Curso de BRC – Storage and Distribution (Issue 3) - Online

Solicite informação sem compromisso FormaçãOnline

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Curso de BRC – Storage and Distribution (Issue 3) - Online

  • Conteúdo
    Curso de BRC – Storage and Distribution (Issue 3).
      
    Carga Horária: 40 horas
     
    Categorias: Formação Contínua, Segurança Alimentar

    Resumo:

    Com a globalização e a crescente internacionalização das empresas do setor alimentar e a cada vez mais extensa e variada diversidade de produtos colocados à disposição dos consumidores, estes têm começado a ser mais exigentes com os diferentes intervenientes na cadeia alimentar.

    Para dar cumprimento a estas exigências, a Associação de Retalhistas Britânica – British Retail Consortium (BRC), composta por grandes grupos comerciais, desenvolveu um conjunto de normas internacionais cujo objetivo é estabelecer requisitos que garantam a segurança dos alimentos ao longo de toda a cadeia alimentar, assegurando um nível elevado de proteção ao cliente.

    Dependendo do ramo de atividade, o BRC tem definido um conjunto de normas internacionalmente reconhecidas para diversos setores de atividade tais como: Global Standard for Food Safety – destinado ao operador alimentar ao nível da produção de alimentos e bebidas; Global Standard for Consumer Products – destinado ao operador de produção de bens de consumo; Global Standard for Packaging and Packaging Materials – destinada a embaladores e produção de embalagens e Global Standard for Storage and Distribution – destinada ao elo final da cadeia entre a produção e o consumidor, associada essencialmente à distribuição.

    O BRC – Storage and Distribution, define um conjunto de requisitos que visam garantir a segurança dos produtos, bem como, o desenvolvimento e implementação da gestão operacional, por qualquer organização envolvida no armazenamento e/ou distribuição de mercadorias. Este referencial é igualmente aplicável a organizações que armazenam e/ou distribuam alimentos, produtos de consumo e materiais de embalagem sendo aplicado a todas as formas de transporte.

    Os principais interessados na implementação deste tipo de referencial são empresas exportadoras de produtos alimentares com especial incidência em transações com mercados anglo-saxónicos.

    Objetivos:

    Gerais:

    Alcançar competências para o desenvolvimento, implementação e manutenção de Sistemas de Segurança Alimentar segundo a Norma BRC – Storage and Distribution.

    Específicos:

    Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:

    – Reconhecer os princípios, nos quais se baseia a Segurança Alimentar e a Gestão da Qualidade;
    – Identificar os requisitos da Norma BRC – Storage and Distribution;
    – Participar na implementação e gestão de um Sistema de Segurança Alimentar segundo a Norma BRC – Storage and Distribution.

    Programa:

    1. Introdução à segurança alimentar

    1.1 O conceito da segurança alimentar
    1.2 Perigos Químicos, Físicos, Biológicos e Alergénios
    1.3 Princípios HACCP
    1.4 Doenças de origem alimentar
    1.5 Legislação e normas de cariz Alimentar

    2. O referencial BRC – Storage and Distribution (Issue 3)

    2.1 Princípios da norma: Comprometimento da gestão, Sistema de avaliação do risco e Sistema de gestão da qualidade e das condições de operacionalidade.
    2.2 Vantagens da certificação
    2.3 Processo de certificação e de auditoria
    2.4 Âmbito e aplicação do referencial e seus requisitos

    3. Comprometimento da Gestão e Melhoria Contínua

    3.1 Comprometimento da Gestão e melhoria Contínua
    3.2 Estrutura organizacional, responsabilidade e autoridade da gestão

    4. Análise de Perigos e Riscos – Sistema HACCP

    4.1 Análise de Perigos e Riscos – Sistema HACCP

    5. Sistema de Gestão da Qualidade

    5.1 Controlo de documentos e registos
    5.2 Auditorias internas
    5.3 Ações corretivas e preventivas
    5.4 Requisitos de cliente
    5.5 Processo de compras
    5.6 Rastreabilidade
    5.7 Gestão de incidentes, retirada e recolha de produtos
    5.8 Controlo de produto não conforme, danificado e devolvido
    5.9 Tratamento de reclamações

    6. Critérios relativos às instalações

    6.1 Localização e envolvente
    6.2 Segurança da unidade
    6.3 Layout, fluxo de produto e seccionamento (área de entrada, manuseamento, armazenagem e expedição de produto)
    6.4 Pré-requisitos do sistema

    7. Critérios relativos aos veículos e Gestão das Instalações

    7.1 Veículos
    7.2 Equipamentos
    7.3 Manutenção
    7.4 Calibração e controlo de dispositivos de medição e monitorização
    7.5 Higienização
    7.6 Gestão de resíduos
    7.7 Controlo de pragas

    8. Boas práticas operacionais e pessoal

    8.1 Receção, manipulação e expedição
    8.2 Risco de contaminações físicas e químicas
    8.3 Rotação de stock
    8.4 Formação e higiene pessoal

    9. Venda por grosso e serviços contratados

    9.1 Venda por grosso
    9.2 Serviços contratados

    Destinatários:

    Estudantes, operadores, empresários, responsáveis de unidades fabris ou qualquer profissional do setor alimentar que desempenhem um papel importante na área alimentar e da segurança alimentar com repercussão internacional.

    Avaliação:

    No modelo de e-learning o e-aluno tem a possibilidade de frequentar o curso e realizar as atividades nos dias e horários que desejar, desde que dentro dos prazos definidos para o curso.

    A avaliação depende dos seguintes itens:

    – avaliação obtida nos testes;
    – classificação obtida nos desafios.

    A conclusão da formação com Aproveitamento implica a obtenção de uma classificação final igual ou superior a 10 (dez) valores na nota de avaliação final, numa escala de 0 a 20 valores. A conclusão da formação com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido de acordo com os requisitos legais em vigor, que será disponibilizado na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação.

    Como Funciona:

    Disponibilidade:

    A formação é ministrada 100% online, estando disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. O regime E-Learning da nossa academia da FormaçãOnline apresenta muitas vantagens e flexibilidade e não sacrificamos a qualidade em nenhuma das vertentes. No decorrer de toda a formação terá o acompanhamento do e-formador de forma assíncrona. O início da próxima ação está definido na data da próxima turma.

    Formador:

    Todas as nossas formações contam com o apoio permanente de e-formadores qualificados. Sempre que necessitar, ao longo da formação, poderá entrar em contacto com o e-formador através da academia para colocar as suas dúvidas.

    Metodologia:

    As nossas formações estão  disponíveis online 24 horas por dia e 7 dias por semana, num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning. A gestão dos momentos de estudo é totalmente feita pelo e-aluno pois poderá aceder aos conteúdos da formação a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas de terminar a formação até ao último dia definido. Poderá estudar quando quiser e onde quiser, já que só necessita de ter um computador com acesso à internet para poder realizar a sua formação. Desta forma, é mais fácil conciliar a aprendizagem com as exigências da sua profissão, da sua família e da sua casa. A formação tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento no decorrer da formação. No decorrer da formação irá contar com material multimédia interativo para efetuar o estudo. Esta formação encontra-se estruturada por unidades e  terá elementos de validação do conhecimento, que têm como objetivo a atribuição de uma nota final na formação. Esta estrutura tem a  finalidade de apresentar uma linha contínua de aprendizagem, com uma determinada duração, que é feita ao ritmo do e-aluno. O material auxiliar é uma rica biblioteca que está em contínua evolução, sendo assim, poderá conter artigos, vídeos, áudio, links, livros, com a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir que permitem uma ligação permanente à formação.

    Certificação:

    A FormaçãOnline® é uma entidade formadora certificada, visto que, nos foram reconhecidos pela DGERT  os recursos e capacidades técnicas e organizativas necessárias para desenvolver os processos associados à execução de formação nas áreas em que desenvolvemos a nossa oferta formativa. Tendo, desta forma, sido validada a nossa atuação especializada, as competências técnicas dos formadores e a adequação dos nossos objetivos e conteúdos de formação. A conclusão da formação com aproveitamento implica a obtenção de um certificado de formação profissional, com o reconhecimento da FormaçãOnline.

    Pré-Requisitos:

    Esta formação não exige qualquer conhecimento prévio do tema.

    Recursos Tecnológicos:

    Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador, com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox, Safari, Microsoft Edge ou Internet Explorer. Não necessita de instalar programas no seu computador para poder aceder à formação. Para aceder à plataforma basta ter o e-mail e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição.

Outro curso relacionado com logística

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |