Home > Licenciatura > Museologia > Lisboa - Cidade > Licenciatura em Ciências do Património - Lisboa - Cidade - Lisboa

Licenciatura em Ciências do Património

Solicite informação sem compromisso ULL - Universidade Lusíada de Lisboa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Licenciatura em Ciências do Património - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Objectivos
    Os objectivos deste ciclo de estudos conducente à atribuição do grau de licenciado em Ciências do Património, visam dotar o estudante de conhecimentos e capacidades de compreensão que, baseando-se nos conhecimentos do nível secundário: * - O habilitem a saber aplicar os conhecimentos e capacidades de compreensão adquiridos, de forma a poder evidenciar uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na área vocacional da sua escolha; * - O habilitem a adquirir a capacidade de resolução de problemas, no âmbito da referida área de formação e de construção e fundamentação da sua própria argumentação; * - O habilitem a adquirir a capacidade de recolher, seleccionar e interpretar a informação relevante, particularmente na referida área de formação, que o prepare a fundamentar as soluções que preconiza e os juízos que emite, incluindo na análise os aspectos sociais, científicos e éticos relevantes; * - O habilitem em competências que lhe permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas; * - O habilitem em competências de aprendizagem que lhe possibilitem uma aquisição de conhecimentos ao longo da vida, com elevado grau de autonomia. Estes objectivos visam, também, assegurar um nível de empregabilidade diversificado, bem como a prossecução de estudos conducentes à obtenção de graus académicos de nível superior, respectivamente, aos 2.º e 3.º ciclos de formação.
  • Titulação
    Licenciatura em Ciências do Património
  • Conteúdo

    A graduação em Ciências do Patromónio da Universidade Lusíada de Lisboa mostra-se adaptada ao Processo de Bolonha.

    Este curso foi organizado de forma a ministrar uma formação académica qualificada e adequada num sector, o património cultural, cuja importância se tem vindo a acentuar entre nós e onde a Universidade Lusíada tem já uma vasta intervenção, a nível nacional e internacional.

    A notória carência de técnicos qualificados e a previsível necessidade de profissionais prontos a intervir de um modo cada vez mais especializado na investigação, gestão e valorização do património cultural português leva-nos a propor uma formação universitária específica com a utilização de estruturas didáticas inovadoras.

    Os futuros licenciados em Ciências do Património ficarão dotados de uma sólida formação que lhes permitirá enquadrar e dar resposta aos problemas que surgem nestes domínios, tornando-os aptos desde logo a ingressar no mercado de trabalho com uma sensível especialização, que poderá ainda ser a base adequada aos cursos de pós-graduação.

    Saídas Profissionais
    O plano de estudos da licenciatura em Ciências do Património permite a formação de técnicos versáteis, capazes de se enquadrar num vasto leque de perfis profissionais, públicos e privados, entre os quais:
    • - Administração de zonas históricas;
    • - Análise de projectos de organizações culturais;
    • - Consultadoria de construção civil;
    • - Empresas de engenharia ambiental;
    • - Ensino e investigação;
    • - Galerias de exposições;
    • - Gestão e conservação do património;
    • - Planeamento, gestão e avaliação de projectos culturais;
    • - Preservação e conservação do património documental em arquivos;
    • - Preservação e conservação do património documental em bibliotecas;
    • - Unidades de gestão do património em autarquias locais.

Outro curso relacionado com Museologia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |