Pós-Graduação em Osteopatia

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Pós-Graduação em Osteopatia

  • Objectivos O ensino promovido pelo SUTHERLAND COLLEGE OF OSTEOPATHIC MEDICINE (SCOM) oferece uma excelente preparação para a prática da Osteopatia. Desde do início do curso, o formando faz a sua aprendizagem alternando e integrando a formação prática (manipulações), com as aulas teóricas preparando o futuro Osteopata para que consiga estabelecer um diagnóstico por exclusão e seleccionar as técnicas mais adequadas para tratar a patologia do paciente. Serão leccionadas todas as técnicas Osteopáticas, comprovadas a nível científico e clínico. O Código Deontológico e os limites de acção do Osteopata serão preservados, sempre pensando no interesse do paciente.
  • Dirigido a Licenciados em Medicina e Fisioterapia.
  • Titulação Especialista em Osteopatia
  • Conteúdo Introdução

    A Osteopatia consiste numa forma diferente, de diagnóstico e terapêutica manual, para avaliar as disfunções da mobilidade articular e dos tecidos em geral responsáveis pela manifestação das doenças. 
    (Definição da Academia Belga de Osteopatia) 

    Osteopathy is a manual, diagnostic and therapeutic approach to dysfunctions of articulator and tissular mobility, in general, wherever they contribute to he appearance of illness. 
    (Definition of the American Academy of Osteopathy) 

    Em colaboração com o SUTHERLAND COLLEGE OF OSTEOPATHIC MEDICINE (SCOM) from Belgium, a CESPU organiza uma pós-graduação em Osteopatia, dirigida para profissionais de Saúde. O ensino promovido no SCOM tem uma grande reputação Internacional e constitui para os detentores da sua formação uma garantia de sucesso numa carreira profissional. Hoje em dia, já não devemos falar de Medicina alternativa mas de Medicina complementar especifica para o Médico, Fisioterapeuta ou outros Profissionais de Saúde, que permite resolver distúrbios funcionais osteo-articulares, viscerais e faciais. 


    Estrutura curricular 1º ANO 
    A partir do primeiro módulo e durante todos os outros que lhe sucedem durante o primeiro ano, será colocada em prática o início à arte Osteopática nos seus aspectos mais técnicos. Esta aprendizagem será complementada pelo ensino nas ciências médicas fundamentais para a normal aprendizagem ao longo da formação. 

    2º ANO 
    O segundo ano será dedicado à confirmação das competências nas técnicas manipulativas e à aplicação de novos princípios tecnológicos. Este ano será também, a nível teórico, aquele de maior interligação de conhecimentos de fisiologia, dos aspectos psicológicos e homotéticos da clínica humana. 

    3º ANO 
    No final do terceiro ano, o formando poderá aplicar um conjunto de técnicas manipulativas no sistema músculo-esquelético periférico. Este é o ano de introdução às técnicas viscerais, mas também dedicado ao estudo mais aprofundado da Semiologia Médica, necessária para a formação de profissionais de saúde com alto grau de responsabilidade. 

    4º ANO 
    O quarto ano o formando desenvolve a abordagem da Osteopatia Visceral aperfeiçoando ao mesmo tempo, pela prática continuada, a tecnologia que interessa ao sistema locomotor. Assim, prossegue com o estudo da Semiologia Médica estando previstas numerosas horas dedicadas à reflexão clínica. Todos os meios são colocados à disposição dos formandos, para os preparar para o exame final Internacional 

    5º ANO 
    Por último, no quinto ano terá inicio a aprendizagem de domínios mais específicos de aplicação da Osteopatia. É igualmente o ano de apresentação ao exame final e de início aos trabalhos preparatórios para a elaboração do trabalho de fim de curso. Esta prova final, antes do acesso à profissão marca a qualidade da formação recebida e traduz o objectivo de rigor e de seriedade, traçado pelo SCOM e pela CESPU. 
    Pensamos assim reunir todas as condições para fazer dos formandos, Osteopatas competentes e orgulhosos da sua formação. 

    AULAS TEÓRICAS 
    MÓDULOS 1ºANO 2ºANO 3ºANO 4ºANO 5ºANO 
    1. HISTÓRIA DA PROFISSÃO 8h 10h ----- ----- ----- 
    2. COMPLEMENTOS DE RADIOLOGIA 28h 24h 24h ----- ----- 
    3. COMPLEMENTOS DE NEUROFISIOLOGIA ----- 16h ----- ----- ----- 
    4. COMPLEMENTOS DE FISIOLOGIA 14h 14h 8h ----- ----- 
    5. NEUROFISIOLOGIA E PSICOFISIOLOGIA 
    DA PROPRIOCEPÇÃO 8h ----- ----- ----- ----- 
    6. COMPLEMENTOS DE ANATOMIA VISCERAL ----- 10h 8h ----- ----- 
    7. BIOMECÂNICA DO APARELHO LOCOMOTOR 26h 12h 12h ----- 8h 
    8. SEMIOLOGIA DO APARELHO LOCOMOTOR 12h 6h 10h ----- 10h 
    9. VASCULARIZAÇÃO DA MEDULA E DO 
    SISTEMA NEURO-VEGETATIVO 6h 12h 12h ----- ----- 
    10. COMPLEMENTOS DE SEMIOLOGIA GERAL ----- 14h 24h 34h 34h 
    11. EPISTEMIOLOGIA. INTRODUÇÃO À 
    METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS 12h ----- ----- ----- ----- 
    12. SEMIOLOGIA E INDICAÇÕES CIRURGICAS 
    DAS RADICULALGIAS 4h ----- 4h ----- ----- 
    13. BIOLOGIA CLÍNICA ----- ----- ----- 14h ----- 
    14. TRAUMATOLOGIA E URGÊNCIAS 
    ORTOPÉDICAS 12h 10h 10h ----- ----- 
    15. COMPLEMENTOS DE PSICOLOGIA 16h 16h ----- ----- ----- 
    16. FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTIVO ----- ----- 20h 16h ----- 
    17. METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO 
    CIENTÍFICA ----- ----- 2h 18h 14h 
    18. DEONTOLOGIA ----- ----- ----- 4h ----- 
    19. URGÊNCIAS CARDIO-RESPIRATÓRIAS ----- ----- 4h ----- ----- 
    20. ANATOMIA DO CRANEO E DOS NERVOS 
    CRANEANOS ----- 4h 4h ----- ----- 
    21. COMUNICAÇÃO ----- ----- ----- ----- 20h 
    22. FARMACOLOGIA ----- ----- ----- 16h ----- 
    23. INFORMAÇÃO PROFISSIONAL ----- ----- ----- ----- 4h 
    24. MEDICINA LEGAL ----- ----- ----- ----- 2h 
    25. EXAME CLÍNICO ----- ----- 4h ----- 2h 

    TOTAL 146h 148h 146h 102h 94h 

    MÓDULO 1-HISTÓRIA DA PROFISSÃO 
    O módulo pretende fazer uma análise da evolução do conceito Osteopático, desde a sua criação, por A.T. STILL, Médico Americano do século XIX, até á actualidade. Aborda as diferentes tendências e orientações da Medicina Osteopática tanto nos Estados Unidos, como na Inglaterra e na Europa Continental. 

    MÓDULO 2-COMPLEMENTOS DE RADIOLOGIA 
    O ensino do módulo de Radiologia apoia-se sobre artigos publicados pelo SCOM, onde se explora de forma exaustiva a teoria radiológica e permitindo um ensino particularmente prático e clínico deste módulo. O módulo concentra-se nas indicações das várias técnicas imagiológicas (RX, ECO, TAC, RMN, etc.) em função dos níveis e das patologias em causa. 

    MÓDULO 3-COMPLEMENTOS DE NEUROFISIOLOGIA 
    Baseando - se nos conhecimentos adquiridos durante o ensino preparatório à formação em Osteopatia. Este módulo aprofunda os dados mais recentes da neurofisiologia para compreender tanto a clínica como os mecanismos de acção da prática Osteopática. Entre os temas desenvolvidos salientam-se a Electromiografia e o estudo dos Potenciais Evocados. 

    MÓDULO 4-COMPLEMENTOS DE FISIOLOGIA 
    Uma medicina global necessita do conhecimento e compreensão dos mecanismos homeostáticos, e do estudo da Endocrinologia que são desenvolvidos neste módulo, numa perspectiva resumidamente psicossomática. Os conceitos de genética, assim como as referências necessárias à teoria da evolução, são discutidos em permanente articulação com a clínica. 

    MÓDULO 5-NEUROFISIOLOGIA E PSICOFISIOLOGIA DO DA PROPRIOCEPÇÃO 
    A osteopatia recorre em especial as técnicas palpatórias. O estudo das possibilidades funcionais do tacto demonstrado pelas neurociências e a psicofisiologia experimentais, permite definir as limitações da interpretação clínica realizada pelo Osteopata quando se apela ao "testing" manual. 

    MÓDULO 6-COMPLEMENTOS DE ANATOMIA VISCERAL 
    Este módulo, largamente ilustrado, apoia-se sobre as dissecções anatómicas em laboratório de Anatomia Humana, tem como objectivo de preparação do formando para o vasto campo prático das técnicas osteopatas aplicada às vísceras. 

    MÓDULO 7-BIOMECÂNICA DO APARELHO LOCOMOTOR 
    A Biomecânica, aplicada aos gestos complexos, à análise funcional das articulações, à unidade funcional vertebro-espinal e ao tecido conjuntivo, são alguns exemplos de temas, cujo estudo, por modelos matemáticos, permite esclarecer o mecanismo das estruturas biológicas. 

    MÓDULO 8-SEMIOLOGIA DO APARELHO LOCOMOTOR 
    Ouvir, observar, examinar, constituem de forma privilegiada, as etapas essenciais da abordagem clínica em patologia reumática e ortopédica. Neste módulo, são leccionados, os sinais e os testes que qualquer Osteopata deve conhecer para aconselhar, orientar ou tratar o doente 

    MÓDULO 9-VASCULARIZAÇÃO DA MEDULA E DO SISTEMA NEURO-VEGETATIVO 
    Este módulo integra o conhecimento em Fisiologia, Embriologia, Neurofisiologia e Biomecânica com o objectivo de estabelecer uma ponte entre a prática de manipulação Osteopática e a interpretação das suas formas de acção. Inspirado historicamente pelo trabalho do Fisiologista I. KORR, o módulo integra o seu modelo de funcionamento com os dados mais recentes da Neurofisiologia. 

    MÓDULO 10-COMPLEMENTOS DE SEMIOLOGIA GERAL 
    O programa abrange toda a Semiologia do estudo clínico da patologia humana. Trata-se de um instrumento indispensável para a fiabilidade e a credibilidade do exercício da Osteopatia Médica. O módulo destaca a importância da casuística e da aplicação prática do conhecimento adquirido. É indispensável para fundamentar, o diagnóstico por exclusão, garantindo a segurança do doente. 

    MÓDULO 11-EPISTEMIOLOGIA: INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS 
    "Desde tempos imemoriais, o homem tem procurado saber", disse Aristóteles. Reflectir sobre sua história, a sua evolução e sobre as bases do conhecimento, são objectivos deste módulo. Uma última reflexão sobre a Medicina Osteopática reforça a abordagem do SCOM, que faz do senso crítico a sua prioridade. Uma parte do módulo é dedicada à introdução da metodologia científica, fundamental à elaboração da tese de fim de curso. 

    MÓDULO 12-SEMIOLOGIA E INDICAÇÕES CIRURGICAS DAS RADICULALGIAS 
    A dor radicular é uma das sintomatologias mais frequentes encontradas na consulta Osteopática. Além da Semiologia do sistema músculo-esquelético, algumas horas são dedicadas ao estudo das herniais discais e do seu tratamento cirúrgico. 

    MÓDULO 13-BIOLOGIA CLÍNICA 
    Tal como a Radiologia, a Análise Clínica é um dos métodos de diagnóstico de maior sucesso da Medicina moderna. Este módulo desenvolvido principalmente de forma prática, permite uma visão global da Fisiopatologia, garantindo uma abordagem holística ao doente. 

    MÓDULO 14-TRAUMATOLOGIA E URGÊNCIAS ORTOPÉDICAS 
    A área de trauma e das indicações cirúrgicas no âmbito da Ortopedia tem um lugar especial no ensino da Osteopatia. Na verdade, a prática confronta-nos diariamente com situações do foro Ortopédico. O módulo baseia-se no exame clínico do paciente e de uma abundante iconografia de casos reais. 

    MÓDULO 15-COMPLEMENTOS DE PSICOLOGIA 
    Este módulo desenvolve a compreensão dos mecanismos que estão subjacentes a qualquer relação humana, na medida em que o contacto paciente/Osteopata não está imune a eles. Dá-se ênfase na gestão da incerteza e desconhecimento na comunicação interpessoal. Uma introdução aos Grupos Balint, está contemplada na parte prática deste módulo. 

    MÓDULO 16-FISIOLOGIA DO SISTEMA DIGESTIVO 
    Este módulo é essencial para a compreensão da Semiologia Digestiva, que permite um diagnóstico de exclusão. 

    MÓDULO 17-METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA 
    Desenvolvido a partir do final do 3 º ano, o módulo integra os princípios básicos da investigação científica em relação à Osteopatia. Este módulo prepara o formando, com a ajuda de uma equipa de professores especializados na área do processamento de dados e de ensaios clínicos, para a realização da tese de fim de curso. 

    MÓDULO 18-PRINCÍPIOS DE ANAMNESE 
    Fase essencial da prática clínica, a anamnese tem de ser estruturada através de uma metodologia sistemática. 

    MÓDULO 19-DEONTOLOGIA 
    A Osteopatia é baseada em princípios éticos. Como consequência, todos os praticantes da Osteopatia formam um grupo profissional que respeita os princípios éticos. O módulo aborda o início e os limites legais, sociais e jurídicos para o bom funcionamento do exercício da Osteopatia. 

    MÓDULO 20-URGÊNCIAS CARDIO-RESPIRATÓRIAS 
    Neste módulo será leccionado o SBV, que tem como objectivo criar uma linguagem e metodologia universal para o tratamento da PCR e situações de emergência. O módulo inclui palestras, aulas práticas para aquisição de competências e simulação de casos clínicos. 

    MÓDULO 21-ANATOMIA DO CRANEO E DOS NERVOS CRANEANOS 
    Este estudo descritivo e topográfico concentra-se na sistemática da passagem dos vários nervos cranianos na base do crânio, das suas funções e do seu trajecto exocraneano. Este módulo permite fazer a ligação com o módulo de anatomia palpatória do crânio, da face e do pescoço e introduz o tema no exame clínico. 

    MÓDULO 22-COMUNICAÇÃO 
    Melhor comunicação leva a melhores cuidados, este é o objectivo deste módulo baseado nas mais recentes teorias da comunicação no domínio da Saúde. Aprendendo a utilizar as ferramentas mais adequadas (principalmente as teorias preconizadas pela Escola de Palo Alto da Califórnia e da PNL), o Osteopata é capaz de lidar numa entrevista com o paciente nas melhores condições. Este conhecimento vai ajudar na melhoria do relacionamento com utente, que é um dos pré-requisitos necessários para a eficácia de um tratamento Osteopático. 

    MÓDULO 23-FARMACOLOGIA 
    O conhecimento dos conceitos de farmacologia é essencial para o Osteopata, já que poderá auxiliar o conhecimento da história clínica do doente, das patologias e do impacto que a terapêutica pode ter no tratamento Osteopático. Por outro lado, muitos medicamentos podem ter efeitos secundários que podem manter a sintomatologia e/ou reduzir a eficácia de um tratamento Osteopático mesmo se for bem realizado. 

    AULAS PRÁTICAS 
    MÓDULOS 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO 

    1. Práticas de Anatomia 
    8h 8h 8h 16h ----- 

    2. Anatomia Palpatória 
    18h 18h 26h ----- ----- 

    3. Primeiras apresentações das Técnicas de Osteopatia 
    - HVBA 
    - MIOTENSIVAS 
    - FUNCIONAIS 
    . Jones 
    . Sutherland 
    . G.O.T. 
    . Fasciais 
    . Viscerais 
    . Cranianas 
    68h 90h 98h 88h 130h 

    4. Neurologia Clínica ----- ----- ----- 20h ----- 

    5. Revisões 
    68h 56h 46h 42h 50h 

    6. Casos Clínicos 
    8h 14h 20h 26h 30h 

    TOTAL 170h 186h 198h 192h 210h 

    AULAS PRÁTICAS 

    MÓDULO 1-ANATOMIA HUMANA 
    Nos laboratórios de Anatomia Humana, as aulas práticas estão divididas em 36 horas distribuídas ao longo dos primeiros 4 anos. O primeiro ano é dedicado ao estudo da pelve e dos membros inferiores; o segundo ano a coluna dorsal, ao tórax e vísceras intra-torácicas; o terceiro ano ao estudo de coluna cervical e membro superior; o quarto ano ao estudo das vísceras abomino-pélvica e cérebro. 

    MÓDULO 2-ANATOMIA PALPATÓRIA 
    Base de qualquer intervenção terapêutica manipuladora, o módulo da anatomia palpatória está orientado exclusivamente para uma abordagem prática. A pesquisa sistemática, região por região, dos elementos anatómicos (pontos de referência óssea, tecidos moles e elementos neurovasculares) permite uma anatomia clínica sintética, que introduz a prática Osteopática. 

    MÓDULO 3-ESTÁGIO CLÍNICO 
    Este módulo (combinado com formação prática) permite o treino necessário para a efectiva prática diária da consulta em Osteopatia. Vem apoiar o módulo de Semiologia e encontra a sua extensão na organização do ensino clínico. 

    MÓDULO 4-NEUROLOGIA CLÍNICA 
    Em conformidade com as exigências e recomendações da Academia de Osteopatia da Bélgica, a clínica e a semiologia do sistema nervoso permite que o formando chegue ao diagnóstico diferencial das doenças deste sistema, que é indispensável na prática clínica diária. 

    MÓDULO 5-METODOLOGIA DAS TÉCNICAS OSTEOPÁTICAS 
    Os meios utilizados para normalizar uma disfunção somática não estão limitados, como muitos acreditam, às técnicas de Thrust, que são manipulações articulares realizadas num determinado ponto com um movimento de alta velocidade e baixa amplitude. Muitos outros métodos chegam ao mesmo resultado, deixando-se ao critério do praticante, a escolha do tratamento mais adequado. 
    As normas técnicas podem ser agrupadas em três categorias, cada uma compreendendo várias subdivisões: 
    1. Técnicas estruturais directas (Thrust); 
    2. Técnicas miotensivas; 
    3. Técnicas funcionais; 

    1. Técnicas Estruturais Directas com Thrust 
    As técnicas implicam a aplicação de uma força rápida de curta amplitude exercida num plano ou num ponto específico, sob a forma de pressão ou tracção, podendo ser distinguidos por: 
    A. Técnicas combinando a aplicação de uma tensão por um braço amplo de alavanca sobre o nível de disfunção, finalizadas por um Thrust. 
    B. Técnicas combinando aplicação por um braço pequeno de alavanca de uma tensão limitada às estruturas directamente acima e abaixo do nível de disfunção, finalizadas por um Thrust (técnicas de menores componentes). 
    C. Técnicas que não utilizam alavancas para a fixação prévia de tensão, mas uma simples aplicação de força numa estrutura óssea (técnicas quiropráticas). 

    2. Técnicas Miotensivas 
    Estas técnicas exigem a participação activa do paciente e podem, segundo modalidades diferentes responder a situações clínicas agudas ou crónicas. 

    3. Técnicas Funcionais 
    Estas técnicas utilizam o sistema músculo-ligamento-facial frequentemente envolvido na disfunção: 
    A. "Técnica de Relaxamento Espontâneo pelo Posicionamento" 
    Desenvolvido pelo Dr. Lawrence Jones D.O., F.A.A.O., American Osteopathe. 
    Ele sugere a existência de pontos dolorosos "Trigger Points" ou "Tender points" correspondente a disfunções articulares. A técnica consiste em colocar o paciente passivamente numa posição de conforto para obter uma normalização. 

    B. "Técnicas Articulares Osteopáticas" 
    Neste caso, a disfunção Osteopática é definida como uma tensão anormal nos tecidos de uma articulação, daí a proposta de acção sobre o equilíbrio de tensão recíproco do ligamento e desta maneira obter um retorno à mobilidade. 

    C. Técnicas Faciais 
    Trata-se de uma técnica mais global utilizando uma percepção palpatória específica, permitindo fazer um diagnóstico da perda de mobilidade do sistema músculo-ligamentar e facial, de seguida, com a utilização de uma técnica rigorosa, reduzir e equilibrar as tensões e estabelecer de novo a mobilidade articular. 

    D. Tratamento Osteopático Geral (GOT) 
    Desenvolvido por Dr. Littlejohn, GOT pode ser aplicado a qualquer doente (após ter tomado precauções), independentemente da idade ou morfologia. O GOT permite testar as possibilidades de mobilização da articulação, dos tecidos e, com gestos específicos ou movimentos rítmicos, normalizar as disfunções eventuais.

    E. Técnicas Osteopáticas Aplicadas à parte Visceral 
    São técnicas para melhorar a relação de mobilidade entre os diversos órgãos viscerais, reduzir as tensões abdominais e pélvicas com o ultimo objectivo de actuar sobre a função e a dor. 
    O SCOM oferece um ensino prático extremamente abrangente das técnicas de diagnóstico e manipulações orientadas para a disfunção visceral no âmbito da sua participação num padrão de consulta (técnica denominada estrutural e facial). Este módulo integra, os módulos de embriologia, anatomia visceral descritiva e topográfica, de anatomia palpatória do abdómen, da dissecção visceral, da fisiologia digestiva e da Semiologia de Gastrenterologia. 

    F. Técnicas Osteopáticas aplicadas ao Crânio 
    O ensino da Osteopatia craniana, dentro do SCOM, é decididamente crítico. Após uma abordagem histórica do conceito e uma ampla revisão bibliográfica sobre a investigação científica, o módulo desenvolve todas as opções disponíveis para interpretar os resultados do método clínico. A maioria do módulo, uma vez que estes pré-requisitos são definidos, é ministrado o ensino rigoroso das técnicas como foram propostas pelo Dr. Sutherland e Dr. Magoun. 

    MÓDULO 6 ? CASOS CLÍNICOS 
    O ensino clínico é prestado por toda a equipa docente, começando com uma introdução á anamnese, seguido por um estudo de padrões de funcionamento, de diagnóstico diferencial e por casos clínicos teóricos e/ou práticos. 
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