Especialização em Intervenção Psicológica em Crianças Adolescentes - Online

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  • Conteúdo

    Inscrições Abertas

    1.Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal

    Em qualquer parte em formato e-Learning

    2. DESTINATÁRIOS 

    Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado), Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, entre outros.

    3. OBJETIVO GERAL

    No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Avaliação e Intervenção Psicológica no âmbito das Crianças e Adolescentes, para uma correta atuação profissional do Psicólogo (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia) e, complementar a formação de outras áreas do conhecimento que intervêm com crianças e adolescentes.

    4. OBJETIVO ESPECÍFICOS

    1) Realizar a avaliação e acompanhamento do desenvolvimento psicomotor, das capacidades cognitivas, da maturidade afetiva/emocional e da autonomia da criança

    2) Utilizar técnicas específicas para as faixas etárias da adolescência, com o objetivo de um maior conhecimento pessoal e melhor adaptação às situações quotidianas

    3) Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5

    4) Reconhecer a especificidade de algumas populações especiais de crianças ou jovens

    5) Planear uma avaliação de funcionalidade, de diagnóstico e de preparação para a intervenção

    6) Selecionar instrumentos de avaliação adequados aos objetivos definidos no plano de avaliação e à especificidade da população/criança/jovem.

    4. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1 - Avaliação Psicológica (10 horas)

    • O que é a avaliação psicológica
    • Dificuldades da avaliação psicológica na adolescência
    • Críticas ao método dos testes
    • Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica
    • Antecedentes históricos
    • Os testes como método de avaliação psicológica

    Módulo 2 - Instrumentos na Avaliação Psicológica (25 horas)

    • Instrumentos na avaliação psicológica
    • A entrevista
    • Observação
    • Testes psicológicos

    Módulo 3 - Relatórios Psicológicos (15 horas)

    • Avaliação Psicológica e Relatórios de Avaliação Psicológica
    • Elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica
    • Relatórios de Avaliação Psicológica na Prática

    Módulo 4 - As Necessidades Educativas Especiais e o Processo de referenciação e avaliação segundo a Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) (25 horas)

    • Modelos de Incapacidade
      • Modelo Médico
      • Modelo Sociomédico
      • Modelo Biopsicossocial
      • Abordagens de Classificação
    • Classificação da Funcionalidade
      • CIF - Características globais
      • CIF – Rede concetual
      • CIF - Fundamentação
      • CIF – Estrutura e componentes
      • CIF – Codificação
      • CIF – Contextos de aplicação
      • CIF - Análise Crítica

    Módulo 5 - Psicopatologia da Criança e do Adolescente (20 horas)

    • Classificação e etiologia das psicopatologias
    • Avaliação e Diagnóstico
      • O consentimento e a confidencialidade na intervenção com crianças e adolescentes
      • Métodos e instrumentos de avaliação da psicopatologia de crianças e adolescentes
      • Integração da informação e formulação do diagnóstico
    • Perturbações Psicológicas mais significativas das crianças e dos adolescentes
      • Perturbações da primeira infância
      • Perturbações de Eliminação
      • Perturbações de Alimentação
    • Perturbações da ansiedade e do humor nas crianças e nos adolescentes
      • Transtorno da Ansiedade de Separação
      • Transtorno de Ansiedade Generalizada
      • Transtorno de Ansiedade Social /Fobia Social
      • Depressão Infantil
      • Transtorno distímico
    • Perturbações disruptivas do comportamento e de défice da atenção nas crianças e nos adolescentes
      • Perturbação Oposicional Desafiante (ODD)
      • Perturbação de Conduta (CD)
      • Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) 
    • Perturbações específicas da alimentação nas crianças e nos adolescentes
      • Anorexia
      • Bulimia
      • Transtorno de compulsão alimentar periódico (TCAP) 
    • Perturbações globais do desenvolvimento
      • Síndrome de Rett 
      • Perturbação Desintegrativa da 2ª Infância
      • Perturbação de Asperger

    Módulo 6 - Psicoterapia Infantil (20 horas)

    • Objetivos da psicoterapia infantil 
    • O psicoterapeuta infantil – perfil
    • Obstáculos e dificuldades no exercício profissional
    • A relação da psicoterapia infantil com os pais da criança
    • A ludoterapia
      • A ludoterapia aplicada a diversos contextos
      • Sala de ludoterapia
      • Técnicas de ludoterapia

    Módulo 7 - Adolescência e intervenção psicológica (25 horas)

    • Adolescência e desenvolvimento
    • Desenvolvimento biológico e físico na adolescência
    • Desenvolvimento cognitivo na adolescência
    • Desenvolvimento da personalidade na adolescência 
      • Auto-conceito e auto-estima
      • Identidade e desenvolvimento
      • Contributos de Erikson e Marcia
    • Desenvolvimento social na adolescência
      • Contextos de socialização
      • Família e estilos parentais
      • Papel do grupo de pares
      • Influência da cultura
    • Desenvolvimento psicossexual na adolescência
    • Alguns problemas no desenvolvimento psicossexual

    Módulo 8 - Projeto Final (60 horas)

    • Elaboração de um projeto no âmbito da Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.

     

    5. CERTIFICADO

    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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