INSCRIÇÕES ABERTAS
Entidade Formadora Certificada pela DGERT
1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
Em qualquer parte em formato e-Learning
2. DESTINATÁRIOS
Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação social e intervenção comunitária ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.
3. OBJETIVO GERAL
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teórico – práticos, que lhes possibilite exercer funções, na área da Educação Social e Intervenção Comunitária.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social.
• Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária.
• Operacionalizar competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social.
5. PLANO CURRICULAR
Módulo 1: Cidadania e Risco Social (10 horas)
- Cidadania e risco social: conceitos e sua relação
- Individualização, fragmentação e risco social
- Processos de globalização e risco social
Módulo 2: Exclusão e Inclusão Social (20 horas)
- Teoria da exclusão
- A exclusão num plano de fundo de desestabilização económica e social
- A exclusão como relação social histórica e contraditória
- Exclusão e sociedade
- Inclusão Social
Módulo 3: Políticas de Ação Social e Intervenção Comunitária (10 horas)
- As principais políticas de ação social e de intervenção comunitária: Portugal VS Europa
- O Modelo Social Europeu
Módulo 4: Psicologia da família/relações familiares (25 Horas)
- Psicologia da Família
- O ciclo de vida da família: fases, estádios, transições e crises
- A família e os seus sub-sistemas: sub-sistema conjugal e parental; sub-sistema fraternal e filial; família alargada e relações inter-generacionais
- Monoparentalidade e famílias monoparentais
- Adoção e famílias adotivas
- Acolhimento e famílias de acolhimento
- Co-parentalidade e famílias reconstruídas
- Relações Familiares
- Importância das relações familiares
- Vinculação e Bonding (Abandono, Negligência, Institucionalização, Separação e Perda)
- Violência conjugal e familiar (Abuso Sexual, Maus Tratos e Filicídio)
Módulo 5: Intervenção sócio-educativa comunitária em adultos (15 Horas)
- A Intervenção Sociocomunitária com Adultos - A Família
- Intervenção Familiar
- Critérios de Funcionalidade Familiar
- Intervenção Familiar: porquê?
- Avaliação Diagnóstica Familiar
- Modelo Sistémico na Intervenção Familiar
- Modelo Cognitivo-Comportamental de Intervenção Familiar
- Modelos de Intervenção Comunitária
- Prevenção
- Desenvolvimento de um Plano de Intervenção Comunitária
- Contextos de Intervenção Comunitária
Módulo 6: Intervenção sócio-educativa comunitária em crianças e jovens (15 Horas)
- Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – A Criança, o Adolescente e a Família
- O Desenvolvimento da Criança
- A Importância do Jogo
- Fases de Desenvolvimento da Criança
- A entrada para a escola
- A importância da Organização dos Tempos Livres
- O Adolescente e o Jovem Adulto
- Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – Família e Adolescência – alteração da relação com os progenitores
- Alteração da relação com os pares
- A construção da identidade
- Fatores de Risco e Fatores Protetores no Desenvolvimrnto Social e Pesssoal na Adolescência
- Desenvolvimento Familiar
Módulo 7: Educação social, reinserção e desenvolvimento comunitário (15 horas)
- Educação Social
- Pedagogia Social
- Origens e Desenvolvimento da pedagogia/educação social
- A Pedagogia Social na Alemanha
- Estado Providência e Educação Social
- Marco jurídico e educação social
- Conceito de Educação Social
- Diferentes Perspetivas da Educação Social
- Eixos da Educação Social
- Conclusões
- Reinserção Social – o exemplo de Reinserção Social de Toxicodependentes
- Contextualização teórica da Exclusão Social
- Da Toxicodependência e exclusão à reinserção social – o processo de “transição ao trabalho”
- As políticas sociais ativas e facilitadoras para a “transição ao trabalho”
- O Rendimento Social de Inserção - RSI
- Desenvolvimento Comunitário
- Desenvolvimento Comunitário vs Educação
- O Desenvolvimento Comunitário e/ou local
- A escola como promotora de desenvolvimento local
- O papel do educador
- Desenvolvimento local
- Que modelos de desenvolvimento local para a escola?
- Oportunidade de Desenvolvimento Comunitário em Portugal
- Bases para a estruturação de uma política de desenvolvimento comunitário em Portugal
Módulo 8: Psicologia comunitária (10 horas)
- As origens históricas da Psicologia Comunitária
- Definição de Psicologia Comunitária e Comunidade
- Definição e objetivos da psicologia comunitária
- Definição de comunidade
- Fundamentos da Psicologia Comunitária
- Psicologia Comunitária e Ecologia
- Psicologia Comunitária e Teoria da Crise
- Psicologia Comunitária e Suporte Social
- Psicologia Comunitárias: as áreas de intervenção
- Psicologia Comunitária e intervenção social
- Desenvolvimento e participação comunitária
- Empowerment e Comunidade
Módulo 9: Projeto Final (60 horas)
- Elaboração de um projeto tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares da Formação Avançada Pós-Universitária.
6. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.