MBA em Gestão e Administração dos Serviços de Saúde - Online

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  • Conteúdo

    Inscrições Abertas


    Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal
    Em Qualquer Parte Em Formato E-Learning

    1. DESTINATÁRIOS

    Habilitações mínimas: Licenciados das áreas da Saúde, Ciências Sociais e Humanas e Gestão. Outros profissionais interessados, com habilitações mínimas de Bacharelato ou Licenciatura que pretendam vir a investir profissionalmente na área da gestão do sector clínico e hospitalar.

    2. OBJETIVOS GERAL

    No final deste curso, os formandos deverão adquirir competências que lhes permitam potenciar a valorização e eficiência profissional no que concerne à aquisição de conhecimentos, aptidões e atitudes que os habilitem a comportar-se e a agir correta e qualificadamente como gestores em organizações de prestação de serviços de saúde e de natureza hospitalar, procurando corresponder às exigências e expetativas dos papéis que nelas vierem a desempenhar.

    3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

    - Adquirir profundas competências de gestão hospitalar e compreender a especificidade da gestão nesta área de atividade;

    - Conhecer o contexto normativo em que se inserem os hospitais e os serviços de saúde e o processo de implementação de um sistema de qualidade e higiene e segurança;

    - Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades de gestão hospitalar desenvolvidas pelas instituições de saúde;

    - Obter conhecimentos especializados para o desenvolvimento e progressão de carreira no sector hospitalar, assim como o desenvolvimento de competências de trabalho em equipas multidisciplinares;

    - Compreender os princípios de gestão hospitalar e de outras instituições de saúde e adquirir conhecimentos de contabilidade;

    - Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos, nomeadamente na Gestão de Equipas, no recrutamento e avaliação de desempenho;

    - Conhecer o enquadramento conceptual da rede nacional de cuidados continuados integrados; Identificar as tipologias e características da rede de cuidados continuados;

    - Aquisição de conhecimentos e competências que possibilitem a identificação da síndrome de burnout, bem como a adoção de estratégias adequadas para a sua prevenção e combate;

    - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do MBA.

    4. PLANO CURRICULAR

    Módulo 1: Gestão de recursos humanos nos hospitais e serviços de saúde (40 horas)

    • Recrutamento
    • O Processo do Recrutamento
    • Tipo de Recrutamento
    • Triagem de Candidaturas
    • Seleção
    • Técnicas de Seleção
    • Liderança e Motivação
    • Gestão de Conflitos

    Módulo 2: Comunicação em saúde (30 horas)

    • A Comunicação
      • Aspetos a considerar no recetor (paciente e família)
      • Aspetos a considerar no Emissor (Equipa)
    • Competências Comunicacionais
      • Como Comunicar más notícias?
      • A Expressão de Emoções
      • O Apoio à Família
    • Comunicação e Relação Terapêutica
      • Empatia: uma estratégia para o relacionamento terapêutico
      • A  Arte de se imaginar no lugar do outro
      • A  Arte de sintonizar
    • Compreender a importância da Relação Terapêutica

    Módulo 3: Bioética (30 horas)

    • Noções básicas de Bioética
    • Aplicação dos princípios de Bioética na prática de Gestão Hospitalar

    Módulo 4: Direito da saúde (25 horas)

    • Artigo 64º Constituição da República Portuguesa
    • Lei de Bases da Saúde
    • Lei de Bases dos Cuidados Paliativos
    • Lei de Saúde Mental
    • Regime Jurídico das “Diretivas Antecipadas de Vontade”

    Módulo 5: Inteligência emocional (20 horas)

    • Conceitos
    • As emoções: a Gestão das emoções
    • Características geradoras de sucesso
    • A IE e a personalidade
    • O Conhecimento do Próprio Indivíduo
      • Aceitar as suas emoções
      • Desenvolver as emoções de forma criativa
      • O autocontrolo
    • Componentes da IE

    Módulo 6: Estratégia e marketing de serviços de saúde (28 horas)

    • Marketing vs Publicidade: Qual é a diferença?
    • Criar uma imagem corporativa
    • Criação de uma campanha de Publicidade
    • Retargeting
    • Criação de um Logo
    • Marketing: A diferença entre comprar e vender
    • Porque é o planeamento de marketing essencial?
    • Marketing Mix
    • Marketing Social
    • Web Marketing
    • Digital Marketing
    • O que fazer se a sua campanha de marketing falhar?
    • Ferramentas de Marketing sem avultado investimento financeiro
    • Software de email marketing para envio das campanhas de email
    • Como definir o orçamento de Publicidade
    • Importância da Comunicação nos Negócios
    • Trade Marketing

    Módulo 7: Gestão de equipas em hospitais e serviços de saúde (30 horas)

    • Liderança
    • Gestão de Equipas
    • Gestão de Conflitos
    • Combater a frustração e desinteresse dos seus colaboradores
    • O que fazer para que as equipas funcionem

    Módulo 8: Implementação de sistemas integrados de higiene, saúde e segurança em hospitais e serviços de saúde (25 horas)

    • Termos e definições
    • A importância da implementação de um sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho
    • Estrutura da ISO 45001:2018
    • Diferenças entre ISO 45001 e OHSAS 18001
    • Requisitos do sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho de acordo com o ISO 45001:2018
    • Processo de certificação do sistema de gestão da segurança e saúde do trabalho
    • Riscos em meio hospitalar

    Módulo 9: Gestão da qualidade em hospitais e serviços de saúde (25 horas)

    • Termos e definições
    • Princípios da Gestão da Qualidade
    • Abordagem por processos
    • Ciclo PDCA
    • Estrutura do sistema de gestão da qualidade
    • Requisitos da ISO 9001:2015
    • Processo de certificação do SGQ

    Módulo 10: Epidemiologia e saúde pública (20 horas)

    • Conceito de Saúde Pública
    • Espectro dos Cuidados de Saúde: da promoção aos cuidados diferenciados
    • Modelo de Cuidados Crónicos
    • Os Componentes de Saúde Pública
    • Promoção da Saúde
    • Vigilância Epidemiológica
    • Saúde Ambiental
    • Planeamento em Saúde
    • Investigação em Saúde
    • Autoridade em Saúde
    • Saúde Pública em Portugal Continental
    • Legislação

    Módulo 11: Gestão empresarial aplicada à saúde (50 horas)

    • Características do Grupo Humano “Organização”
    • Algumas abordagens sociológicas das Organizações
    • Modelos tradicionais de Gestão
    • Novos Modelos de Gestão
      • Modelo Just-in-Time / Toyota
      • Modelo Japonês
      • Modelo de Administração Participativa
      • Modelo de Administração Empreendedora
      • Modelo de Administração Holística
    • Modelos Emergentes
      • Empresa virtual
      • Modelo Quântico

    Módulo 12: Contabilidade e controlo de gestão (30 horas)

    • Noções de Contabilidade Geral
    • POC vs SNC
    • Instrumentos de Controlo de Gestão
    • Do balanço contabilístico ao balanço funcional: análise financeira moderna
    • Demonstração de Resultados

    Módulo 13: Economia e finanças aplicadas à saúde (30 horas)

    • O Ciclo do Dinheiro nas Empresas
    • Os riscos no ciclo do dinheiro nas empresas
    • Funções do Departamento Financeiro
    • Relação entre Risco e Retorno
    • Demonstrações financeiras
    • O que é a alavancagem?
    • O que são ativos?
    • Instrumentos Financeiros
      • Fontes de Informação Financeira
      • Rácios de Rentabilidade
      • Rácios de Liquidez
      • Rácios de Funcionamento
      • Rácios Financeiros
    • O impacto da alavancagem financeira na rentabilidade dos capitais próprios
    • O rácio debt to equity
    • Rácio de autonomia financeira
      • Rácios de Avaliação de Empresas
      • Cálculo e Análise do Cash-Flow
    • Avaliação de Empresas
    • Fundo de Maneio
    • Uma análise mais pormenorizada da Margem Bruta
    • O que é o EVA (Economic Value Added)?

    Módulo 14: Avaliação do desempenho nos hospitais e serviços de saúde (25 horas)

    • O que é a avaliação de desempenho?
    • Porquê avaliar o desempenho?
    • Características da Avaliação de Desempenho
    • O que a Avaliação de Desempenho Avalia?
    • Comparação do Descritivo da Função com o Desempenho do Trabalhador
    • Vantagens e Limitações da Avaliação de Desempenho
    • Avaliação de Desempenho vs Gestão do Desempenho
    • Métodos de avaliação de desempenho
    • Principais erros na avaliação
    • Estratégias da Avaliação de Desempenho

    Módulo 15: Gestão de projetos de saúde (20 horas)

    • O que é a gestão de projetos?
    • Gestão de Projetos e Planeamento Estratégico
    • Ciclo de Vida de um Projeto
    • O que é a gestão de projeto por processos?
    • Business Process Reengineering (BPR) como instrumento na gestão de projetos
    • Ferramentas para a criação de um projeto
    • Rede PERT
    • Mapa de Gantt

    Módulo 16: Organização e gestão dos serviços de cuidados continuados integrados no sistema de saúde (12 horas)

    • Enquadramento concetual da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)
    • Marcos históricos e legislativos da RNCCI
    • A RCCI em Portugal, tipologias e características da rede
    • Modelo de Gestão e Coordenação da RNCCI
    • Implementação e Financiamento da RNCCI
    • Sistema de referenciação e admissão de utentes na RNCCI

    Módulo 17: Equipas multidisciplinares nos serviços de cuidados continuados no sistema de saúde (10 horas)

    • Filosofia dos cuidados continuados em saúde 
    • Papel dos cuidadores: abordagem multidisciplinar
    • Papel do médico de família na equipa de saúde 
    • Organização e gestão de equipas: liderança, gestão de conflitos e coordenação

    Módulo 18: Burnout: Síndrome de exaustão em hospitais e serviços de saúde (10 horas)

    • Surgimento e evolução histórica do conceito de Burnout
    • Burnout na atualidade e direções futuras
    • Índices de prevalência de Burnout na população geral
    • Consequências e fatores de risco associados ao desenvolvimento do Burnout
    • O Burnout nos profissionais de saúde
    • Prevenção e intervenção no Burnout

    Módulo 19: Projeto final (90 horas)

    • Elaboração de um projeto no âmbito da Gestão e Administração dos Serviços de Saúde, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do MBA

    6. CERTIFICADO
    Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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