Home > Centros em Portugal > Escola Tecnológica Vale de Cambra

Informação

Constituiu primeiro objectivo da criação da Escola Tecnológica a resolução da carência de quadros intermédios e pessoal especializado sentida pelas indústrias Metalúrgica e Metalomecânica, na sua área geográfica de influência.

Com efeito, o sector da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica é inequivocamente um sector com grande peso e importância na estrutura económica da região, atendendo à sua dimensão, à capacidade de criação de emprego, ao dinamismo evidenciado e à importância que algumas das suas unidades revelam no topo da indústria nacional.

Aliado a este invejável posicionamento económico, o sector, ao nível da região, revela um forte potencial de desenvolvimento futuro, assente em sólidas estruturas existentes e numa assinalável presença nos mercados externos.

Todavia, alguns importantes constrangimentos podem dificultar ou, no limite, obstruir tão invejável crescimento. Entre esses, salienta-se a carência de quadros intermédios e pessoal especializado para o desenvolvimento de tarefas específicas nos departamentos produtivos das unidades industriais existentes.

É esta lacuna que a Escola Tecnológica de Vale de Cambra pretende colmatar, dando-se resposta a uma expressiva reivindicação dos industriais e a um sensível desequilíbrio estrutural verificado no mercado de trabalho qualificado da região.

Como segundo objectivo, pretende-se diversificar a oferta escolar na região e, simultaneamente, criar uma maior articulação com o ensino técnico-profissional existente (a montante) e com o ensino politécnico (a jusante). É razoável, qualitativa e quantitativa, a oferta de ensino profissional na região, na área tecnológica em apreço. Algumas escolas secundárias e centros de ensino técnico-profissional existentes asseguram de forma satisfatória essa oferta, no entanto, restrita aos níveis II e III.  Neste contexto, a Escola Tecnológica garante a progressão dos seus alunos para um nível mais avançado e complementar ao já adquirido.

Através dos Acordos de Cooperação com o Instituto Politécnico do Porto, procura-se conferir aos formandos um tipo de formação que facilite sua integração posterior no Instituto Superior de Engenharia do Porto, na eventualidade de aí pretenderem prosseguir os seus estudos, em paralelo com o desenvolvimento das respectivas actividades profissionais.

A supervisão cientifica e pedagógica é realizada por docentes do Instituto Superior de Engenharia e profissionais qualificados do meio empresarial, sendo o corpo docente maioritariamente constituído por professores do quadro daquele Instituto e os restantes recrutados localmente entre os quadros superiores das empresas, o que garante a ligação da escola ao meio empresarial.

Assim, os alunos que concluam o curso estarão dotados de ferramentas que lhes permitem um rápido acesso ao mercado de trabalho, comprovadas pela atribuição do Diploma de Especialização Tecnológica (DET) e a qualificação profissional de Nível IV, de acordo com a legislação em vigor, e a possibilidade de progressão harmonizada dos seus estudos nos moldes estipulados pelos acordos estabelecidos com o Instituto Politécnico do Porto.

Cursos da instituição

Página 1 de 2

Página 1 de 2

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |   X