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Especialização Pós-Universitária em Gestão e Estratégia Empresarial - Online

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  • Conteúdo
    Especialização Pós-Universitária em Gestão e Estratégia Empresarial.
     
    Carga horária: 300 horas

    Categorias: Especializações Pós-Universitárias, Gestão Comercial, Gestão e Administração

    Resumo.

    O mercado é complexo e está em permanente evolução, no entanto, estes não são os únicos fatores que limitam a competitividade e evolução das organizações. A falta de estratégia ou a falha desta implica o sucesso diminuto, temporário ou até mesmo a sua ausência.

    Para conseguirem delinear a sua estratégia de um modo claro e transparente, todas as organizações têm de definir a sua visão, onde querem estar no futuro. A estratégia tem de estar suportada por um conjunto de objetivos e metas relevantes para a organização, bem como planos de ações que viabilizem o alcance da estratégia. Só desta forma se conseguirá desenvolver um sistema que tenha a capacidade de alavancar a organização e apoiá-la na tomada de decisão, de forma a que os seus objetivos estejam alinhados com as suas prioridades estratégicas.

    Para que isto aconteça é fundamental que as organizações estejam dotadas de colaboradores com conhecimentos de gestão e com uma visão mais estratégica.

    A especialização em Gestão e Estratégia Empresarial, pretende desenvolver competências na temática da gestão e desta forma contribuir para a implementação de estratégias nas organizações e consecutivamente aumentar a competitividade das mesmas no(s) mercado(s) em que atuam.

    Objetivos:

    Gerais:

    Dotar os participantes de conhecimentos sobre gestão em áreas diferenciadas da Gestão Estratégica das organizações, viabilizando as bases necessárias à aquisição de competências para a definição, planificação, implementação e avaliação de uma estratégia.

    Específicos:

    Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:

    – Conhecer as estratégias fundamentais na criação de um modelo de negócio;

    – Conhecer as principais ferramentas TIC, tendo em vista o desenvolvimento de soluções integradas, na estratégia de Inovação e Competitividade nas organizações;

    – Adquirir conhecimentos sobre sistemas de controlo de gestão, incluindo a definição de um orçamento e respetivo controlo;

    – Adquirir competências em planeamento financeiro, gestão previsional, análise de riscos de investimentos financeiros, cálculo e análise do valor das ações e das obrigações;

    – Adquirir competências para o desenvolvimento, implementação e acompanhamento de um Balanced Scorecard;

    – Conhecer ferramentas de marketing para a criação de estratégias eficazes;

    – Adquirir e aplicar conhecimentos linguísticos, técnicas e ferramentas fundamentais para conseguir uma comunicação bem-sucedida no meio organizacional;

    – Desenvolver e aperfeiçoar as competências chave para a prática do coaching e do autocoaching e integrar o desenvolvimento pessoal e a programação neurolinguística na prática do coaching, bem como experienciar técnicas de coaching na liderança e gestão de equipas;

    – Adquirir competências para implementar um plano de gestão da mudança.

    Programa.

    Módulo 1 – Gestão Estratégica e Conceção de Modelo de Negócio
    • 1.1 Gestão Estratégica
    • 1.2 Modelo de Negócio

    Módulo 2 – Inovação, Estratégias e Ferramentas TIC para aumentar a competitividade nas empresas
    • 2.1 Soluções TIC e Gestão da Inovação
    • 2.2 Ferramentas e Utilidades TIC
    • 2.3 Metodologias e Estratégias TIC
    • 2.4 Plataformas e Ferramentas Digitais
    • 2.5 Gestão de tempo, tarefas e Informação

    Módulo 3 – Controlo de Gestão
    • 3.1 Conceitos básicos
    • 3.2 O orçamento e o controlo orçamental
    • 3.3 Sistemas de controlo de gestão
    • 3.4 Tableau de Bord e Balanced Score Card

    Módulo 4 – Gestão Financeira
    • 4.1 Planeamento financeiro
    • 4.2 Custo do capital
    • 4.3 Riscos dos investimentos financeiros
    • 4.4 Racionalização do capital
    • 4.5 Gestão previsional
    • 4.6 Valor das ações
    • 4.7 Valor das obrigações

    Módulo 5 – Balanced Scorecard
    • 5.1 Gestão do Desempenho
    • 5.2 Introdução à Abordagem BSC
    • 5.3 Conceitos Fundamentais do Balanced ScoreCard
    • 5.4 Implementação do Balanced ScoreCard
    • 5.5 Complementos do Balanced ScoreCard

    Módulo 6 – Marketing
    • 6.1 Introdução ao Marketing
    • 6.2 A Oferta Comercial: Produto e Preço
    • 6.3 A Distribuição: Fator de Diferenciação Estratégica
    • 6.4 A Comunicação de Marketing: Estratégias e Ferramentas
    • 6.5 Práticas e Técnicas de Estudos de Mercado
    • 6.6 Estratégia de posicionamento
    • 6.7 Gestão de Marcas
    • 6.8 Plano de Marketing, Estratégias e Métricas
    • 6.9 Introdução ao Marketing Digital
    • 6.10 Como Triunfar no Exterior: Estratégias de Marketing Internacional

    Módulo 7 – Técnicas de Comunicação empresarial
    • 7.1 Comunicação
    • 7.2 Língua portuguesa
    • 7.3 A comunicação escrita I
    • 7.4 A comunicação escrita II

    Módulo 8 – Coaching Organizacional e Desenvolvimento de Equipas
    • 8.1 História e Evolução do Coaching
    • 8.2 A Programação Neurolinguística
    • 8.3 O Coaching e a Liderança
    • 8.4 O Coaching e a Gestão de Equipas

    Módulo 9 – Gestão da mudança organizacional
    • 9.1 Mudança Organizacional
    • 9.2 Plano da Mudança Organizacional
    • 9.3 Estratégias, Métodos e Técnicas de Mudança
    • 9.4 Mudança e Desenvolvimento Organizacional
    • 9.5 Gestão de Conflitos

    Destinatários.

    – Pessoas que pretendam adquirir conhecimentos gerais relacionados com a temática de gestão numa visão mais estratégica e empresarial.

    – CEOs, Gestores de topo e Chefias intermédias que procuram adquirir ou aprofundar os seus conhecimentos de gestão.

    – Responsáveis da Qualidade que pretendam gerir o Sistema de Gestão da Qualidade de uma forma mais eficaz contribuindo com conhecimentos de gestão.

    Certificado.

    No final do curso receberá dois certificados, caso atinja os objetivos pedagógicos da formação, ou seja, que obtenha uma avaliação igual ou superior a 10 numa escala de 0-20, que serão disponibilizados na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação:

    Certificado de Especialização emitido pela FormaçãOnline, válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.

    Registo na Caderneta Individual de Competências do e-aluno, emitido através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho em caso de aproveitamento total ou parcial.

    * Esta especialização tem o mesmo valor legal que uma pós-graduação na obtenção de créditos (ECTS).

    Avaliação.

    • O curso encontra-se dividido por Módulos num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
    • O curso tem o apoio de e-formadores, que variam de módulo para módulo, aos quais poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
    • Em cada módulo decorrerão:
    - Sessões de esclarecimentos síncronas (Opcionais, não sujeitas a avaliação. As marcações das sessões síncronas devem ser efetuadas até 48h antes da data prevista
    - Sessões assíncronas (em horário flexível, para autoestudo e desenvolvimento de atividades propostas ao ritmo de cada e-aluno).
    • O e-aluno poderá aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição terminar o curso até ao último dia de formação;
    • O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir;
    • Cada módulo é avaliado com base num exame final e num trabalho individual, contando respetivamente 70% e 30% da avaliação final do módulo;
    • Os e-alunos consideram-se aprovados sempre que obtenham classificações iguais ou superiores a 10 valores numa escala de avaliação de 0 a 20 valores.
    • A classificação final de cada módulo é obtida pela aplicação da seguinte fórmula: Exame final x 70% + Trabalho Individual x 30%

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