
- Alternativas ao castigo
Módulo 3: História da Educação- o papel do auxiliar de ação educativa
- História da educação
- O papel do Auxiliar de Ação Educativa
Módulo 4: Primeiros Socorros- tipos de acidentes e formas de atuação
- Prevenção de Acidentes na Infância
- Acidentes dos 0 aos 2 anos idade
- Prevenir a queda com bebés
- Prevenção de Queimaduras
- Asfixia
- Afogamento
- Intoxicações
- A criança do Pré-escolar
- A criança em idade escolar
- Tipos de Acidentes
- Acidentes Rodoviários
- Princípios Fundamentais em Primeiros Socorros
- Princípios básicos de primeiros socorros
- Sistema Integrado de Emergência Médica
- O que é o Suporte Básico de Vida
- Compressões Torácicas no Lactente
- Obstrução da via aérea na idade pediátrica
- Feridas e Hemorragias
- Definição de Feridas
- Epistaxe - Sangramento Nasal
- Queimaduras
- Quanto à profundidade
- Extensão da Queimadura
- Mordedelas e Picadas
- Afogamento
- Lesões Músculo-Esqueléticas
- Entorses e luxações
- Fraturas
- Traumatismos
- Traumatismo abdominal
- Traumatismo craniano
- Traumatismo do tórax
- Doenças Súbitas na Criança
- Desmaio/perda súbita de consciência
- Crise hipoglicémica em Criança Diabética
- Golpe de Calor e de Frio
- Golpe de Frio/Enregelamento
- Crise Asmática
- Convulsões
Módulo 5: Necessidades Educativas Especiais e Dificuldades de Aprendizagem (25 horas)
- Conceito de NEE e Educação Inclusiva
- Adequações no processo de Ensino-Aprendizagem
- As NEE nos vários tipos de deficiência: Motora, sensorial, intelectual e multideficiência
- Multideficiência
- Paralisia cerebral
- Deficiência mental
- Deficiência auditiva
- Deficiência visual
- Autismo
- Dificuldades de Aprendizagem
- Dislexia
- Disgrafia/disortografia
- Discalculia
- A importância da família
Módulo 6: Expressão Plástica e Musical (10 horas)
- Expressão plástica
- Fundamentos da expressão plástica
- Técnicas de expressão plástica
- Organização dos espaços
- Considerações finais sobre a expressão plástica
- Expressão musical
- Fundamentos da expressão musical
- Atividades de canto e movimento
- Atividades rítmicas
- Instrumentos musicais
- Considerações finais sobre a expressão musical
Módulo 7: Expressão Dramática, corporal e verbal (10 horas)
- Expressão dramática
- Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança
- Expressão dramática - Jogo simbólico
- Expressão dramática - Jogo dramático / Teatro
- Expressão corporal
- Expressão vocal e verbal
Módulo 8: Espaços, materiais e equipamentos - creches e jardins de infância ( 7 horas)
- Funções do auxiliar de ação educativa
- Verificação dos stocks de materiais não pedagógicos
- Elaboração e preparação de materiais necessários para atividades pedagógicas
- Preparação dos espaços e equipamentos para as refeições, sesta e atividades pedagógicas
- Refeições e sestas
- Atividades pedagógicas
- Acompanhamento de refeições
- Participação nas sestas e na higiene
Módulo 9: Higiene, Saúde e Segurança da Criança (10 horas)
- Higiene pessoal
- Saúde e higiene das crianças
- Dos 2 aos 6 anos
- Maiores de 6 anos
- Vigilância da saúde oral
- Alterações cutâneas
- Despiste de alterações visuais
- A alimentação na infância
- A alimentação da criança dos 3 aos 5 anos
- Para que precisamos de uma alimentação saudável?
- Higiene, preparação e manutenção de equipamentos, espaços e materiais
- Cuidados básicos de saúde
- Principais doenças infeciosas da infância
- Administração de medicamentos
- Acompanhamento aos serviços de saúde e informação à família dos acidentados
6. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.