Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica

Solicite informação sem compromisso CESIF - Centro de Estudos Superiores da Indústria Farmacêutica

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa

  • Conteúdo
    Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica.

    Centro: CESIF - Centro de Estudos Superiores da Indústria Farmacêutica
    Método: Presencial
    Lugar: Lisboa - Cidade  -  Portugal
    Tipo: Mestrado
    Preço: Consultar Preço

    Conteúdo:

    O programa aborda de forma exaustiva os conteúdos de especialização em posições altamente qualificadas e com forte procura por parte da indústria Farmacêutica, Biotecnológica e de Produtos Sanitários. Entre elas. 

    • ÁREA INDUSTRIAL: Planificação, Produção, Controlo e Garantia de Qualidade, Validações. 
    • ÁREA REGULADORA: Registos, Relações com as Autoridades e Direção Técnica. 
    • I&D: Ensaios Clínicos, Desenvolvimento Galénico e Analítico, etc. 
    • DEPARTAMENTOS CIENTÍFICOS: Farmacovigilância, Especialistas de Produto, Documentação Científica. 
    • Licenças, Propriedade Industrial, Desenolvimento de Negócio, etc. 

    A Quem se Dirige .

    O Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica é dirigido a pessoas

    com formação superior na área das Ciências da Saúde e Afins (Farmácia,

    Química, Biologia, etc.) ou a alunos a terminar a sua licenciatura, assim como profissionais recentemente incorporados na Indústria Farmacêutica interessados em adquirir uma especialização que lhes permita implementar a sua atividade profissional no referido setor.

    Objetivos e Orientação .
      
    A normativa europeia em relação aos aspetos sanitários obriga as empresas farmacêuticas a estarem sujeitas a rigorosos controlos por parte das autoridades competentes em todas as suas áreas de atividade (Investigação, Desenvolvimento, Registo, Fabricação e Comercialização de especialidades farmacêuticas e produtos sanitários).

    Por isso mesmo, o processo de acesso ao mercado de uma inovação terapêutica requer, por parte da indústria, um perfeito conhecimento da estrutura e política de saúde do País.

    Nesta conjuntura cada vez mais exigente e complexa, as empresas do setor da saúde necessitam de profissionais altamente qualificados e com uma sólida formação global, capazes de se integrarem nas diferentes áreas de atividade e contribuir para atingir os seus objetivos de qualidade e excelência operacional.

    As oportunidades de trabalho que a Indústria Farmacêutica oferece às pessoas com formação superior na área das Ciências são numerosas: funções na área Industrial (Planificação, Produção, Controlo e Garantia da Qualidade, Validações, Direção Técnica, etc.), na área Regulamentar (Registos e Relações com as Administrações), no Desenvolvimento de Produtos (Investigação Clínica, Desenvolvimento Galénico e Analítico, etc.), assim como em outras áreas empresariais (Departamentos Científicos, Farmacovigilância, Market Access, Medical-Marketing, Licenças e Desenvolvimento de Negócios, etc.).

    O Mestrado em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica contempla todas estas saídas laborais, e aborda de forma exaustiva ao longo do seu programa os conteúdos necessários para obter uma formação dirigida a um desenvolvimento profissional com êxito, dentro das funções descritas.

    O CESIF define com este programa um duplo objetivo :

    • Por um lado, manter o máximo grau de qualidade, rigor e atualização, tanto em conteúdos como em metodologia, de forma a que possa continuar a contar com o reconhecimento maioritário da indústria como um Master de referência no sector. 
    • Por outro lado, conseguir uma rápida incorporação e desenvolvimento profissional dos nossos alunos, alcançando posições de relevância nas diferentes empresas farmacêuticas, biotecnológicas e de produtos de saúde
    Programa :

    1. ORIENTAÇÃO PARA A QUALIDADE NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA .

    O sector da Indústria Farmacêutica, assim como as empresas de produtos sanitários, tėm de aplicar padrões mais rigorosos nos procedimentos para garantir a qualidade dos seus produtos. As GMPs, de cumprimento obrigatório, definem as bases da política de qualidade a aplicar na produção de medicamentos e as autoridades sanitárias asseguram, através do sistema de inspeção farmacêutica, a sua correta aplicação.

    O Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacéutica dedica uma atenção especial a estas matérias para formar os futuros profissionais implicados na garantia de qualidade de produtos farmacêuticos e afins. No seu programa, abordam-se em profundidade as seguintes áreas: 
      
    • Normas de Boas Práticas de Fabrico e Controlo de Medicamentos (Good Manufacturing Practices). 
    • Normas de Boas Práticas de Laboratório (Good Laboratory Practices). 
    • Sistema de Qualidade. 
    • Auditorias de Qualidade. 
    • Excelência Operacional e Melhoria Contínua. 
    2. ENQUADRAMENTO REGULAMENTAR NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA .

    As diferentes atividades da Indústria Farmacêutica (investigação e desenvolvimento, registo e comercialização de medicamentos) estão fortemente reguladas.

    O procedimento de registo de um fármaco, prévio à sua autorização de introdução no mercado, é um processo longo, complexo e vital para a empresa, pelo que os profissionais implicados nestas funções têm de adquirir uma sólida formação na matéria regulamentar e conhecer em detalhe a normativa que enquadra o sector. Neste Master os participantes poderão especializar-se em matérias como: 
      
    • Relações Oficiais com a Administração. 
    • Registo de Produtos Farmacêuticos. 
    • Registo de Produtos de Saúde. 
    • Legislação aplicável à Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica. 
    • Farmacovigilância. 
    3. PRODUÇÃO E CONTROLO DE ESPECIALIDADES FARMACÊUTICAS .

    O Master permite conhecer em profundidade os diferentes processos de fabrico de cada uma das formas farmacêuticas, assim como os equipamentos e maquinaria necessária para a sua produção industrial.

    Além disso, e conforme as boas práticas de fabrico, os alunos do Master

    deverão conhecer e dominar a metodologia de validação dos referidos processos, de qualificação dos equipamentos correspondentes, de controle de processos e de validação dos métodos analíticos, incluindo-se no programa os seguintes conteúdos: 

    • Maquinaria e Equipamento: Validação/Qualificação. 
    • Validação de processos de Fabricação de Produtos Farmacêuticos. 
    • Validação de Métodos de Limpeza de Maquinaria e Equipamentos. 
    • Planificação da Produção. 
    • Validação da Produção. 
    • Validação de Métodos Analíticos. 
    • Garantia de Qualidade.

    4. A INOVAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E AFINS (I+D) .
      
    O objetivo deste módulo é proporcionar aos alunos um sólido conhecimento de todo o processo de desenvolvimento de novos produtos farmacêuticos, desde a gestão e planificação dos projetos de investigação, passando pelas diferentes fases do desenvolvimento clínico, os diferentes atores implicados nestas fases, assim como as diferentes estratégias para abordar o desenvolvimento de novos produtos.

    Para além disso, permitirá aos participantes especializarem-se numa campo com atrativas oportunidades atrativas de desenvolvimento profissional (Monitorização de Ensaios Clínicos, Medical Marketing, Documentação Científica, etc.). No mestrado serão abordados conteúdos relacionados com: 

    • Gestão de Projetos I+D. 
    • Investigação Pré-clínica. Desenvolvimento Galenico e Analítico. 
    • Boas Práticas Clínicas. 
    • Investigação Clínica: Monitorização de Ensaios Clínicos. 
    • Biotecnologia.

    5. RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E MARKET ACCESS .

    No atual contexto económico aumentou a preocupação pelos gastos em medicamentos por parte das autoridades de saúde, criando critérios de custo-efetividade na avaliação de novos medicamentos, assim como, novas medidas no sistema de preços e financiamento público.

    O Master permitirá aos participantes a especialização nestas matérias, incluindo as seguintes áreas: 

    • Organismos e Instituições de Saúde. 
    • Market Access de Novos Medicamentos. 
    • Farmacoeconomia. 
    • Preço e Financiamento.
    6. DESENVOLVIMENTO PESSOAL E DE NEGÓCIO .

    O êxito profissional nas diferentes orientações do Master baseia-se numa adequada formação a nível técnico juntamente com o desenvolvimento das competências pessoais e um adequado conhecimento da atividade das empresas farmacêuticas.

    O programa completa-se com uma série de módulos que ajudarão o aluno no processo de procura e promoção de emprego, na melhoria do seu perfil pessoal e profissional e na aquisição de uma base formativa em matéria de gestão. Durante o decorrer do Master serão ministradas sessões especiais com os seguintes conteúdos: 

    • Marketing Pessoal. Assessoria para a Carreira Profissional. 
    • Desenvolvimento de Capacidades de comunicação e Negociação, Trabalho em Equipa, Gestão de Projetos e Planificação, etc. 
    • Management e Gestão Empresarial. 
    • Marketing Farmacêutico. Mercado Farmacêutico. Ferramentas de Comunicação e Promoção de Medicamentos. Desenvolvimento de Negócio. 
    Metodologia .

    Duração : 1.531 horas.

    A duração do Master compreende o trabalho realizado em sessões presenciais (aulas teóricas, tutorias e conferências) e o trabalho autónomo a realizar pelo aluno no desenvolvimento de trabalhos e da tese final.

    O Master en Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica será realizado de Outubro de 2018 a Setembro de 2019.

    As aulas serão de segunda a sexta-feira das 18h30 às 21h30. As tutorias para o seguimento dos trabalhos realizar-se nos dias que sejam previamente estipulados (sempre dentro do mesmo horário indicado).

    Trabalhos Prácticos .

    Entre outros, os alunos realizarão trabalhos práticos sobre Pedido de Autorização de uma Fábrica de Produção Farmacêutica, segundo as GMPs, Desenho e Validação de Instalações e Processos de Fabrico, Elaboração de Dossiers de Registo de Especialidade Farmacêuticas, Auditorias de Qualidade e Inspeção de Laboratórios, Elaboração de Procedimentos Normalizados de

    Trabalho, Desenho de programas de Monitorização de Ensaios Clínicos, Implantação de Sistemas de Qualidade, etc.

    Visitas a Empresas .

    Os alunos do Master em Indústria Farmacêutica e Parafarmacêutica realizarão em datas agendadas no calendário académico, visitas de estudo a empresas e laboratórios do setor Farmacêutico. Estas visitas de estudo poderão obrigar em alguns casos a deslocações maiores, que serão efectuadas pelos meios que o CESIF proporcionar. Os custos de deslocação e alimentação que surjam com estas visitas, estão incluidos no valor da matrícula.

    Desenvolvimento Pessoal: Perfil 3.0

    A formação de Desenvolvimento Pessoal é transversal a todos os programas

    Master do CESIF. Esta formação reúne toda a preparação do aluno no que diz respeito ao aumento da sua competitividade no mercado de trabalho e da sua projeção profissional.

    Considera-se ainda essencial que cada aluno disponha de uma assessoria personalizada por parte do Departamento de Carreiras Profissionais e dos tutores especializados pertencentes a cada um dos programas.

    Grau Académico .

    Os alunos que cumpram os requisitos mínimos de assiduidade (75% das sessões) e aproveitamento (resolução e entrega de todos os casos práticos propostos e realização da tese de mestrado) receberão o correspondente Diploma do Master em Indústria Farmacêutica e e Parafarmacêutica.

Outro curso relacionado com ciências experimentais: química / farmácia

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |