Pós-graduação em Análises Clínicas e Saúde Pública

Solicite informação

Pós-graduação em Análises Clínicas e Saúde Pública

  • Objectivos A Pós Graduação em Análises Clínicas e Saúde Pública tem como principais objectivos: - Desenvolver capacidades de combinar e integrar os conhecimentos teóricos e técnicos de modo a resolver problemas reais; - Fornecer um ambiente educacional e profissional que prepare o aluno para uma óptima integração às amplas escolhas profissionais. - O acesso a áreas profissionais diversas e que podem, em termos de carreira abrir novas perspectivas
  • Dirigido a A Pós Graduação em Análises Clínicas e Saúde Pública está estruturada para dotar os profissionais com um elevado nível de conhecimentos e de competências não só para realização de procedimentos laboratoriais complexos, avaliação e interpretação técnica dos resultados, mas ainda para a formulação de questões, resolução de problemas e discussão de resultados em áreas relevantes como a Toxicologia, Biotecnologia Industrial, Análises de Aplicação Veterinária, Biologia e Genética Molecular, Citologia e Histologia e Garantia da Qualidade.
  • Titulação Especialista em Análises Clínicas e Saúde Pública
  • Conteúdo Apresentação do curso

    A área do Diagnóstico Laboratorial constitui um domínio tão precioso quanto indispensável para a qualidade da saúde do cidadão e da comunidade.

    A abrangência multidisciplinar das matérias aqui integradas e a evolução tecnológica subjacente, têm sofrido desenvolvimentos de tal forma marcantes, que as Análises Clínicas e Saúde Pública são hoje reconhecidas como áreas de elevado desempenho em permanente expansão e evolução. São particularmente relevantes as modificações recentemente determinadas pelos novos avanços do conhecimento em áreas como a Biologia Molecular e a Genética, bem como as oportunidades proporcionadas pelo acesso aos meios informáticos de última geração e às ferramentas de natureza Estatística e Epidemiológica actualmente disponíveis.

    A ERISA, perspectivou a Pós Graduação em ACSP como uma formação específica e diferenciada em determinadas áreas profissionais que permitem ao discente uma maior diferenciação profissional.

    Esta formação será um meio eficaz para a aquisição de atitudes e gestos indispensáveis aos profissionais que se propõem contribuir para o progresso do conhecimento e para a valorização do potencial da saúde das comunidades.
    Competências

    A Pós Graduação em Análises Clínicas e Saúde Pública está estruturada para dotar os profissionais com um elevado nível de conhecimentos e de competências não só para realização de procedimentos laboratoriais complexos, avaliação e interpretação técnica dos resultados, mas ainda para a formulação de questões, resolução de problemas e discussão de resultados em áreas relevantes como a Toxicologia, Biotecnologia Industrial, Análises de Aplicação Veterinária, Biologia e Genética Molecular, Citologia e Histologia e Garantia da Qualidade.

    Saídas Profissionais

    - Laboratórios de Análises Clínicas e Serviços de Patologia Clínica;
    - Hospitais;
    - Unidades de Investigação;
    - Laboratório de análise de alimentos e águas;
    - Laboratório de controlo de qualidade (Indústria química e agro-alimentar);
    - Todo e qualquer serviço cuja actividade esteja directamente relacionada com a Saúde Pública.

    Monografia

    O aluno terá de desenvolver um tema específico na área e apresentar na forma escrita e oral.

    Estudos Futuros

    A Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches submeteu a apreciação à Direcção Geral do Ensino Superior, um plano de estudos de 2º ciclo, Mestrado em Análises Clínicas, que abrange diversas áreas de especialização. Desta forma, a ERISA contribuirá para o processo de formação contínua essencial à evolução da profissão.

    Unidades Curriculares:

    Organização e Gestão de dados
    Toxicologia
    Técnicas Avançadas de Citologia e Histologia
    Met.Estastística. Epidemiológica
    Genética Humana
    Hemoterapia
    Saúde Animal
    Biotecnologia Industrial
    Investigação Aplicada I,II
    Garantia da Qualidade
    Análise de Medicamentos
    Semiologia Laboratorial
Solicite informação

Outro curso relacionado com saúde pública