Master em Ciência e Tecnologia Marinha

Solicite informação

Master em Ciência e Tecnologia Marinha

  • Objectivos Objetivo geral:Formar profissionais com uma sólida base em todas as áreas e disciplinas marinhas, de modo a presentarem soluções as diversas problemáticas relacionadas a sua área de atuação, agregando valor os processos organizacionais. Objetivos específicos:Administrar a contaminação de uma zona litorânea potencialmente poluída e traçar medidas corretivas e preventivas.Aplicar a metodologia atualmente empregada para a gestão sustentável de locais de pesca e estimar e corrigir os possíveis impactos derivados do setor aqüícola.Projetar um plano de gestão de um espaço marinho protegido e discutir a idoneidade, tanto de sua localização como de seus objetivos de conservação.
  • Dirigido a Titulados universitários de graduação superior que, por suas características pessoais ou por sua experiência, desejam uma formação de qualidade na área de oceanografia e gestão do litoral.
  • Titulação Master em Ciência e Tecnologia Marinha
  • Conteúdo Apresentação do Programa

    A crescente importância que está adquirindo a gestão sustentável do meio marinho e os ecossistemas litorâneos nas políticas estatais é demonstrada nos numerosos convênios internacionais firmados nos últimos anos. Vários municípios litorâneos, encarregados de cuidar da saúde de suas praias e costas, requerem, cada vez mais, a presença de uma figura especializada na gestão do litoral e de seus recursos, tanto biológicos como turísticos. A esta crescente necessidade de pessoal formado deve-se acrescentar à carência dos planos de formação estatais nas distintas áreas oceanográficas, sendo muito habitual a especialização através de uma graduação.

    O programa em Ciência e Tecnologia Marinha está focado nas aplicações práticas que ocorrem nos sistemas litorâneos. Neste sentido, faz-se um repasso às distintas disciplinas oceanográficas para ter assim uma idéia mais ampla do meio marinho. Uma vez entendidas as interações existentes entre as distintas disciplinas, aprofunda-se no estudo aplicado do meio litoral através de especializações práticas.

Outro curso relacionado com ciências marinhas