Curso Avançado em Perturbação Bipolar Pediátrica - Online

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  • Objectivos
    Objetivos Gerais
    O Curso de Perturbação Bipolar Pediátrica: Avaliar e Intervir tem como objetivo geral:
    - Desenvolver conhecimentos ao nível da identificação do perfil neuropsicológico específico da Perturbação Bipolar Pediátrica, e competências na aplicação dos processos de avaliação para um diagnóstico precoce.

    Objetivos Específicos
    Na Formação em Perturbação Bipolar Pediátrica: Avaliar e Intervir o aluno deve:
    - Caracterizar a Perturbação Bipolar Pediátrica;
    - Estabelecer o Diagnóstico Diferencial;
    - Reconhecer as etapas do processo avaliativo;
    - Identificar instrumentos específicos para o diagnóstico preciso e precoce;
    - Descrever o perfil neuropsicológico da Perturbação Bipolar Pediátrica;
    - Identificar as etapas de treino do Programa RAINBOW;
    - Definir estratégias especificas para jovem e criança e Família;
    - Reconhecer os cuidados específicos com o adolescente;
    - Definir estratégias especificas para a escola.
  • Conteúdo
    Descrição da Formação

    A investigação tem demonstrado que apesar dos escassos estudos, a prevalência da Mania nas crianças é muito mais elevada do que se julgava, arriscando-se dizer que entre 1-2% da população apresente uma perturbação Bipolar. No panorama psiquiátrico nacional mesmo em adultos desde a manifestação da primeira sintomatologia até ao diagnóstico clínico há um intervalo de aproximadamente 10 anos, em que os custos pessoais, familiares e sociais do adiar frequente de uma intervenção adequada vão sendo cada vez mais severos, como por exemplo suicídios e hospitalizações frequentes nas várias idades pediátricas. Torna-se assim imperativo a otimização das competências de avaliação por parte dos profissionais na área da Saúde Mental que facilite a decisão diagnóstica precoce, assim dos skills para estabelecerem um plano de intervenção eficaz. Com este curso o formando aprenderá a efetuar uma avaliação diagnóstica precisa e precoce, com manipulação e treino prático dos instrumentos específicos e análise de casos, assim como a planear uma intervenção eficaz. Neste sentido aprenderá a implementar e adaptar o programa RAINBOW ( West e Pavuluri, 2004) na sua prática clínica.

    Acreditação da OPP

    26 créditos nas áreas de Psicologia Clínica e da Saúde, Neuropsicologia e Necessidades Educativas Especiais.
    A creditação atribuída pela OPP será de utilização exclusiva dos formandos psicólogos, membros efetivos ou psicólogos júnior.


    Plano Curricular

    Caracterização da Perturbação Bipolar Pediátrica

    - Perspetiva histórica: polémicas e consensos quanto ao diagnóstico

    - Perturbação bipolar na infância

    - Dificuldades no diagnóstico

    - Conceito de espectrum de perturbações do humor

    - Identificação de sintomas cardinais da perturbação bipolar pediátrica;

    Diagnóstico Diferencial da Perturbação Bipolar

    - Desafios do diagnóstico

    - Exercícios de análise de casos

    - Discussão de dificuldades diagnosticadas, perturbação bipolar pediátrica ou precursor de perturbação personalidade bordeline

    - Dificuldades diagnósticas: novos diagnósticos DSM5;

    Avaliação e Perfil Psicológico

    - Caminhar para um diagnóstico precoce

    - Comportamentos normal vs patológico

    - Diferentes informadores e diagnóstico clínico

    - Desafios na avaliação: análise de instrumentos de avaliação específicos

    - Estudo de caso;

    Perfil Neuropsicológico da Perturbação Bipolar Pediátrica

    - Estudos internacionais com adultos com perturbação bipolar

    - Análise de evidências empíricas de estudos com jovens com perturbação bipolar pediátrica

    - Semelhanças e diferenças do funcionamento neuropsicológico PHDA vs perturbação bipolar

    - Perfil neuropsicológico da perturbação bipolar pediátrica: implicações no processo interventivo;

    Programa de intervenção RAINBOW

    - Modelo de intervenção multimodal e sistémico

    - Modelos psicossociais de intervenção específicos da perturbação bipolar pediátrica

    - Intervenção com o jovem e família:

    - . Psicoeducação quanto a perturbação bipolar pediátrica

    - . Estratégias de autorregulação para crianças e jovens

    - Desafios para as famílias:

    - . Psicoeducação quanto a perturbação bipolar pediátrica

    - . Estratégias de intervenção em crise: plano SOS

    - Estratégias de prevenção de crise maníacas e depressivas:

    - . Reestruturação cogntiva “Eu consigo”

    - . Comunicação

    - . Estratégias de resolução de problemas

    -  Mindfulness

    - Intervenção na prevenção suicídio

    - Psicoeducação sobre perturbação bipolar pediátrica para professores.

    - Sinais de alarme na escola:

    - . Estratégias de modificação de contexto

    - . Estratégias de gestão de comportamento

    - . Estratégias de modificação curriculares, reflexão de integração no ensino especial

    - Estudo de caso;

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