Home>Cursos>Fundamentos da Educação>Lisboa - Cidade>Formação Pedagógica Inicial de Formadores - Lisboa - Cidade - Lisboa
 

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Método: Presencial
Tipo: Cursos
Loading...

Solicite informação sem compromisso
CONPRO Consultoria e Projectos

Formação Pedagógica Inicial de Formadores - Lisboa - Cidade - Lisboa

Nome
Apelido
E-mail
Telefone
Teléfono Fixo ou Celular [Prefijo+ nº]
 
 
 
 
Distrito
País
Movil
Comentários / Perguntas
Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a política de privacidade
* Campos obrigatórios

Em breve um responsável de CONPRO Consultoria e Projectos, entrará em contacto contigo para mais informações.
Por favor, preencha todos os campos corretamente
Formação Pedagógica Inicial de Formadores - Lisboa - Cidade - Lisboa Comentários sobre Formação Pedagógica Inicial de Formadores - Lisboa - Cidade - Lisboa
Objectivos:
* Distinguir e caracterizar os diferentes sistemas de formação e o contexto de educação formação.
* Identificar as competências do formador e o seu papel nos diversos contextos formativos
* Realizar uma auto-avaliação face ao perfil de competências definido para a função de formador.
* Definir objectivos pedagógicos a atingir através de uma sessão de formação.
* Seleccionar os métodos e técnicas pedagógicas mais adequadas para uma sessão de formação, face aos objectivos a atingir, às características do público-alvo e ao contexto de formação.
* Seleccionar e conceber os recursos didácticos mais adequados em função da estratégia pedagógica a adoptar, considerando a diversidade de recursos.
* Seleccionar, elaborar e aplicar os instrumentos de avaliação adequados aos objectivos pedagógicos definidos.
* Elaborar um plano de sessão
* Saber conduzir sessões de formação por forma a estabelecer uma relação pedagógica positiva e facilitadora da aprendizagem.
* Apresentar sugestões de melhoria para os sistemas de formação.
Dirigido a:
Profissionais activos com nível de habilitações mínimo de 9º ano e recém-licenciados à procura do primeiro emprego que pretendam desenvolver competências pedagógicas e desempenhar a função de formador no âmbito das suas áreas de intervenção.
Diploma:
Atribuição de CAP
Conteúdo:
1. Acolhimento
  1. Apresentação dos formandos e da equipa técnico-pedagógica.
  2. Apresentação da finalidade, objectivos pedagógicos e conteúdos programáticos do Curso.
  3. Apresentação da metodologia de avaliação.
2. O Formador face aos Sistemas e Contextos de Formação
  1. Caracterização dos sistemas de formação
  2. Formação Profissional inserida nos Sistemas de Educação-Formação-Trabalho
  3. Legislação de Enquadramento da Formação Profissional
  4. Perfil do Formador: competências e capacidades
  5. Competências exigíveis ao formador nos diferentes sistemas de formação
3. Simulação Pedagógica Inicial
  1. Preparação da simulação pedagógica inicial
  2. Simulação, gravada em vídeo
  3. Visionamento crítico: auto e hetero análise
  4. Análise e auto análise dos comportamentos pedagógicos observados.
  5. Despistagem dos aspectos pedagógicos mais relevantes.
  6. Diagnóstico das competências demonstradas e a adquirir ou a melhorar
4. Teorias, Factores e Processos de Aprendizagem
  1. Conceito e características da aprendizagem
  2. Teorias, modelos e mecanismos de aprendizagem
  3. Processos, etapas e factores psicológicos da aprendizagem
  4. Fontes e métodos de motivação
5. Comunicação e Animação de Grupos
  1. Relações interpessoais
  2. Gestão da comunicação pedagógica:
  3. Relação pedagógica
6. Métodos e Técnicas Pedagógicas
  1. Caracterização dos métodos pedagógicos
  2. Caracterização de diversas técnicas pedagógicas
  3. Técnicas
  4. Condições de planificação e operacionalização
7. Definição e Estruturação de Objectivos de Formação
  1. Finalidades. Objectivos de formação
  2. Das competências aos objectivos
  3. Objectivos pedagógicos: função, níveis, componentes e domínios
  4. Como definir um objectivo operacional
  5. Interligação entre a definição de objectivos e a avaliação da formação
8. Avaliação da Aprendizagem
  1. Diferentes níveis de avaliação dos resultados da aprendizagem
  2. Critérios de avaliação
  3. Tipos de avaliação e escalas de classificação
  4. A subjectividade da avaliação
  5. Técnicas e instrumentos de avaliação da aprendizagem
9. Recursos Didácticos na Formação e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação
  1. Caracterização
  2. Metodologia de utilização
  3. Critérios de selecção
  4. Preparação de recursos didácticos, em suportes multimédia, para utilização na
  5. Simulação Pedagógica Final
10. Planificação da Formação
  1. Preparação de um plano de sessão: tema, objectivos, pré-requisitos, estratégias/actividades, materiais / equipamento e gestão do tempo
  2. Etapas de um plano
  3. Planificação de um módulo de formação
  4. Momentos-chave de uma sessão na óptica do formando e na óptica do formador
11. Plano de Sessão
  1. Elaboração de um plano de sessão para aplicação na simulação pedagógica final
  2. Preparação dos recursos didácticos, em suportes multimédia, para utilização na simulação pedagógica final
  3. Preparação da simulação pedagógica final
12. Simulação Pedagógica Final
  1. Preparação das condições de aplicação do projecto de sessão de formação
  2. Simulação com gravação em vídeo
  3. Visionamento crítico: auto e hetero análise dos comportamentos pedagógicos observados
  4. Questionamento ou aprofundamento dos aspectos pedagógicos relevantes
  5. Síntese e avaliação dos processos formativos vivenciados
  6. Percursos para auto-formação
13. Acompanhamento e Avaliação da Formação
  1. Critérios de eficácia da formação
  2. Análise evolutiva e sistémica dos resultados da formação
  3. Tipos de desvios e acções de melhoria
  4. Diferentes níveis de avaliação da formação
  5. Instrumentos de avaliação
14. Proposta de Intervenção Formativa
  1. Concepção e apresentação de uma Proposta de Intervenção Pedagógica
15. Avaliação do Curso
Outro curso relacionado com Cursos de Fundamentos da Educação: