Mestrados e cursos em Portugal - Centros em Portugal - Centros em Lisboa - Centros em Lisboa - Cidade - UTL - Universidade Técnica de Lisboa - Lisboa - Cidade

 
UTL - Universidade Técnica de Lisboa

A UTL tem uma missão e uma história que a distingue doutras universidades pela maneira de estar no ensino, na investigação, na disseminação do conhecimento e na ligação à sociedade. Em 1930, definiu-se a sua missão de ensinar "como se deve desenvolver a vida (sócio)económica, com todas as exigências [...] da ...

Ver maisVer mais
Mestrado e Cursos do Centro
Administração Esportiva
Administração Pública - Programas Empresariais
Antropologia
Arquitetura
Biologia
Ciência da Comunicação
Ciências Sociais
Dança
Dieta e Nutrição
Educação Física
Engenharia
Engenharia Agrícola
Engenharia Ambiental
Esportes e Educação Física

A UTL tem uma missão e uma história que a distingue doutras universidades pela maneira de estar no ensino, na investigação, na disseminação do conhecimento e na ligação à sociedade. Em 1930, definiu-se a sua missão de ensinar "como se deve desenvolver a vida (sócio)económica, com todas as exigências [...] da civilização moderna". Nunca essas exigências foram tão explícitas como actualmente, em que o conhecimento é o factor mais importante para o sucesso económico e social dos países.

A investigação representa, neste contexto, a melhor forma de gerar valor e deve constituir o suporte básico de toda a formação ao nível do Ensino Superior. A investigação, para além do seu papel na criação do conhecimento e suporte para as tecnologias de ponta, assume uma importante função na geração de inovação.

A qualidade do ensino ministrado numa Universidade tem como principal garantia a excelência da investigação que é realizada pelos docentes.

Assim, a UTL não pode deixar de apostar, de forma estratégica, no reforço da Investigação e da produção científica referenciada internacionalmente, com todas as consequências que daí resultam para a gestão criteriosa dos recursos humanos da Universidade.

O ano lectivo 2006-2007 é o primeiro a reflectir as alterações inerentes à implementação em Portugal do processo de Bolonha, que terão enorme impacto no emprego dos jovens licenciados, mestres e doutores, bem como na sua mobilidade nos próximos anos. O sucesso da implementação representa um desafio pedagógico que exigirá um esforço de docentes, estudantes e não docentes.

As fronteiras entre as actividades de ensino e de investigação tornam-se cada vez mais esbatidas, seja através de novos métodos de ensino que se refazem com as novas tecnologias de informação, seja através da criação de riqueza com base na inovação, esta profundamente dependente de uma população criativa com uma formação assente no espírito inquisitivo característico de uma abordagem de investigação.

Numa época em que a complexidade dos fenómenos exige a abordagem interdisciplinar, a UTL tem uma oportunidade ímpar de, através da cooperação entre as escolas, marcar a diferença na preparação dos profissionais de alto nível que o país precisa.

Este é um desafio que põe à prova a determinação que as Escolas da UTL têm vindo a assumir no sentido de atingir níveis de excelência internacionalmente reconhecidos. É necessário que essa excelência se estenda à missão de formar diplomados que sejam reconhecidos, não só como titulares dum conjunto de competências, mas também de valores e de formas de ser, estar e actuar, que lhes permitam ocupar com brio postos de trabalho de carácter diferenciado, ao longo da sua vida.

Professor Fernando Ramôa Ribeiro

O Reitor da UTL

Confirme sua Instituição
Nova Busca
Procurar