Master Universitário em Engenharia Ambiental - A Distancia

Solicite informação sem compromisso FUNIBER - Fundação Universitária Iberoamericana

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Master Universitário em Engenharia Ambiental - Online

  • Conteúdo
    Master Universitario em Engenharia Ambiental

    Apresentação:

    A Universidade Europeia do Atlântico oferece, com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER), o Master Universitario em Engenharia Ambiental.

    O Master Universitário em Engenharia Ambiental é concebido como um título universitário de pós-graduação especializada e orientada à formação de profissionais para a solução de problemas ambientais e a adoção de boas práticas em um contexto eminentemente industrial, de maneira que se trata de um master com orientação profissional.

    A metodologia de formação proposta integra práticas dirigidas à aquisição de conhecimentos básicos e especializados, o que supõe uma aproximação das necessidades da sociedade, de modo a potencializar o interesse científico, que pode ser difundido e vinculado com a atividade investigativa ligada aos estudos de doutorado.

    A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

    A quem é dirigido:

    A metodologia de formação proposta, somada à clareza, abrangência e didática da elaboração dos conteúdos, permite dirigir o Master Universitário em Engenharia Ambiental a:

    *Graduados em Engenharias (Agrónoma, Organização Industrial, Florestal, Civil, Química) ou equivalentes (Engenheiros Técnicos ou Superiores).

    *Graduados em Química

    *Graduados em Física

    *Graduados em qualquer título semelhante aos anteriores, sejam títulos de validação futura no sistema universitário espanhol, sejam títulos existentes nos sistemas universitários de outros países.

    *Graduados em qualquer especialidade mediante comprovação de ter recebido formação específica na área da engenharia ambiental.

    *Graduados em qualquer especialidade mediante comprovação de ter atuado profissionalmente na área da engenharia ambiental durante um longo período de tempo.

    Objetivo geral:

    *Formar profissionais na área ambiental capazes de fazer parte ou liderar equipes multidisciplinares de trabalho, com capacidade de adaptar-se às necessidades do mercado e às mudanças tecnológicas, além de abordar problemas de engenharia com discernimento profissional através do uso das novas tecnologias (TIC).

    Objetivos particulares:

    *Identificar a via de gestão mais adequada para um determinado tipo de resíduo sólido urbano (RSU) ou industrial (RI), segundo o modelo hierárquico de gestão integral de resíduos promovido pelas instituições internacionais.

    *Identificar a técnica de depuração mais adequada (física, química ou biológica) conforme as características do influente urbano ou industrial e propor alternativas baseadas na redução da contaminação e o emprego de boas práticas na origem.

    *Relacionar a emissão e a imissão de partículas e gases derivados da combustão com suas implicações na saúde, no ambiente e nas infraestruturas. Além disso, analisar os instrumentos legais (preventivos, de controle, etc.) que as instituições colocam à disposição dos estados para preservar a qualidade do ar e proteger a saúde humana e o ambiente em geral.

    *Comparar a incineração (com ou sem recuperação de energia) com outros tipos de tecnologias aplicadas à gestão de resíduos do ponto de vista social, económico e ambiental no marco da estratégia hierárquica de ação estabelecida pelas leis ambientais internacionais.

    O conteúdo do programa:

    1° Parte: Fase Prévia
    1.- Fundamentos da Engenharia Ambiental
    2.- Metodologia da Pesquisa Científica

    2° Parte: Fase Oficial
    1.- Gestão Integral dos Resíduos Sólidos
    2.- Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais
    3.- Valorização Material de Subprodutos: Vitrificação e Resíduos Químicos
    4.- Depuração de Águas Residuárias Industriais
    5.- Processos Físicos, Químicos e Biológicos de Depuração
    6.- Processos de Osmose Inversa e Troca Iónica
    7.- Reutilização e Potabilização da Água
    8.- Boas Práticas na Indústria
    9.- Natureza dos Poluentes Atmosféricos
    10.- Dispersão e Controle da Poluição Atmosférica
    11.- Amostragem e Análise de Poluentes Atmosféricos
    12.- Combustão e Destruição Térmica de Resíduos: a Incineração
    13.- Outros Processos de Conversão Energética da Fração Orgânica dos Resíduos
    14.- Cogeração
    15.- Degradação e Contaminação do Solo
    16.- Investigação de Áreas Potencialmente Contaminadas.
    17.- Projeto e Implantação de Técnicas de Recuperação e Monitoramento
    18.- Empresa e Ambiente
    19.- Os Sistemas de Gestão Ambiental na Empresa
    20.- Norma ISO 14001 e Auditoria
    Práticas Externas
    Trabalho Final de Master

    Duração:

    *O tempo máximo de que se dispõe para concluir o Master é de 24 meses. Neste período de tempo, o aluno deve concluir satisfatoriamente todas as atividades avaliativas, as práticas externas e o Trabalho de Fim de Master.

    *Por razões académicas e de aprendizagem, é estabelecida uma duração mínima para o Master de 18 meses. Este período será contabilizado a partir da data de matrícula até a data de recebimento do último trabalho de avaliação.

    Adicional:

    A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

    Para solicitá-la, remeta sua solicitação de bolsa, apresentada na página principal do portal, com os dados requeridos, e o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura à concessão de uma ajuda econômica, em forma de Bolsa de Estudos em Formação FUNIBER.

Outro curso relacionado com engenharia ambiental

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |