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Especialização Pós-Universitária em Gestão de PMEs - Online

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  • Conteúdo
    Especialização Pós-Universitária em Gestão de PMEs.
     
    Carga horária: 300 horas

    Categorias: Especializações Pós-Universitárias, Gestão e Administração

    Resumo.

    Num mundo em que os mercados e os negócios estão cada vez mais complexos, globais e em constante evolução, torna-se fundamental e indispensável uma gestão competente para o sucesso das organizações.Gerir uma PME é um desafio onde todas as ferramentas e competências poderão ser úteis para vencer. Com esta formação, pretende-se dotar os formandos de uma visão global e atual dos diferentes departamentos de uma empresa ou áreas funcionais: finanças, marketing, vendas, estratégia e recursos humanos.

    Orientada para quem exerce ou pretende exercer um cargo de gestão ou direção de pequenas e médias empresas, ou outras organizações semelhantes, a Especialização em Gestão de PMEs promove o desenvolvimento de competências, bem como o conhecimento de metodologias e técnicas que permitem ao gestor atuar com sucesso nos novos mercados competitivos e inovadores, tanto em contexto nacional com internacional, fazendo face à crescente globalização e liberalização.

    Esta Especialização da FormaçãOnline foi elaborada com conteúdos e ferramentas de gestão para as Pequenas e Médias Empresas, pretendendo desenvolver competências na temática da gestão e desta forma contribuir para a implementação de estratégias nas organizações e consecutivamente aumentar a competitividade das mesmas no(s) mercado(s) em que atuam.

    Objetivos:

    Gerais:

    – Dotar os participantes de conhecimentos sobre gestão empresarial e sobre as áreas funcionais de uma empresa (finanças, marketing, vendas, estratégia e recursos humanos), viabilizando as bases necessárias à gestão dos negócios de uma PME.

    – Preparar os formandos para os desafios diários de um gestor, através de exemplos práticos que se aproximam à realidade encontrada nas PMEs nacionais, promovendo o desenvolvimento de capacidades de liderança, motivação e da gestão das equipas, indispensáveis ao gestor moderno.

    Específicos:

    Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:

    – Compreender, de forma aprofundada, o meio ambiente onde as empresas se posicionam;

    – Conhecer as estratégias fundamentais na criação de um modelo de negócio;

    – Estruturar, elaborar e apresentar um plano de negócio;

    – Compreender e aplicar os principais conceitos contabilísticos;

    – Adquirir conhecimentos sobre sistemas de controlo de gestão, incluindo a definição de um orçamento e respetivo controlo;

    – Adquirir competências em planeamento financeiro, gestão previsional, análise de riscos de investimentos financeiros, cálculo e análise do valor das ações e das obrigações;

    – Dar a conhecer as diversas técnicas de análise da informação contabilística e dos indicadores económico-financeiros e demonstrar a importância da identificação dos problemas económico-financeiros, de forma a aconselhar a aplicação de medidas corretivas de gestão, principalmente de cariz financeiro e potenciar o equilíbrio estrutural e a rendibilidade da empresa;

    – Conhecer técnicas e estratégias comerciais que permitam participar com sucesso em processos de negociação, venda e gestão de clientes, garantindo a satisfação e fidelização dos mesmos;

    – Conhecer ferramentas de marketing para a criação de estratégias eficazes;

    – Desenvolver um conjunto de conhecimentos e competências pessoais fundamentais na Gestão de Recursos Humanos e de equipas.

    Programa.

    Módulo 1 – Gestão Estratégica e Conceção de Modelo de Negócio
    • 1.1 Gestão Estratégica
    • 1.2 Modelo de Negócio

    Módulo 2 – Plano de Negócio
    • 2.1 Ideias e oportunidades de negócio
    • 2.2 Conceito de negócio
    • 2.3 Análise do meio envolvente e do negócio
    • 2.4 Plano de Negócio
    • 2.5 Atividades para a elaboração de um Plano de Negócio
    • 2.6 Apresentação do Plano de Negócio

    Módulo 3 – Fundamentos de Contabilidade
    • 3.1 Contabilidade como sistema de informação
    • 3.2 O Património
    • 3.3 Lançamento dos factos patrimoniais3.4 Análise das contas de balanço I
    • 3.5 Análise de contas de balanço II
    • 3.6 O balanço
    • 3.7 Análise das contas de resultados
    • 3.8 Demonstração de resultados

    Módulo 4 – Controlo de Gestão
    • 4.1 Conceitos básicos
    • 4.2 O orçamento e o controlo orçamental
    • 4.3 Sistemas de controlo de gestão
    • 4.4 Tableau de Bord e Balanced Score Card

    Módulo 5 – Gestão Financeira
    • 5.1 Planeamento financeiro
    • 5.2 Custo do capital
    • 5.3 Riscos dos investimentos financeiros
    • 5.4 Racionalização do capital
    • 5.5 Gestão previsional
    • 5.6 Valor das ações
    • 5.7 Valor das obrigações

    Módulo 6 – Análise Financeira
    • 6.1 Objeto e Método da Análise económico-financeira
    • 6.2 Equilíbrio estrutural (médio longo prazo)
    • 6.3 Gestão dos Capitais circulantes (curto prazo)
    • 6.4 Rendibilidade e Risco dos Capitais investidos
    • 6.5 Orçamento: um instrumento de gestão

    Módulo 7 – Técnicas de vendas e gestão comercial
    • 7.1 A Evolução do conceito de gestão de vendas
    • 7.2 Função Comercial e o processo de venda
    • 7.3 O cliente e o processo de compra
    • 7.4 O Processo de pré-venda
    • 7.5 O Processo de venda
    • 7.6 O Processo de pós-venda

    Módulo 8 – Marketing
    • 8.1 Introdução ao Marketing
    • 8.2 A Oferta Comercial: Produto e Preço
    • 8.3 A Distribuição: Fator de Diferenciação Estratégica
    • 8.4 A Comunicação de Marketing: Estratégias e Ferramentas
    • 8.5 Práticas e Técnicas de Estudos de Mercado
    • 8.6 Estratégia de posicionamento
    • 8.7 Gestão de Marcas
    • 8.8 Plano de Marketing, Estratégias e Métricas
    • 8.9 Introdução ao Marketing Digital
    • 8.10 Como Triunfar no Exterior: Estratégias de Marketing Internacional

    Módulo 9 – Gestão estratégica de Recursos Humanos
    • 9.1 A Gestão de Recursos Humanos
    • 9.2 Recrutamento
    • 9.3 Como recrutar online?
    • 9.4 Selecionar os melhores candidatos
    • 9.5 Plano de Formação
    • 9.6 Levantamento de Necessidades de Formação
    • 9.7 Gestão de Competências
    • 9.8 Avaliação de Desempenho: objetivos, critérios e avaliadores
    • 9.9 O Processo de Avaliação de Desempenho
    • 9.10 Conceção e Gestão de um Sistema de Avaliação de Desempenho
    • 9.11 Modelos de Compensação e Benefícios
    • 9.12 Compensação e a Motivação
    • 9.13 Liderança de Equipas

    Destinatários.

    – Quadros médios, gerentes e diretores de pequenas e médias empresas.

    – Profissionais independentes, empreendedores, empresários, ou organizações semelhantes, consultores ou formadores da área da gestão empresarial, que pretendam melhorar as suas qualificações e competências profissionais em matérias relacionadas com a gestão de empresas e outras organizações.

    – Licenciados de diferentes cursos que pretendam enriquecer o seu currículo e ambicionem reforçar ou adquirir novas competências capazes de dar resposta aos desafios da gestão organizacional.

    – Pessoas que pretendam adquirir conhecimentos gerais relacionados com a temática de gestão numa visão mais estratégica e empresarial.

    Certificado.

    No final do curso receberá dois certificados, caso atinja os objetivos pedagógicos da formação, ou seja, que obtenha uma avaliação igual ou superior a 10 numa escala de 0-20, que serão disponibilizados na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação:

    Certificado de Especialização emitido pela FormaçãOnline, válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

    Registo na Caderneta Individual de Competências do e-aluno, emitido através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho em caso de aproveitamento total ou parcial.

    * Esta especialização tem o mesmo valor legal que uma pós-graduação na obtenção de créditos (ECTS).

    Avaliação.

    • O curso encontra-se dividido por Módulos num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
    • O curso tem o apoio de e-formadores, que variam de módulo para módulo, aos quais poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
    • Em cada módulo decorrerão:
    - Sessões de esclarecimentos síncronas (Opcionais, não sujeitas a avaliação. As marcações das sessões síncronas devem ser efetuadas até 48h antes da data prevista
    - Sessões assíncronas (em horário flexível, para autoestudo e desenvolvimento de atividades propostas ao ritmo de cada e-aluno).
    • O e-aluno poderá aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição terminar o curso até ao último dia de formação;
    • O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir;
    • Cada módulo é avaliado com base num exame final e num trabalho individual, contando respetivamente 70% e 30% da avaliação final do módulo;
    • Os e-alunos consideram-se aprovados sempre que obtenham classificações iguais ou superiores a 10 valores numa escala de avaliação de 0 a 20 valores.
    • A classificação final de cada módulo é obtida pela aplicação da seguinte fórmula: Exame final x 70% + Trabalho Individual x 30%

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