Curso de Polaco

Solicite informação sem compromisso FCSH - Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Curso de Polaco - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Conteúdo
    A língua polaca ou polonesa é uma  língua eslava ocidental, falada por cerca de 60 milhões de pessoas, a maioria das quais vive na Polónia (Polônia no Brasil). É também falada na  Lituânia (400 000),  Bielorússia (1 milhão),  Ucrânia,  Brasil (em várias cidades dos Estados do  Rio Grande do Sul,  Santa Catarina,  Paraná e no  Espírito Santo), mas também no  Reino Unido, na  França, na  Argentina, nos  Estados Unidos da América, em  Israel e no  Canadá e em outros países. Este idioma é a língua eslava mais falada depois do  russo.

    A Língua Polaca

    No coração da Europa, no cruzamento dos antigos caminhos comerciais e vias de comunicação contemporâneas, do Oeste para Leste e da Escandinávia para Sul, está situada a Polónia. Juntamente com a língua checa, eslovaca e a lusaciana, polaco pertence ao grupo eslavo ocidental das línguas indo-europeias. Por isso, dominar a língua polaca pode tornar-se um passaporte linguístico para todos os países eslavos. Comunicar com os checos e eslovacos pode ser mais fácil mas quem fala polaco, não deverá ter muitos problemas na comunicação trivial com os nossos vizinhos de Leste – os russos, bielorussos e ucranianos.

     O polaco tornou-se uma língua independente no século X, tendo o papel significativo na unificação das tribos eslavas, durante a criação e desenvolvimento do estado polaco. A entrada da Polónia na esfera da influência da comunidade cristã ocidental teve lugar com o baptismo da Polónia em 966 e foi um factor importante para a língua polaca, uma vez que significou a introdução do alfabeto latino. Desde a origem do estado polaco, latim era a língua oficial e todos os documentos da igreja e do estado, bem como as obras literárias eram escritas nessa língua. As palavras mais antigas escritas em polaco datam de século XII. Até o século XIV a língua polaca existia apenas em dialectos regionais. Em termos de literatura desenvolveu-se nos séculos XV e XVI, tal como exemplificado pelos ricos trabalhos literais da Renascença escritos em polaco. Número das pessoas falar em polaco é estimado em mais do que cinquenta milhões, dos quais aproximadamente quarenta milhões vivem na Polónia.

    Docente:  Drª Iwona Sadlowska

Outro curso relacionado com polonês

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |