Curso Comunicação & Marketing Municipal

Solicite informação

Curso Comunicação & Marketing Municipal

  • Dirigido a Aos vereadores e outros responsáveis políticos com responsabilidades diretas nestas áreas;
    Aos de técnicos de comunicação, de marketing, de turismo, de relações públicas, protocolo e de organização de eventos;
    Aos jovens que aspiram exercer funções em instituições ligadas ao poder autárquico numa profissão que é um grande desafio.
  • Conteúdo A comunicação e o marketing municipal são determinantes para o êxito das lideranças e para afirmação dos territórios no espaço público global. Exigem conhecimentos e saber fazer específicos que se desenvolveram ao longo dos últimos 60 anos.

    Metodologia Inovadora
    Mais do que o saber teórico, pretende-se que os estudantes compreendam as diversas matérias e os fenómenos a elas ligadas. Quem compreende sabe fazer e é capaz de encontrar soluções para os problemas que surjam.
    Segue-se uma metodologia participativa e envolvente dos estudantes numa turma muito pequena, em que o desafio é experimentar e fazer mais do que o simples aprender.

    Aulas
    As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.

    Saberes e Competências
    • Contribuir para que a comunicação municipal seja cada vez mais eficiente.
    • Capacidade de afirmação de cada Município e Território.
    • Divulgação das notícias da Câmara Municipal.
    • Concretizar a famosa ideia do Presidente da Câmara de Metz de que “Gerir é Comunicar”.
    • Reforçar os conhecimentos práticas sobre a comunicação digital nas redes sociais.
    • Reforçar a capacidade técnica, o saber fazer, a visão e a estratégia de quem faz comunicação municipal.
    • Garantir um emprego desafiador e de qualidade.

    Módulo I CONCEITOS, PRINCÍPIOS E TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
    • Principais conceitos e teorias da comunicação (Jakobson, Watzalawick, Morin, Wolton e Canel).
    • As funções e técnicas da comunicação.
    • Os desafios e as tendências da comunicação na atualidade.
    • Big data, Storytelling, mensagem, imagem, emoções, neuro-comunicação e comunicação interna.
    • Comunicação empresarial, organizacional e municipal.
    • Análise de casos práticos de storytelling.
    Módulo II HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO MUNICIPAL EM PORTUGAL E NA EUROPA
    • A comunicação na história humana.
    • A ciência da comunicação numa perspetiva histórica.
    • A história da comunicação em Portugal.
    • A história da comunicação na Europa.
    • Tony Puig Picard e a perspetiva histórica da comunicação em Barcelona.
    • Análise de casos práticos Montpellier, Barcelona, Oeiras, Famalicão e Porto, numa perspetiva histórica.
    Módulo III O PAPEL DA COMUNICAÇÃO PARA A CREDIBILIDADE E AFIRMAÇÃO DAS CÂMARAS
    • Os princípios éticos da comunicação.
    • Comunicação, propaganda, publicidade e marketing.
    • As lideranças sólidas e as imagens políticas duradouras com base na autenticidade e coerência.
    • A coerência como princípio-chave da credibilidade e confiança.
    • O papel da comunicação e do marketing (citymarketing) na criação de uma imagem credível do Município.
    • O papel da comunicação na afirmação da liderança municipal.
    • Análise de casos práticos: Barcelona, Bilbau, Montpellier, Óbidos e Montalegre.
    Módulo IV ELABORAR A VISÃO, A MISSÃO E AS ESTRATÉGIAS DA COMUNICAÇÃO MUNICIPAL
    • A integração ou lugar da comunicação na organização municipal
    • As funções em concreto de um Gabinete de Comunicação
    • A comunicação planeia-se e gere-se para conquistar objetivos.
    • A visão e visão como pilares de planeamento.
    • Os Eixos Estratégicos do Município e a Comunicação.
    • A Comunicação Municipal é política ou técnica?
    • Caso prático:
      • Elaboração de um organograma da comunicação num município de média dimensão.
    Módulo V COMO ELABORAR O PLANO ESTRATÉGICO DA COMUNICAÇÃO E MARKETING
    • Noção de planeamento e as vantagens do plano – a comunicação uma atividade planificável e gerível.
    • As estratégias de comunicação e a planificação estratégica
    • As etapas essenciais do Plano
      • Diagnóstico - Investigação inicial (organização municipal, munícipes e opinião pública em geral; sistema mediático local, regional e nacional; meios digitais e redes sociais…)
      • Objetivos estratégicos integrantes dos objetivos municipais, objetivos instrumentais, objetivos de curto, médio e longo prazo);
      • Meios e recursos disponíveis para a comunicação e o marketing;
      • Programação de meios, ações e eventos comunicacionais.
      • Modelo e normas de controlo e avaliação
    • Caso prático: elaboração de um plano estratégico de comunicação de um município.
    Módulo VI CONCEITOS, PRINCÍPIOS E TEORIAS DO MARKETINGMódulo VII A RELAÇÃO COM OS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
    • Quem os são os jornalistas e a sua ontologia profissional.
    • As relações com os jornalistas e com os media.
    • Como funcionam e quais os objetivos dos órgãos de comunicação social na atualidade: jornais, rádios e televisões.
    • As bases de dados dos media e dos jornalistas imprescindíveis para a comunicação.
    • Quanto temos uma mensagem a difundir: meios a utilizar, melhores dias e horas, forma (eventos comunicacionais).
    • O press release mais eficiente. Como se elabora e dissemina? (escrito, imagem e audiovisual).
    • A comunicação municipal vista por um jornalista
    • Caso prático: elaboração de vários press release.
    Módulo VIII COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL - AS REDES SOCIAIS
    • Diferenças e semelhanças entre a comunicação por meios analógicos e a comunicação digital.
    • Os formatos integrados de publicidade online
    • O e-mail marketing
    • O web site
    • Os blogs
    • Os microblogs
    • Como utilizar com eficiência cada uma das redes sociais
    • Os utilizadores das redes sociais; perfil e caraterísticas base.
    • Eficiência da publicidade digital – Os vários meios.
    • Caso prático: simulação da utilização das redes com imagens vídeos e textos.
    Módulo IX A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO FERRAMENTA CHAVE DA GESTÃO INTELIGENTE
    • Modelos e conceitos de gestão dos anos 80 até ao presente.
    • O modelo de gestão inteligente.
    • A comunicação interna como meio essencial da gestão inteligente.
    • Interação multissectorial, trabalho colaborativo e comunicação interna.
    • Intranet.
    • Outros meios e metodologias de comunicação interna.
    • Caso prático: planear a comunicação interna numa Câmara Municipal com base na gestão inteligente.
    Módulo X A COMUNICAÇÃO E O MARKETING COMO MOTOR DE DESENVOLVIMENTO
    • O papel da comunicação na base das decisões políticas, pessoais e organizacionais.
    • O papel da comunicação e do citymarketing na promoção dos territórios e dos produtos turísticos.
    • A comunicação na afirmação das lideranças políticas municipais.
    • Análise de casos práticos: Metro do Porto, Autoestrada Porto-Famalicão.
    Módulo XI A COMUNICAÇÃO EM SITUAÇÕES DE CONFLITO E DE CRISE
    • Conceitos de conflito e crise.
    • A comunicação como elemento da crise.
    • Conflito e crises como risco e oportunidade.
    • Tipologias de conflitos e de crises.
    • Fases dos conflitos e das crises.
    • Preparação (recenseamento, check list).
    • Gabinete de Crise.
    • A relação com o sistema mediático sobre uma situação de crise.
    • As doze estratégias de comunicação de crise.
    • A internet e as crises.
    • Casos práticos: elaborar plano de atuação perante uma crise numa câmara municipal.
    Módulo XII COMUNICAÇÃO, OPINIÃO PÚBLICA E SONDAGENS
    • Conceito de Opinião Pública. Existe opinião pública concelhia?
    • Conceito de Sondagens.
    • Teorias da influência da comunicação política na Opinião Pública.
    • Como estudar a opinião públicas. Outras técnicas além das sondagens.
    • Como elaborar um inquérito para uma sondagem.
    • As fases da sondagem e os dados objetivos que a sondagem nos garante.
    • Como ler e compreender uma sondagem, tirando proveito para a gestão municipal.
    • Casos práticos: Elaborar um inquérito para uma sondagem.
    • Casos práticos: Analisar uma sondagem do Centro de Investigaciones Sociológicas.
    Módulo XIII A COMUNICAÇÃO 360º- INTEGRADA, PERMANENTE, SISTÉMICA E ESTRATÉGICA
    • A comunicação 360º como principal tendência da comunicação hoje.
    • Conceito de comunicação 360º.
    • A comunicação Interna no âmbito da 360º.
    • Estratégias de comunicação 360º.
    • Meios analógicos e meios digitais
    • Comunicação constante e permanente.
    • Comunicação e Relações Públicas
    • Comunicação e organização de eventos
    • Comunicação e protocolo.
    • Comunicação
    • Caso prático: elaborar um plano na ótica da comunicação 360º.
    Módulo XIV A COMUNICAÇÃO DOS GOVERNOS FACE À COMUNICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS
    • Semelhanças e diferenças entre a comunicação dos governos e a comunicação municipal.
    • A comunicação do governo do Reino Unido – principais especificidades.
    • A comunicação na administração presidencial Americana.
    • A comunicação do governo português.
    • A comunicação nos municípios portugueses (pequeno, médio e grande)
    • Caso prático: análise à comunicação na Câmara Municipal do Porto.
    • Relações Públicas, Organização de Eventos e Protocolo
    Módulo XV ENQUADRAMENTO LEGAL DA COMUNICAÇÃO MUNICIPAL
    • A comunicação municipal é obrigatória nos termos da Constituição e da Lei.
    • A eficácia das decisões municipais obriga á sua publicitação.
    • A Lei das Autarquias e a Comunicação (Lei 75/2013 de 12 de setembro).
    • A Lei de Imprensa (Lei 2/99 de 13 de janeiro), que regula o direito de resposta).
    • A Lei das Sondagens (Lei 10/2011 de 21 de janeiro).
    • Caso prático: análise a artigos concretos de cada uma das Leis).
    Módulo XVI DO MARKETING E PUBLICIDADE MUNICIPAIS
    • Conceitos modernos de marketing e de publicidade.
    • Publicidade digital e marketing digital.
    • Estratégias de marketing.
    • O Marketing no processo de resposta às necessidades e expetativas dos munícipes.
    • Princípios de marketing.
    • Técnicas de segmentação.
    • Marketing Misto.
    • Buzz marketing.
    • Marketing viral.
    • Plano de Marketing.
    • Medir o retorno nas campanhas de marketing.
    • Caso prático: elaborar os tópicos de um plano de marketing municipal.
    Módulo XVII MENSAGEM, IMAGEM, VÍDEO NA COMUNICAÇÃO MUNICIPAL
    • Hoje os públicos não querem ler, primeiro querem ver e depois ouvir. Ou a força do audiovisual.
    • As caraterísticas da mensagem eficiente.
    • Conceito de mensagem.
    • A mensagem como slogan político.
    • Conceito de imagem.
    • Imagem: da fotografia ao vídeo.
    • As redes sociais e os vídeos.
    • A imagem e as marcas
    • A marca cidade, a marca concelho e a marca do território.
    • Caso prático: análise de vídeos virais de municipais.
    Módulo XVIII COMO ELABORAR E DIZER O DISCURSO
    • Conceitos de discurso e de falar em público.
    • Principais técnicas.
    • Os gestos, a expressão corporal e o discurso.
    • Tipologias de discurso.
    • Como escrever um discurso.
    • O valor das palavras e da expressão num discurso.
    • O discurso e a liderança.
    • O discurso como pilar do poder.
    • Workshop de media training (4 horas).
    Seminários PALCO DE DEBATE DOS TEMAS DA ATUALIDADE
    • Os jornalistas na redação de um jornal e os gabinetes de comunicação como fontes de informação.
    • A rádio e as notícias de um município.
    • A televisão e as câmaras municipais.
    • A agência lusa e os gabinetes de comunicação municipal.
    • Como um município e território se afirma através da comunicação e da cultura (Paredes de Coura).
    • Diferenças e semelhanças na comunicação municipal em Portugal e Espanha.
    Ensaio Final APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS FINAIS
    O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.


    Condições de inscrição
    • Grau superior com licenciatura ou equivalente.
    • O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).

    Documentos necessários
    • Currículo vitae
    • Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
    • Certificado de habilitações e respetiva classificação final
    • Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
    • Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular
Solicite informação

Outro curso relacionado com marketing estratégico