Especialização Pós-Universitária em Gestão de PMEs.
Carga horária: 300 horas
Categorias: Especializações Pós-Universitárias, Gestão e Administração
Resumo.
Num mundo em que os mercados e os negócios estão cada vez mais complexos, globais e em constante evolução, torna-se fundamental e indispensável uma gestão competente para o sucesso das organizações.Gerir uma PME é um desafio onde todas as ferramentas e competências poderão ser úteis para vencer. Com esta formação, pretende-se dotar os formandos de uma visão global e atual dos diferentes departamentos de uma empresa ou áreas funcionais: finanças, marketing, vendas, estratégia e recursos humanos.
Orientada para quem exerce ou pretende exercer um cargo de gestão ou direção de pequenas e médias empresas, ou outras organizações semelhantes, a Especialização em Gestão de PMEs promove o desenvolvimento de competências, bem como o conhecimento de metodologias e técnicas que permitem ao gestor atuar com sucesso nos novos mercados competitivos e inovadores, tanto em contexto nacional com internacional, fazendo face à crescente globalização e liberalização.
Esta Especialização da FormaçãOnline foi elaborada com conteúdos e ferramentas de gestão para as Pequenas e Médias Empresas, pretendendo desenvolver competências na temática da gestão e desta forma contribuir para a implementação de estratégias nas organizações e consecutivamente aumentar a competitividade das mesmas no(s) mercado(s) em que atuam.
Objetivos:
Gerais:
– Dotar os participantes de conhecimentos sobre gestão empresarial e sobre as áreas funcionais de uma empresa (finanças, marketing, vendas, estratégia e recursos humanos), viabilizando as bases necessárias à gestão dos negócios de uma PME.
– Preparar os formandos para os desafios diários de um gestor, através de exemplos práticos que se aproximam à realidade encontrada nas PMEs nacionais, promovendo o desenvolvimento de capacidades de liderança, motivação e da gestão das equipas, indispensáveis ao gestor moderno.
Específicos:
Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
– Compreender, de forma aprofundada, o meio ambiente onde as empresas se posicionam;
– Conhecer as estratégias fundamentais na criação de um modelo de negócio;
– Estruturar, elaborar e apresentar um plano de negócio;
– Compreender e aplicar os principais conceitos contabilísticos;
– Adquirir conhecimentos sobre sistemas de controlo de gestão, incluindo a definição de um orçamento e respetivo controlo;
– Adquirir competências em planeamento financeiro, gestão previsional, análise de riscos de investimentos financeiros, cálculo e análise do valor das ações e das obrigações;
– Dar a conhecer as diversas técnicas de análise da informação contabilística e dos indicadores económico-financeiros e demonstrar a importância da identificação dos problemas económico-financeiros, de forma a aconselhar a aplicação de medidas corretivas de gestão, principalmente de cariz financeiro e potenciar o equilíbrio estrutural e a rendibilidade da empresa;
– Conhecer técnicas e estratégias comerciais que permitam participar com sucesso em processos de negociação, venda e gestão de clientes, garantindo a satisfação e fidelização dos mesmos;
– Conhecer ferramentas de marketing para a criação de estratégias eficazes;
– Desenvolver um conjunto de conhecimentos e competências pessoais fundamentais na Gestão de Recursos Humanos e de equipas.
Programa.
Módulo 1 – Gestão Estratégica e Conceção de Modelo de Negócio
- 1.1 Gestão Estratégica
- 1.2 Modelo de Negócio
Módulo 2 – Plano de Negócio
- 2.1 Ideias e oportunidades de negócio
- 2.2 Conceito de negócio
- 2.3 Análise do meio envolvente e do negócio
- 2.4 Plano de Negócio
- 2.5 Atividades para a elaboração de um Plano de Negócio
- 2.6 Apresentação do Plano de Negócio
Módulo 3 – Fundamentos de Contabilidade
- 3.1 Contabilidade como sistema de informação
- 3.2 O Património
- 3.3 Lançamento dos factos patrimoniais3.4 Análise das contas de balanço I
- 3.5 Análise de contas de balanço II
- 3.6 O balanço
- 3.7 Análise das contas de resultados
- 3.8 Demonstração de resultados
Módulo 4 – Controlo de Gestão
- 4.1 Conceitos básicos
- 4.2 O orçamento e o controlo orçamental
- 4.3 Sistemas de controlo de gestão
- 4.4 Tableau de Bord e Balanced Score Card
Módulo 5 – Gestão Financeira
- 5.1 Planeamento financeiro
- 5.2 Custo do capital
- 5.3 Riscos dos investimentos financeiros
- 5.4 Racionalização do capital
- 5.5 Gestão previsional
- 5.6 Valor das ações
- 5.7 Valor das obrigações
Módulo 6 – Análise Financeira
- 6.1 Objeto e Método da Análise económico-financeira
- 6.2 Equilíbrio estrutural (médio longo prazo)
- 6.3 Gestão dos Capitais circulantes (curto prazo)
- 6.4 Rendibilidade e Risco dos Capitais investidos
- 6.5 Orçamento: um instrumento de gestão
Módulo 7 – Técnicas de vendas e gestão comercial
- 7.1 A Evolução do conceito de gestão de vendas
- 7.2 Função Comercial e o processo de venda
- 7.3 O cliente e o processo de compra
- 7.4 O Processo de pré-venda
- 7.5 O Processo de venda
- 7.6 O Processo de pós-venda
Módulo 8 – Marketing
- 8.1 Introdução ao Marketing
- 8.2 A Oferta Comercial: Produto e Preço
- 8.3 A Distribuição: Fator de Diferenciação Estratégica
- 8.4 A Comunicação de Marketing: Estratégias e Ferramentas
- 8.5 Práticas e Técnicas de Estudos de Mercado
- 8.6 Estratégia de posicionamento
- 8.7 Gestão de Marcas
- 8.8 Plano de Marketing, Estratégias e Métricas
- 8.9 Introdução ao Marketing Digital
- 8.10 Como Triunfar no Exterior: Estratégias de Marketing Internacional
Módulo 9 – Gestão estratégica de Recursos Humanos
- 9.1 A Gestão de Recursos Humanos
- 9.2 Recrutamento
- 9.3 Como recrutar online?
- 9.4 Selecionar os melhores candidatos
- 9.5 Plano de Formação
- 9.6 Levantamento de Necessidades de Formação
- 9.7 Gestão de Competências
- 9.8 Avaliação de Desempenho: objetivos, critérios e avaliadores
- 9.9 O Processo de Avaliação de Desempenho
- 9.10 Conceção e Gestão de um Sistema de Avaliação de Desempenho
- 9.11 Modelos de Compensação e Benefícios
- 9.12 Compensação e a Motivação
- 9.13 Liderança de Equipas
Destinatários.
– Quadros médios, gerentes e diretores de pequenas e médias empresas.
– Profissionais independentes, empreendedores, empresários, ou organizações semelhantes, consultores ou formadores da área da gestão empresarial, que pretendam melhorar as suas qualificações e competências profissionais em matérias relacionadas com a gestão de empresas e outras organizações.
– Licenciados de diferentes cursos que pretendam enriquecer o seu currículo e ambicionem reforçar ou adquirir novas competências capazes de dar resposta aos desafios da gestão organizacional.
– Pessoas que pretendam adquirir conhecimentos gerais relacionados com a temática de gestão numa visão mais estratégica e empresarial.
Certificado.
No final do curso receberá dois certificados, caso atinja os objetivos pedagógicos da formação, ou seja, que obtenha uma avaliação igual ou superior a 10 numa escala de 0-20, que serão disponibilizados na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação:
Certificado de Especialização emitido pela FormaçãOnline, válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.
Registo na Caderneta Individual de Competências do e-aluno, emitido através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho em caso de aproveitamento total ou parcial.
* Esta especialização tem o mesmo valor legal que uma pós-graduação na obtenção de créditos (ECTS).
Avaliação.
- O curso encontra-se dividido por Módulos num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
- O curso tem o apoio de e-formadores, que variam de módulo para módulo, aos quais poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
- Em cada módulo decorrerão:
- Sessões de esclarecimentos síncronas (Opcionais, não sujeitas a avaliação. As marcações das sessões síncronas devem ser efetuadas até 48h antes da data prevista
- Sessões assíncronas (em horário flexível, para autoestudo e desenvolvimento de atividades propostas ao ritmo de cada e-aluno).
- O e-aluno poderá aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição terminar o curso até ao último dia de formação;
- O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir;
- Cada módulo é avaliado com base num exame final e num trabalho individual, contando respetivamente 70% e 30% da avaliação final do módulo;
- Os e-alunos consideram-se aprovados sempre que obtenham classificações iguais ou superiores a 10 valores numa escala de avaliação de 0 a 20 valores.
- A classificação final de cada módulo é obtida pela aplicação da seguinte fórmula: Exame final x 70% + Trabalho Individual x 30%