Especialização em Educação Social e Intervenção Comunitária - Online

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  • Conteúdo

    INSCRIÇÕES ABERTAS

    1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal

    Em qualquer parte em formato e-Learning

    2. DESTINATÁRIOS 

    Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação social e intervenção comunitária ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.

    3. OBJETIVO GERAL

    No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teórico – práticos, que lhes possibilite exercer funções, na área da Educação Social e Intervenção Comunitária.

    4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

    • Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social.

    • Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária.

    • Operacionalizar competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social.

    5. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1: Cidadania e Risco Social (10 horas)

    • Cidadania e risco social: conceitos e sua relação
    • Individualização, fragmentação e risco social
    • Processos de globalização e risco social

    Módulo 2: Exclusão e Inclusão Social (20 horas)

    • Teoria da exclusão
    • A exclusão num plano de fundo de desestabilização económica e social
    • A exclusão como relação social histórica e contraditória
    • Exclusão e sociedade
    • Inclusão Social

    Módulo 3: Políticas de Ação Social e Intervenção Comunitária (10 horas)

    • As principais políticas de ação social e de intervenção comunitária: Portugal VS Europa
    • O Modelo Social Europeu

    Módulo 4: Psicologia da família/relações familiares (25 Horas)

    • Psicologia da Família
      • O ciclo de vida da família: fases, estádios, transições e crises
      • A família e os seus sub-sistemas: sub-sistema conjugal e parental; sub-sistema fraternal e filial; família alargada e relações inter-generacionais
      • Monoparentalidade e famílias monoparentais
      • Adoção e famílias adotivas
      • Acolhimento e famílias de acolhimento
      • Co-parentalidade e famílias reconstruídas
    • Relações Familiares
      • Importância das relações familiares
      • Vinculação e Bonding (Abandono, Negligência, Institucionalização, Separação e Perda)
      • Violência conjugal e familiar (Abuso Sexual, Maus Tratos e Filicídio)

    Módulo 5: Intervenção sócio-educativa comunitária em adultos (15 Horas)

    • A Intervenção Sociocomunitária com Adultos - A Família
      • Intervenção Familiar
      • Critérios de Funcionalidade Familiar
      • Intervenção Familiar: porquê?
      • Avaliação Diagnóstica Familiar
      • Modelo Sistémico na Intervenção Familiar
      • Modelo Cognitivo-Comportamental de Intervenção Familiar
    • Modelos de Intervenção Comunitária
      • Prevenção
      • Desenvolvimento de um Plano de Intervenção Comunitária
      • Contextos de Intervenção Comunitária

    Módulo 6: Intervenção sócio-educativa comunitária em crianças e jovens (15 Horas)

    • Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – A Criança, o Adolescente e a Família
      • O Desenvolvimento da Criança
      • A Importância do Jogo
      • Fases de Desenvolvimento da Criança
      • A entrada para a escola
      • A importância da Organização dos Tempos Livres
      • O Adolescente e o Jovem Adulto
    • Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – Família e Adolescência – alteração da relação com os progenitores
      • Alteração da relação com os pares
      • A construção da identidade
      • Fatores de Risco e Fatores Protetores no Desenvolvimrnto Social e Pesssoal na Adolescência 
      • Desenvolvimento Familiar 

    Módulo 7: Educação social, reinserção e desenvolvimento comunitário (15 horas)

    • Educação Social
      • Pedagogia Social
      • Origens e Desenvolvimento da pedagogia/educação social
      • A Pedagogia Social na Alemanha
      • Estado Providência e Educação Social
      • Marco jurídico e educação social
      • Conceito de Educação Social
      • Diferentes Perspetivas da Educação Social
      • Eixos da Educação Social
      • Conclusões
    • Reinserção Social – o exemplo de Reinserção Social de Toxicodependentes
      • Contextualização teórica da Exclusão Social
      • Da Toxicodependência e exclusão à reinserção social – o processo de “transição ao trabalho”
      • As políticas sociais ativas e facilitadoras para a “transição ao trabalho”
      • O Rendimento Social de Inserção - RSI
    • Desenvolvimento Comunitário
      • Desenvolvimento Comunitário vs Educação
      • O Desenvolvimento Comunitário e/ou local
      • A escola como promotora de desenvolvimento local
      • O papel do educador
      • Desenvolvimento local
      • Que modelos de desenvolvimento local para a escola?
      • Oportunidade de Desenvolvimento Comunitário em Portugal
      • Bases para a estruturação de uma política de desenvolvimento comunitário em Portugal

    Módulo 8: Psicologia comunitária (10 horas)

    • As origens históricas da Psicologia Comunitária 
    • Definição de Psicologia Comunitária e Comunidade 
    • Definição e objetivos da psicologia comunitária 
    • Definição de comunidade 
    • Fundamentos da Psicologia Comunitária 
      • Psicologia Comunitária e Ecologia 
      • Psicologia Comunitária e Teoria da Crise
    • Psicologia Comunitária e Suporte Social
      • Psicologia Comunitárias: as áreas de intervenção
      • Psicologia Comunitária e intervenção social
      • Desenvolvimento e participação comunitária
      • Empowerment e Comunidade

    Módulo 9: Projeto Final (60 horas) 

    • Elaboração de um projeto no âmbito da Educação Social e Intervenção Comunitária, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.

    6. CERTIFICADO

    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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