Especialização Avançada em Mindfulness, Compaixão e Saúde - Online

Solicite informação sem compromisso INSPSIC - Instituto Português de Psicologia

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Especialização Avançada em Mindfulness, Compaixão e Saúde - Online

  • Conteúdo

    Mindfulness pode ser definido como Presença Consciente com uma atitude de Aceitação e Não-Julgamento da experiência momento-a-momento. Trata-se simultaneamente de uma competência e de um processo uma vez que, é através da prática sistemática de Mindfulness que se desenvolve a competência de trazer intencionalmente consciência ou atenção plena ao que acontece no momento presente de uma forma aberta, recetiva, amável e aceitante. O cultivo desta aceitação promove autorregulação cognitivo-emocional, bem como comportamentos prossociais. Já a Compaixão pode ser entendida como a capacidade e prática de reconhecer e aceitar o sofrimento como humanidade comum, abordando-o com amabilidade, paciência e equanimidade e, ao mesmo tempo, com motivação para agir no sentido de aliviá-lo, seja ele experienciado pela própria pessoa ou por outra.

    Vários autores defendem que Mindfulness não pode ser dissociado da Compaixão, como se fossem “duas asas do mesmo pássaro”. Mindfulness without Compassion is not Mindfulness!

    Intervenções baseadas em Mindfulness e/ou Compaixão têm vindo a ser aplicadas, com benefícios neurocientificamente comprovados, em diferentes contextos, nomeadamente o de saúde, bem como com diferentes populações-alvo.

    O risco acrescido que profissionais e técnicos que prestam serviços de saúde/ cuidado/ ajuda/ auxílio têm para a experiência de stress negativo, fadiga, burnout e outros problemas biopsicossociais sublinha a importância da Formação em Mindfulness e Compaixão para benefício próprio, bem como para benefício do processo de cuidar, da relação de ajuda e, subsequentemente, da pessoa cuidada ou outras com quem trabalham.

    Este Curso, sólido, rigoroso e cientificamente sustentado – com predominância prática – perspetiva desenvolver no/as formando/as conhecimentos, competências e atitudes que garantem, por um lado, a implementação de práticas de Mindfulness e Compaixão na vida pessoal e, por outro, orientações para uma prática profissional e/ou cuidados de saúde Mindful e Compassivos.

     

    A estrutura do Curso (152h) organiza 23 Módulos em 4 Secções:

    (I)   Mindfulness & Compaixão: Da Teoria à Prática (do Módulo 1 ao 8).

    (II)  Aplicação de Mindfulness & Compaixão em Diferentes Âmbitos da Saúde (do Módulo 9 ao 16).

    (III) (Inter)Ações Baseadas em Mindfulness (do Módulo 17 ao 21).

    (IV) Elaboração de Protocolos de Atuação Baseados em Mindfulness e/ou Compaixão (Módulos 22 e 23).


    FORMAÇÃO ACREDITADA OPP | CERTIFICADA DGERT

Outro curso relacionado com psicologia - todas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |