Home > Mestrado > Administrador de Sistemas > Guimarães > Mestrado e Especialização em Sistemas Móveis - Guimarães - Braga

Mestrado e Especialização em Sistemas Móveis

Solicite informação sem compromisso UM - Universidade do Minho

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Mestrado e Especialização em Sistemas Móveis - Presencial - Guimarães - Braga

  • Objectivos
    Cada vez mais os sistemas de informação se caracterizam pela sua dispersão, pela heterogeneidade dos dispositivos computacionais que os suportam, pela ubiquidade das comunicações, e pela capacidade de suportar tarefas e formas de interacção bastantes diversas das tradicionalmente disponíveis num computador pessoal. O resultado é uma clara transição de um paradigma centrado essencialmente na metáfora desktop para um paradigma em que os dispositivos computacionais se encontram dispersos um pouco por todo o lado, auxiliando-nos nas mais variadas tarefas da vida diária. Essa mudança tem um forte impacto na concepção e concretização dos sistemas informáticos, exigindo por isso profissionais capazes de compreender todas as suas implicações e de conceber soluções que sejam de facto adequadas a essas novas realidades.
  • Dirigido a
    Os cursos de mestrado e de especialização em sistemas móveis destinam-se a licenciados nas áreas de Engenharia Informática, Engenharia de Telecomunicações e afins, e têm como principal objectivo proporcionar a esses profissionais uma sólida formação de base e competências na criação de aplicações centradas em serviços de rede para utilizadores móveis. A oportunidade destes cursos surge, antes de mais, por se tratar de uma área pela qual existe um interesse crescente e sobretudo uma grande necessidade de pessoas qualificadas. Estes dois factores deverão ser suficientes para tornar os cursos particularmente atractivos para jovens licenciados à procura de uma especialização numa área emergente. Um outro factor importante para a oportunidade destes cursos é também o facto de abordar um tema com fortes implicações em muitas áreas já estabelecidas, como por exemplo a Engenharia de Software, as Bases de Dados, ou as Comunicações. Tal como muito do valor das tecnologias de computação móvel está na possibilidade de potenciar utilizações inovadoras dos sistemas tradicionais, também muito do valor deste curso poderá estar na sua capacidade de complementar a formação de base de diversos profissionais informáticos com valências que lhes permitam potenciar esses conhecimentos anteriores no desenvolvimento de novas soluções que incluam suporte à mobilidade. Tal facto deverá permitir que o curso seja igualmente atractivo para profissionais informáticos que, mesmo sem pretender mudar de área de actividade, pretendam potenciar a sua formação e experiência anteriores enquadrando-as num contexto da forte integração com serviços de rede e de suporte à mobilidade. Assim, e mesmo não se tratando de curso de espectro largo, estes cursos têm um enquadramento que lhe permite serem abordados numa perspectiva de complementaridade à formação de base de um conjunto vasto de profissionais informáticos. O tipo de formação proporcionada por estes cursos deverá também ser do interesse de um vasto conjunto de instituições, dado que se trata de uma área emergente e para a qual não existem grandes possibilidade de formação específica. Em particular, espera-se que este curso possa ajudar a suprir as necessidades de pessoas qualificadas no domínio dos sistemas móveis nos seguintes sectores: * Empresas operadoras de serviços móveis. * Empresas que desenvolvem produtos acessórios ligados às operadoras. * Empresas de software em geral. * Grandes clientes de TIC com especial incidência na distribuição e transportes. * Indústria automóvel e outras com uma forte componente de automatização. * Sector da saúde
  • Titulação
    Mestre em Sistemas Móveis
  • Conteúdo
    Um curso inovador em Portugal inserido numa tendência global

    O mestrado em sistemas móveis é uma aposta inovadora em Portugal, já que é o primeiro curso deste nível a centrar-se especificamente na temática da mobilidade em sistemas informáticos. O seu lançamento enquadra-se no entanto numa tendência observável em outros países europeus e também nos Estados Unidos onde iniciativas de pós-graduação nesta área têm sido recentemente lançadas e consideradas prioritárias para a capacidade desses países se afirmarem como inovadores na área das comunicações e sistemas móveis. Apesar da sua reduzida dimensão, quando comparada com outros países europeus, a indústria informática em Portugal tem mostrado uma forte apetência pela área dos sistemas móveis com o aparecimento de um vasto número de novas empresas, muitas delas na região do Minho, vocacionadas para esta área e mesmo com a utilização do mercado nacional de comunicações móveis como piloto para a introdução de alguns serviços inovadores a nível mundial. Pretende-se com estes cursos fazer face às necessidades de recursos humanos nesta área e contribuir para o fomento das actividades de I&D em sistemas móveis em Portugal.



    Objectivos de formação


    Os cursos de mestrado e de especialização em sistemas móveis visam complementar e aprofundar os conhecimentos de jovens licenciados, ou de profissionais das áreas de informática, comunicações e sistemas de informação com uma formação especializada em sistemas móveis.  Em termos gerais, os alunos deverão ter no final do curso uma formação integradora nas áreas científicas de base que lhes proporcione as valências necessárias para compreender e gerir os principais factores tecnológicos e científicos envolvidos na concepção, desenvolvimento e análise de serviços e aplicações para ambientes caracterizados pela mobilidade de utilizadores ou pela dispersão de dispositivos.


    Este objectivo mais geral consubstancia-se através dos seguintes objectivos específicos:

    Proporcionar uma formação sólida nos domínios específicos dos sistemas móveis e ubíquos, com especial incidência no enquadramento da evolução dos sistemas informáticos e de comunicações de um paradigma desktop para um paradigma de computação ubíqua e na compreensão das implicações gerais que esta evolução tem na concepção, funcionamento e utilização destes sistemas.

    Complementar a formação em áreas científicas de base (Comunicações, Sistemas Distribuídos, Interacção Humano-Computador, Engenharia de Software) no contexto dos requisitos específicos impostos pelos sistemas móveis. 

    Proporcionar uma visão multidisciplinar e um tratamento integrado das questões dos Sistemas Móveis, explorando o estabelecimento de pontes entre as áreas fronteira das várias disciplinas de referência. 

    Proporcionar a aquisição das competências necessárias para a concepção de projectos de aplicações nas áreas dos serviços para ambientes móveis e computação ubíqua tendo em conta os vários aspectos multidisciplinares envolvidos. 

    Promover a capacidade de acompanhamento das principais tecnologias envolvidas no desenvolvimento de sistemas de computação ubíqua. 

    Proporcionar uma experiência prática de concepção de Sistemas Móveis. 

    Promover a capacidade de I&D na área dos Sistemas Móveis e a capacidade de concepção de serviços e aplicações inovadoras.

    Destinatários


    Os cursos de mestrado e de especialização em sistemas móveis destinam-se a licenciados nas áreas de Engenharia Informática, Engenharia de Telecomunicações e afins, e têm como principal objectivo proporcionar a esses profissionais uma sólida formação de base e competências na criação de aplicações centradas em serviços de rede para utilizadores móveis.


    A oportunidade destes cursos surge, antes de mais, por se tratar de uma área pela qual existe um interesse crescente e sobretudo uma grande necessidade de pessoas qualificadas. Estes dois factores deverão ser suficientes para tornar os cursos particularmente atractivos para jovens licenciados à procura de uma especialização numa área emergente. Um outro factor importante para a oportunidade destes cursos é também o facto de abordar um tema com fortes implicações em muitas áreas já estabelecidas, como por exemplo a Engenharia de Software, as Bases de Dados, ou as Comunicações. Tal como muito do valor das tecnologias de computação móvel está na possibilidade de potenciar utilizações inovadoras dos sistemas tradicionais, também muito do valor deste curso poderá estar na sua capacidade de complementar a formação de base de diversos profissionais informáticos com valências que lhes permitam potenciar esses conhecimentos anteriores no desenvolvimento de novas soluções que incluam suporte à mobilidade. Tal facto deverá permitir que o curso seja igualmente atractivo para profissionais informáticos que, mesmo sem pretender mudar de área de actividade, pretendam potenciar a sua formação e experiência anteriores enquadrando-as num contexto da forte integração com serviços de rede e de suporte à mobilidade. Assim, e mesmo não se tratando de curso de espectro largo, estes cursos têm um enquadramento que lhe permite serem abordados numa perspectiva de complementaridade à formação de base de um conjunto vasto de profissionais informáticos.

    O tipo de formação proporcionada por estes cursos deverá também ser do interesse de um vasto conjunto de instituições, dado que se trata de uma área emergente e para a qual não existem grandes possibilidade de formação específica. Em particular, espera-se que este curso possa ajudar a suprir as necessidades de pessoas qualificadas no domínio dos sistemas móveis nos seguintes sectores:

    Empresas operadoras de serviços móveis. 
    Empresas que desenvolvem produtos acessórios ligados às operadoras. 
    Empresas de software em geral. 
    Grandes clientes de TIC com especial incidência na distribuição e transportes. 
    Indústria automóvel e outras com uma forte componente de automatização. 
    Sector da saúde

Outro curso relacionado com Administrador de Sistemas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços. Se continuar navegando, consideramos que aceita o seu uso. Ver mais  |