Solicite informação sem compromisso
Logic Training - Instituto de Formação
¡Bien! Tu solicitud ha sido enviada correctamente
Deseja receber informações sobre esses cursos relacionados?
Só mais uma coisa ...
Alguns centros pedem-nos esta informação. Preencha-os por favor
Comentários sobre Curso de Metodologias e Técnicas de Avaliação da Aprendizagem - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa
Objectivos
No final do curso, os participantes deverão desenvolver competências no sentido de:
Perceber e tomar posição de uma forma fundamentada sobre várias perspectivas de avaliação;
Conceber um dispositivo de avaliação da aprendizagem;
Construir e usar instrumentos de recolha de informação adequados aos objectivos pretendidos;
Construir um sistema de informação dos resultados, mobilizador e incentivador para os formandos;
Adoptar uma ética centrada no respeito pelo trabalho pedagógico e pelo projecto pessoal do formando;
Dirigido a
O curso destina-se a formadores, técnicos de formadores e outros agentes de formação que pretendam actualizar e melhorar as suas competências pedagógicas no exercício da sua actividade profissional.
Titulação
Curso de Metodologias e Técnicas de Avaliação da Aprendizagem
Conteúdo
PROGRAMA DO CURSO
1. Teorias Implícitas Sobre Avaliação – 5h
1.1. Concepções Sobre Avaliação;
1.2. Modalidades De Avaliação;
1.3. Funções Da Avaliação
2. Instrumentos De Avaliação E Seus Usos – 5h
2.1. Noção de Dispositivo de avaliação;
2.2. Funções da avaliação;
2.3. Relação entre as funções da avaliação e a aprendizagem;
2.4. Critérios de avaliação intervenientes no processo.
3. Usos Da Informação Avaliativa – 15h
3.1. Instrumentos de Recolha de Informação :
.Diversidade de tarefas e de instrumentos de avaliação
.Indicadores de avaliação
.Processos de comunicação ( explicitação dos critérios )
.A fidelidade e fidedignidade dos instrumentos
.Instrumentos centrados no processo de aprendizagem
.Portfólios como instrumentos de avaliação formativa globalizante
.O erro como revelador de dificuldades
3.2. Sistemas de comunicação dos resultados
.Processos de comunicação
.A interacção formativa
.Tipo de informação e empenhamento na acção
.Auto-avaliação reguladora
4. Atitude Ética Na Avaliação – 5h
4.1. Atitude ética:
.Objectividade e veracidade;
.Transparência de processos
.Negociação da avaliação
4.2. Reflexão sobre as vivências pessoais de formação
.A auto-avaliação reguladora como um processo de aprendizagem.