Mestrados e cursos em Portugal - Centros em Portugal - Centros em Porto - Centros em Porto - Cidade - Universidade do Porto - FCUP - Faculdade de Ciências - Porto - Cidade

 
Universidade do Porto - FCUP - Faculdade de Ciências

A Faculdade de Ciências (FCUP) é, desde a sua formação, em 1911, a Escola da Universidade do Porto responsável pelo Ensino das Ciências Exactas e Naturais. Ao longo dos tempos, o ensino ministrado tem sido acompanhado cada vez mais de perto por actividades de investigação e desenvolvimento, o que possibilita a ...

Ver maisVer mais
Mestrado e Cursos do Centro
Biologia
Bioquímica
Botânica
Ciência - Outras
Ciência do Meio Ambiente
Ciências Ambientais
Ciências Marinhas
Dieta e Nutrição
Engenharia Agrícola
Engenharia Ambiental
Engenharia e Ciências Materiais
Ensino de outras Matérias

A Faculdade de Ciências (FCUP) é, desde a sua formação, em 1911, a Escola da Universidade do Porto responsável pelo Ensino das Ciências Exactas e Naturais. Ao longo dos tempos, o ensino ministrado tem sido acompanhado cada vez mais de perto por actividades de investigação e desenvolvimento, o que possibilita a consolidação do rigor científico que caracteriza a sua actividade de formação a nível graduado e pós-graduado.

A Faculdade de Ciências, continuando a ser responsável por licenciaturas em áreas das Ciências Exactas e Naturais, como a Matemática, a Física, a Química, a Biologia e a Geologia, apresenta actualmente uma abordagem transdisciplinar no ensino-aprendizagem, de forma a assegurar uma formação adequada às exigências e expectativas do mundo moderno. Assim, surgem licenciaturas em áreas mais aplicadas, algumas delas com carácter marcadamente tecnológico, outras reúnem competências transversais, constituindo exemplos recentes as de Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos e de Ciências e Tecnologias do Ambiente.

Em termos de formação pós-graduada, a Faculdade de Ciências apresenta uma oferta diversificada a nível de cursos de prós-graduação, mestrados e doutoramentos nas várias áreas do saber.

Os seus docentes e investigadores integram um conjunto de unidades de investigação caracterizado por um elevado nível de internacionalização que constitui, sem dúvida, um pólo de atracção para jovens interessados em dar início à sua actividade científica. É importante sublinhar o reconhecimento da excelência das suas unidades de investigação e da sua produção científica, bem como a contribuição que desempenham na actualização constante do ensino que ministram.

As actividades de investigação e de interface com a comunidade promovem a integração da Faculdade de Ciências no tecido sócio-económico e cultural da Cidade e da Região, constituindo-se como um dos motores do seu desenvolvimento, ao actuar como um veículo de transferência de conhecimento e de tecnologia.

As novas instalações no Pólo III da Universidade do Porto (Campo Alegre), proporcionam condições para um ensino moderno e uma vivência plena entre alunos e docentes, necessárias a um percurso académico de sucesso. De referir, ainda, que a Faculdade de Ciências, pela qualidade dos seus laboratórios, pelo acervo da sua Biblioteca, bem como pelo moderno sistema de informação que desenvolveu, proporciona acesso aos mais recentes avanços do conhecimento. A qualidade e diversidade de interesses do seu corpo docente não só asseguram o carácter transdisciplinar da formação oferecida e a permanente actualização de conteúdos e de métodos de ensino-aprendizagem, como permitem complementar as óptimas condições de acolhimento que a Faculdade de Ciências oferece aos seus alunos.

Confirme sua Instituição
Nova Busca
Procurar