Home > Centros em Portugal > ESTT - Escola Superior de Turismo e Hotelaria

Informação

A Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda foi criada pelo Dec. Lei n.º 264/99, de 14 de Julho, tendo entrado em funcionamento em Outubro de 2000, com o objectivo de formar quadros superiores com vista ao desempenho de actividades profissionais nas áreas de formação em Turismo, Gestão Hoteleira e Telecomunicações.
 
A escola dispõe de um complexo de novas e modernas instalações que permite associar a exigência da formação teórica ao rigor da formação prática constituindo um projecto ambicioso de participação no desenvolvimento da região. Os objectivos traçados pela escola pretendem dar resposta às necessidades de especialização para fazer face às exigências cada vez mais competitivas dos sectores de actividade turística e de telecomunicações através da formação de profissionais de elevada qualificação e preparação, sem esquecer as preocupações de qualidade, formação exigente e estabilidade do Ensino Superior Politécnico, atento às complexidades, mutações e necessidades do mercado de trabalho.
 
A Escola, aberta a estas realidades, inclui no seu projecto educativo a Licenciatura em Gestão Hoteleira e a Licenciatura em Turismo e Lazer, com quatro ramos, Turismo, Turismo Ambiental e Rural, Gestão de Empreendimentos Turísticos e Desporto, Animação e Lazer, que visam responder às necessidades diversas das empresas do sector turístico, nomeadamente ao nível da supervisão e da gestão. Encara-se, também, como prioridade da Escola o apoio à comunidade através da formação contínua ou ao longo da vida nas áreas do turismo e da legislação do turismo, na área das línguas estrangeiras e na área das tecnologias do turismo como, por exemplo, Software específico de reservas e gestão hoteleira – Galileu e New Hotel.

O novo edifício, para além dos espaços destinados à Direcção, Administração e serviços de apoio possui: 16 salas de aula; anfiteatro de 200 lugares; 5 laboratórios de investigação de Telecomunicações e apoio ao ensino; 38 gabinetes para docentes; salas de informática, sala de reuniões; salas de formação de bar e cozinha; cozinha para serviços de cantina; cozinha de formação e aulas práticas; pastelaria e padaria; lavandaria; sala de formação de hotelaria; refeitório; restaurante de aplicação; biblioteca; serviços de reprografia; entre outros.
A Escola de Turismo e Hotelaria apresenta características únicas e diferentes a nível nacional e propicia, também, condições de estabilidade à implementação do Ensino Superior Politécnico nesta região do interior, impedindo a incerteza e a hipoteca do futuro das gerações jovens criando-lhes, assim, oportunidades educativas e profissionais de nível superior diversificadas e adequadas às necessidades do mercado empresarial e que ajudem a combater as assimetrias regionais, a desertificação do interior e a diminuir o défice global ao nível da qualificação profissional de quadros superiores, tão importante nesta sociedade que se pretende cada vez mais tecnológica e virada para o investimento e desenvolvimento.

Cursos da instituição

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |   X