Licenciatura em Engenharia Florestal

Solicite informação sem compromisso UTL - Universidade Técnica de Lisboa

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Licenciatura em Engenharia Florestal - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Conteúdo
    Biologia Florestal (Forest Biology)
    Programa Resumido:

    Competências:
    O aluno deve adquirir os conceitos que lhe permitam decidir com fundamentação biológica sobre aspectos de silvicultura desde as escolhas de espécies para reflorestação até à identificação de mortalidade anómala em povoamentos florestais.
    O aluno deve poder interpretar as respostas das árvores às variações nas condições ambientais naturais ou que resultam da intervenção técnica na silvicultura de produção ou na condução de árvores urbanas.
    Módulos:
    1. Apresentação; introdução; árvores – forma e função;
    2. O alongamento caulinar e formação da copa. Engrossamento do caule e raízes (crescimento secundário) e estrutura da madeira. A casca. O Transporte no xilema, Transpiração, Dendrocronologia. Raízes e absorção de água. Algumas noções de biomecânica. O processo reprodutivo e a fisiologia da semente.
    3. Crescimento e PPL; Fotossíntese e respiração; Produtos do metabolismo secundário – compostos de defesa e VOC’s
    4. Stress: temperatura e luz; água, redistribuição hidráulica, natureza e estado dos solos; Uso de isótopos estáveis; Modelação
    5. Ecofisiologia – (1) adaptação da vegetação ao clima, aos solos e à geologia; (2) árvores urbanas; (3) resposta as alterações globais
    6. Genética das populações; Noções básicas de Genética quantitativa; Evolução e diversidade genética em espécies florestais; Conservação de recursos genéticos.

    Ordenamento e Gestão Florestal (Forest Management and Certification)

    Programa Resumido:
    Competências:
    Pretende-se que os alunos (1) conheçam terminologia, elementos e conceitos básicos de ordenamento e de planeamento e certificação da gestão sustentável dos recursos florestais, (2) compreendam como príncipios económicos e da análise de decisão são utilizados para planear a gestão, conservação e protecção da floresta, (3) dominem a utilização de técnicas e tecnologias para o planeamento e certificação da gestão florestal e (4) conheçam o contexto em que se desenvolve o planeamento e certificação da gestão - problemas de ordenamento e gestão em áreas de propriedade privada não industrial, em áreas de floresta industrial, em áreas de floresta pública (Matas Nacionais) ou comunitária (Perímetros Florestais) e em áreas de conservação e protecção florestal (Parques e Reservas); problemas de certificação em grupo e à escala da região.
    Módulos e muito breve descrição:
    I- Introdução à Economia e Gestão dos Recursos Florestais. Elementos e conceitos básicos do ordenamento e do planeamento e certificação da gestão dos recursos florestais. Tipologia de problemas de planeamento e certificação da gestão dos recursos florestais. O caso português. Planos Regionais de Ordenamento Florestal. Planos de Gestão Florestal. Planos de Defesa da Floresta contra Incêndios.
    II- Economia e Valoração. O mercado e a afectação de recursos florestais. Primeira aproximação à valoração de bens e serviços florestais: o produto, a árvore, o povoamento e a floresta. O tempo e o juro. Cálculo financeiro e prática de avaliação de capitais fundiários florestais: solo, povoamento e propriedade. Cálculo de indemnizações e avaliação de prejuízos.
    III- Planeamento da gestão, conservação e protecção de povoamentos florestais. A estruturação e o desenvolvimento dos processos de planeamento. Critérios de decisão. Os problemas e os modelos de planeamento da gestão de povoamentos com composição pura e estrutura regular e de povoamentos com composição mista e com estrutura irregular.
    IV- Certificação da gestão da floresta. Conceito de Qualidade.Certificação da qualidade. Certificação de Sistemas de Gestão Florestal Sustentável. Certificação de Produto. Análise do ciclo de vida (LCA). Processo de certificação. Programas (ou sistemas) de certificação. Análise comparativa. Modalidades de certificação: individual, de grupo e regional (exemplos). A Norma Portuguesa NP 4406: 2003. Certificação de produtos florestais. A certificação na prática: “boa gestão” e “capacity building”.
    V - Estágio/seminário: o contexto e a prática do planeamento da gestão e da conservação da floresta em Portugal

Outro curso relacionado com engenharia ambiental

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |